Adequação à LGPD: a importância do treinamento contínuo

15 de março de 2022

Veja como o treinamento das equipes é fundamental para se manter em conformidade com as novas políticas de proteção de dados



Com a vigência da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o treinamento contínuo das equipes que lidam com grandes volumes de informação e dados sensíveis é fundamental para que haja uma adequação completa à norma.


Casos como o de um funcionário que foi demitido por vazamento de dados, em que a 43ª Vara do Trabalho de São Paulo atestou violação da LGPD, põe em foco a necessidade de treinar os colaboradores e manter uma política de atualização de legislações que interfiram nas atividades e possam, direta ou indiretamente, trazer prejuízo às empresas, aos clientes e aos próprios funcionários.


Isso porque a garantia da conformidade vai além de procedimentos técnicos, como mapeamento de dados, implementação de sistemas de segurança e revisão dos contratos.


Para que se sustente esse programa, é necessária uma gestão de pessoas eficiente, fazendo com que todo o time compreenda a importância do processo e da sua atuação individual para a proteção de dados.


A seguir, listamos algumas vantagens do treinamento contínuo focado nas diretrizes da LGPD. Acompanhe!

Vantagens do treinamento de equipes com foco na LGPD

Manter a conformidade com a lei requer das empresas um investimento em ações que atendam à nova política de privacidade e proteção de dados. Este é um passo importante para assegurar o cumprimento das regras e evitar, sobretudo, danos judiciais.


Por isso, ao introduzir o treinamento contínuo e certificado aos colaboradores, é possível que tal adequação seja realizada de modo mais rápido e eficaz, pois permite a cada um identificar e entender seu papel na equipe e o modo como deve proceder.


Dessa forma, as vantagens observadas são:


  • alinhamento da equipe em torno do programa de conformidade;
  • diminuição dos riscos de tratamento indevido de dados e de incidentes de segurança;
  • demonstração de responsabilidade com a lei através de iniciativas de compliance;
  • melhoria no relacionamento com os clientes;
  • criação de um diferencial competitivo através da criação de uma cultura de proteção de dados.


Além disso, ao implantar uma cultura de treinamentos, é possível conciliar-se com a lei à medida que, diante de um eventual vazamento de dados, a empresa possa estar munida de informações suficientes para comprovar que os critérios foram cumpridos.

Crescimento da marca: conformidade com a LGPD e a melhoria da reputação

Ao entender e dominar a área da proteção de dados, a empresa estabelece um diferencial competitivo crescente, que reforça os valores e a reputação da marca.

 

Portanto, quanto mais rápida for a adequação e a implementação de uma política de proteção de dados, que inclui o treinamento das equipes, maior será a vantagem da empresa frente aos concorrentes. E isso vale tanto para o aspecto legal quanto para a construção de uma imagem de segurança e confiabilidade, tão exigidas no mercado atual.



Nesse sentido, vale reforçar que um dos principais objetivos da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) é promover a conscientização e o respeito à proteção de dados através do treinamento de equipes, não só como uma forma de garantir a proteção jurídica das empresas.

Valor destaca importância do monitoramento de marca
Por Marketing Brunner Digital 31 de julho de 2025
O Valor Econômico publicou um artigo importante sobre duas práticas cada vez mais comuns (e prejudiciais) no ambiente digital: a concorrência parasitária e o brand bidding.
A veiculação de anúncios no Facebook: Um novo marco para a proteção de marcas
Por Marketing Brunner Digital 30 de julho de 2025
O uso de anúncios patrocinados no Facebook, Instagram e outras redes sociais é parte essencial das estratégias de marketing atuais.
Apple, Instagram, TikTok… Marcas e as Gerações Z e Alpha
Por Marketing Brunner Digital 22 de julho de 2025
Uma pesquisa recente com jovens brasileiros entre 15 e 18 anos revelou as marcas mais relevantes para as novas gerações.
Produtos piratas no Brasil: foco na internet e marketplaces
Por Marketing Brunner Digital 21 de julho de 2025
Uma pesquisa recente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revelou o que muitos já sentem no dia a dia: a pirataria no Brasil é cada vez mais digital.
Sem marca registrada, sem vez nas plataformas
Por Marketing Brunner Digital 18 de julho de 2025
O comércio digital cresceu — e com ele, a fiscalização. Hoje, grande parte dos marketplaces já exige o registro da marca para autorizar ou manter um vendedor ativo.
Publicidade médica e concorrência desleal no digital: atenção redobrada!
Por Marketing Brunner Digital 7 de julho de 2025
Segundo o Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb), as infrações por publicidade médica irregular cresceram 35% no estado só no primeiro trimestre de 2024.
Vender produto inspirado demais pode custar à loja – e o canal
Por Marketing Brunner Digital 3 de julho de 2025
O Mercado Livre suspendeu anúncios de mochilas muito parecidas com as da Kipling.
Quando sua marca é usada para dar visibilidade ao seu concorrente… mas você que paga por isso.
Por Marketing Brunner Digital 2 de julho de 2025
A Justiça reconheceu mais uma vez o que enfrentamos todos os dias no digital: usar a marca de outra empresa em anúncios é concorrência desleal.
PLATAFORMAS DIGITAIS – Novas Regras
Por Marketing Brunner Digital 1 de julho de 2025
O STF finalizou no último dia 27 o julgamento que muda a forma como as plataformas digitais respondem por conteúdos publicados por usuários. Antes, elas só podiam ser responsabilizadas depois de uma ordem judicial.
Google + Conar = Publicidade mais ética?
Por Marketing Brunner Digital 30 de junho de 2025
O Google Brasil agora faz parte do Conar — um passo importante para reforçar a ética na publicidade digital.