Como saber se sua empresa está sendo alvo de concorrência desleal?

15 de dezembro de 2020

Prática comum no ambiente online, a concorrência desleal em anúncios pagos possui alguns sinais. Saiba como identificá-los.

Existem vários tipos de concorrência injusta e de práticas delituosas que ferem o desempenho de marcas no marketing digital. Uma delas é a compra de palavras-chave em plataformas de ranqueamento, como o Google Ads.

O Google Ads permite que empresas comprem palavras-chave para que seus anúncios apareçam nas melhores posições de buscas do Google. Assim sendo, quando um concorrente compra palavra-chave contendo da sua marca, clientes que anteriormente procuram pelo seu nome podem ser desviados do seu site e produto, clicando no anúncio do concorrente. Essa prática é considerada ilegal, configurando-se em concorrência desleal parasitária, passível de punição devido ao seu uso indevido.

Para saber se a sua empresa está sendo alvo de práticas ilícitas como esta, alguns sinais podem ser percebidos. A seguir, elencamos os principais. Acompanhe e fique atento!

Perda de tráfego e vendas

Caso o desempenho da métrica do tráfego do seu site esteja em queda contínua, pode ser que sua marca esteja sendo alvo de concorrência desleal na internet. Isto porque, quando um concorrente utiliza-se do seu nome em seus anúncios, desvia os usuários potenciais que estariam entrando no seu site. Seus anúncios também perdem posições nos motores de busca, ocasionando, assim, também o desvio do tráfego via anúncios ao seu site.

Aumento de CPC

Quanto mais pessoas utilizam-se de uma palavra-chave, mais caro fica o seu lance mínimo no leilão. Dessa forma, a taxa do custo por clique (CPC) aumenta, pois é a sua palavra-chave da marca que está sendo usada indevidamente. Caso você observe um aumento de CPC sem motivos aparente, recomendamos que faça uma verificação da sua marca no ambiente online com a ajuda da Brunner Digital.

Arbitragens de pesquisa

Uma forma de concorrência indevida é através da publicação de anúncios mais caros por parte da concorrência, para que os seus anúncios originais sejam cobertos. Para acompanhar, dessa forma, uma competição injusta, muito mais dinheiro terá que ser investido mês a mês.

Para cada um destes sinais, é imprescindível que sua marca tenha o acompanhamento profissional de uma equipe capacitada para realizar a varredura dos anúncios que por ventura estejam utilizando-se indevidamente da sua marca. Para obter essa vigilância, entre em contato com a Brunner Digital, plataforma tecnológica de serviços que monitora riscos digitais para a sua marca.



Leia também: Como se proteger da concorrência desleal em marketplaces?

Utilizando motor inteligente e automatizado para análise, realizamos a vigilância 24 horas por dia para manter sua identidade na internet, de forma que sua empresa aproveite o máximo dos resultados do investimento em marketing digital e seus clientes possam te encontrar, sem qualquer desvio e utilização indevida de sua marca.

Apple, Instagram, TikTok… Marcas e as Gerações Z e Alpha
Por Marketing Brunner Digital 22 de julho de 2025
Uma pesquisa recente com jovens brasileiros entre 15 e 18 anos revelou as marcas mais relevantes para as novas gerações.
Produtos piratas no Brasil: foco na internet e marketplaces
Por Marketing Brunner Digital 21 de julho de 2025
Uma pesquisa recente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revelou o que muitos já sentem no dia a dia: a pirataria no Brasil é cada vez mais digital.
Sem marca registrada, sem vez nas plataformas
Por Marketing Brunner Digital 18 de julho de 2025
O comércio digital cresceu — e com ele, a fiscalização. Hoje, grande parte dos marketplaces já exige o registro da marca para autorizar ou manter um vendedor ativo.
Publicidade médica e concorrência desleal no digital: atenção redobrada!
Por Marketing Brunner Digital 7 de julho de 2025
Segundo o Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb), as infrações por publicidade médica irregular cresceram 35% no estado só no primeiro trimestre de 2024.
Vender produto inspirado demais pode custar à loja – e o canal
Por Marketing Brunner Digital 3 de julho de 2025
O Mercado Livre suspendeu anúncios de mochilas muito parecidas com as da Kipling.
Quando sua marca é usada para dar visibilidade ao seu concorrente… mas você que paga por isso.
Por Marketing Brunner Digital 2 de julho de 2025
A Justiça reconheceu mais uma vez o que enfrentamos todos os dias no digital: usar a marca de outra empresa em anúncios é concorrência desleal.
PLATAFORMAS DIGITAIS – Novas Regras
Por Marketing Brunner Digital 1 de julho de 2025
O STF finalizou no último dia 27 o julgamento que muda a forma como as plataformas digitais respondem por conteúdos publicados por usuários. Antes, elas só podiam ser responsabilizadas depois de uma ordem judicial.
Google + Conar = Publicidade mais ética?
Por Marketing Brunner Digital 30 de junho de 2025
O Google Brasil agora faz parte do Conar — um passo importante para reforçar a ética na publicidade digital.
EMBELLEZE - Concorrência desleal no Google? Não mais!
Por Marketing Brunner Digital 25 de junho de 2025
A Justiça condenou uma empresa que utilizava o nome do Instituto Embelleze em anúncios patrocinados no Google, prática que gerava desvio de tráfego qualificado e aumento de custo publicitário para o Embelleze, verdadeira detentora da marca.
GOOGLE ADS NA MIRA DA JUSTIÇA
Por Marketing Brunner Digital 18 de junho de 2025
O Google deve seguir como parte no processo que discute o uso indevido de marca por concorrentes em anúncios patrocinados, segundo decisão do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.