Marketing de Performance para grandes marcas: otimize o ROI de seus canais

nov. 30, 2021

Saiba o que pode e o que não pode ser feito no “vale-tudo” do Marketing de Performance.

O Marketing Digital ganha cada vez mais terreno e assume novas possibilidades dentro de um cenário cada vez mais competitivo e dinâmico. Nesse universo amplo, um elemento se destaca, o Marketing de Performance, que consiste num conjunto de ações, métodos e ferramentas relacionados ao impulsionamento de conteúdo ou compra de espaços e micro-momentos nas plataformas digitais, como Google, Facebook, Instagram, LinkedIn, Mercado Livre e muitas outras.


No caso de grandes marcas, as ferramentas de performance garantem o alcance das campanhas e permitem definir critérios e filtros para impactar uma audiência cada vez mais segmentada, direcionada, assertiva, de maneira cada vez mais contextualizada, podendo gerar melhores resultados. Nesse sentido é fundamental você conhecer os conceitos, ferramentas e estratégias possíveis para otimizar o ROI de seus canais. E também, claro, o que não fazer.


O Marketing de Performance é calcado em vários conceitos que você já deve ter ouvido falar e que vamos relembrar de forma sucinta e objetiva aqui.


CTR: do inglês Click Through Rate, é o número de cliques recebidos por um anúncio dividido pelo número de vezes de sua exibição. Ou seja: cliques divididos pelo número de impressões. O CTR pode ser usado para mensurar quais anúncios, listagens e palavras-chave apresentam bom desempenho e quais precisam de melhorias.


CPC: significa Custo por Clique e define um valor específico para cada clique que uma pessoa interessada faz em seu anúncio.


CPM: é a sigla de Custo por Mil Impressões. Quem faz anúncios de CPM define o preço desejado por 1000 anúncios exibidos, selecionando os canais em que desejam veicular e pagando sempre que os anúncios são exibidos.

Remarketing

Esta é uma estratégia de marketing digital que permite que seus anúncios do Google Ads apareçam mais de uma vez para quem demonstrou interesse. Na prática, significa fazer marketing de novo para a mesma pessoa. O objetivo é gerar impacto mais de uma vez para quem já mostrou interesse no seu produto. 


O Remarketing é usado em diferentes situações, por exemplo, enviando um e-mail para relembrar sobre os itens que foram colocados - e “esquecidos” - no carrinho de compra até um aviso de alguma promoção no site que possa interessar esse potencial cliente.

Mídia programática

Consiste em estratégias de mídia com compra automatizada por meio de plataformas que buscam contextualizar a exibição do conteúdo de forma a favorecer a interação do usuário com os anúncios ou conteúdos da marca patrocinadora, respeitando a intenção de busca e segmentação dos públicos e das publicações.

Tráfego

É como se chama toda a abrangência, alcance, visitas e visualizações que você recebe em suas páginas, sites, redes sociais, blogs e outros. É uma métrica baseada nos acessos que o seu conteúdo recebe.

Engajamento

No universo do Marketing Digital, o engajamento acontece quando um interessado realiza de forma ativa uma ação com um conteúdo em uma rede social, que pode ser um clique, um comentário e até uma curtida.

Conversão

No universo do marketing digital a conversão pode ser definida como uma ação que um usuário faz num site ou numa campanha e que pode ser medida, por exemplo, clicar em um botão ou preencher um formulário. A cada conversão o usuário avança um passo para chegar no objetivo esperado em uma página do site, loja online ou anúncio.

Tráfego orgânico

Como o próprio nome diz é quando a audiência acontece de forma não paga para o seu site/blog, ou seja, de modo espontâneo. Os interessados que compõem o público orgânico são aqueles que chegaram até suas páginas por meio de pesquisa, usando palavras-chave relacionadas aos seus produtos e serviços. Certamente, o tráfego orgânico é muito importante, já que quanto maior ele for, maiores são as chances de atingir seus objetivos sem precisar desembolsar um alto valor em anúncios.

Marketing de Conteúdo

Este é o processo de criar, publicar e gerar conteúdos personalizados e relevantes para seu cliente (textos, vídeos, posts), que faz promoção direta da marca, mas atrai o público ao trazer soluções para seus problemas. Esse é um método de marketing que se baseia na formação de um público fiel por meio da criação e compartilhamento de conteúdo. 

Marketing de Contexto

É uma das formas de enxergar o marketing com uma abordagem direcionada e assertiva, com melhor posicionamento da marca e maior respeito ao cliente. Assim, são analisados fatores como o público que se deseja alcançar - faixa etária, localidade, profissão, gênero, gostos, e quaisquer outros dados que demonstrem a propensão do público a querer ou precisar do produto ou serviço. 



Além disso, esse público pode ser “personificado” por meio de uma persona (personagem ícone que irá representar o estilo de vida, problemas e a pessoa que compra os produtos e serviços das empresas, além do timing (momento) certo de executar a ação.

SEO

Sigla muito difundida atualmente, vem do inglês - Search Engine Optimization. É a arte e a ciência de persuadir os mecanismos de pesquisa como o Google, utilizando-se de estratégias como repetição de palavras e expressões que remetem a seu produto ou empresa e que gerem maior visibilidade.


Principais plataformas:


  • Google Analytics
  • Google Search Console
  • Asana
  • Hotjar
  • HubSpot
  • SEMRush
  • Hootsuite

Tráfego pago

É a metodologia de investir em plataformas e sites que mostram o conteúdo de forma destacada e prioritária, em destaque. Entre as vantagens dessa estratégia estão a visibilidade rápida e a divulgação pontual.

Compra de mídia

Nada mais é do que a publicidade na internet, ou seja, paga-se para divulgar sua marca/empresa, independente do canal escolhido para destacar. O processo é bem simples, após definida a verba em cada canal, as campanhas são construídas de acordo com o público a ser atingido.

UX

A sigla vem do inglês e significa user experience (experiência do usuário). São todos os elementos e fatores relativos à interação do usuário com um determinado produto, sistema ou serviço cujo resultado gera uma percepção positiva ou negativa.

Black Hat: o que é e por que não fazer?

Sabe aquele famoso jeitinho? Pois ele também chegou ao marketing digital. É o chamado Black Hat SEO, termo alusivo aos filmes western, em que os bandidos usavam chapéu preto, uma prática questionável e condenável que consiste em enganar as ferramentas e posicionar seus sites no topo dos resultados. Para isso, uma série de práticas e estratégias que vão contra as orientações dos motores de busca são usadas, burlam o sistema dos buscadores e enganam os algoritmos do Google, com o objetivo de “ranquear” no topo das pesquisas e se destacar dentre os sites concorrentes.

Como se proteger

Para que sua marca se proteja contra esse tipo de ataque fraudulento é importante adotar medidas de acompanhamento constante e um método eficaz contra ações culposas ou dolosas, otimizando, assim, os ganhos conquistados por meio do Marketing de conteúdo SEO e protegendo o valor da marca. Para que você tire o melhor proveito do Marketing de Performance, é fundamental seguir essas quatro etapas:


  • Vigilância
  • Consultoria jurídica
  • Comunicação assertiva
  • Análise de Impacto


Um exemplo que retrata bem esse cuidado é o case da Sansuy Vinilona, que contratou os serviços da Brunner Digital, com solução da AdPolice, para combater a concorrência desleal no universo digital. 


A partir do trabalho da Brunner Digital, houve também um aumento expressivo da busca orgânica - sem patrocínio - por seus produtos. Uma das ferramentas, o programa BrandProtect, permite realizar uma verdadeira varredura na busca de maus usos de uma marca registrada, monitorando palavras-chave relacionadas à empresa de maneira frequente em mais de 120 países, 24 horas por dia, 7 dias por semana.



Na gestão de um negócio, os cuidados contra fraudes devem ser adotados em todos os tipos de mercado de atuação e o universo digital não pode ficar de fora.

Falsificação de Marcas – de Olho no Mercado
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Uma recente operação policial em São Paulo desmantelou uma quadrilha envolvida na adulteração e revenda de lubrificantes para motocicletas, destacando um problema crucial para as empresas proprietárias de marcas: a necessidade de monitorar constantemente o mercado para proteger os consumidores e a reputação da marca.
INSTAGRAM – Plataforma é Condenada a Indenizar Perfil Acusado Injustamente
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A Lacoste, reconhecida mundialmente pelo seu icônico logo do crocodilo verde, está tomando medidas legais para remover da Shopee anúncios de roupas que apresentam um símbolo similar ao seu. Este caso destaca um desafio frequente enfrentado por marcas de renome: a luta contra imitações que não só confundem os consumidores, mas também potencialmente degradam a marca e sua reputação.
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A recente publicação no Conjur sobre a compra de palavras-chave relacionadas a marcas concorrentes em campanhas de Google Ads destaca um problema persistente: a concorrência desleal na era digital. Embora já esteja bem estabelecido que a utilização de marcas de terceiros para impulsionar campanhas de marketing seja uma prática de concorrência desleal, a efetiva produção de provas nesse contexto é desafiadora devido à natureza dinâmica e volátil da internet.
Brunner Digital lança o Guia do Participante para o Web Summit Rio 2024
Por Estéfano Almeida 11 abr., 2024
Preparado para embarcar em uma jornada rumo à vanguarda da inovação tecnológica? O Web Summit Rio está logo aí e, pensando em vocês, a Brunner Digital tem o prazer de apresentar um Guia para os participantes do evento, preparado com base no que vivemos no evento em 2023.
COACH X GAP - O Monitoramento da Marca em Ação
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A recente ação judicial da Coach contra a Gap por vender camisetas que supostamente infringem sua marca ressalta uma lição crítica para todas as empresas: a importância de monitorar constantemente o mercado para identificar qualquer ameaça que possa prejudicar sua marca.
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A recente decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), embora retificada, continua a jogar luz sobre a delicada questão da utilização de marcas de terceiros em links patrocinados, especialmente no contexto do Google Ads.
Proteção de Marcas no Ambiente Digital
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Matéria no Migalhas destaca, mais uma vez que a prática de usar marcas registradas de concorrentes em ferramentas de busca digitais como palavras-chave para publicidade é um exemplo clássico de concorrência desleal. Tal conduta desvia a clientela e se aproveita indevidamente da reputação alheia, prejudicando não apenas os negócios afetados mas também a confiança do consumidor no ambiente digital.
MARKETPLACES – TECNOLOGIA E VIGILÂNCIA NO COMBATE À PIRATARIA
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A pirataria nos marketplaces não se limita apenas a itens de luxo, mas também atinge produtos essenciais para a saúde, como vitaminas e cosméticos, muitas vezes vendidos como originais mas que, na verdade, são falsificações prejudiciais. Enquanto as plataformas adotam tecnologias avançadas para impedir a venda desses produtos ilegais, a vigilância proativa torna-se indispensável para a eficácia dessas medidas, garantindo que os consumidores recebam produtos autênticos e protegendo a imagem das marcas.
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