Empresas na Europa denunciam concorrência desleal no Google Ads

dez. 07, 2020

Grupo de 165 empresas endereça carta a autoridades Antitruste contra o Google.

Um grupo de 165 empresas assinaram uma carta pedindo às autoridades antitruste da União Europeia que adotem uma postura mais dura contra o Google Ads.

A razão estaria no fato de que o Google conduziria supostamente uma maior facilidade para a concorrência desleal no segmento de busca online, por conta dos seus serviços oferecidos em Google Ads.

O Google Ads é a plataforma de compra de palavras-chave e de gerenciamento de anúncios online, visando tanto o ranqueamento de marcas, quanto a visibilidade de anúncios em diferentes sites na web.

Segundo trechos da carta, “O Google está ganhando uma vantagem injustificada ao favorecer seus próprios serviços ao gerar resultados de pesquisa”. A carta foi carta enviada a Margrethe Vestager, Vice-Chefe da Comissão Europeia para a Concorrência e a Economia Digital.

Ainda, segundo a carta, o Google estaria também favorecendo a compra de palavras-chave de concorrentes no segmento online e, facilitando assim, práticas de concorrência desleal no ambiente web, vez que a própria plataforma não possui termos ou condições para evitar tais compras.

No grupo estão representadas empresas dos EUA e da Grã-Bretanha. Assinaram a carta marcas como Trivago, Yelp, Expedia, Kelkoo, Foundem e Stepstone.

O Google rebateu as acusações, informando que os utilizadores do motor de busca Google têm liberdade de escolha a “um clique” dos serviços dos concorrentes.

É importante que sua marca fique atenta a eventos que caracterizem-se em concorrência desleal no Google Ads. Se você investe em campanhas patrocinadas e compras de palavra-chave, é necessário tomar esse cuidado. Conte com a Brunner Digital.

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