ADWORDS E DESVIO DE TRÁFEGO

9 de fevereiro de 2023

Todos já sabemos que usar a marca de terceiros como palavra chave em buscadores na internet é crime, considerado claramente um ato de concorrência desleal, o que ficou ainda mais consagrado diante da recente decisão do STJ.


No TJSP, como ficará demostrado em nosso estudo a ser lançado nos próximos dias, as decisões seguem a mesma tendência, onde mais de 80% das causas são favoráveis aos proprietários da marca. Mas e aqueles 20%? 


O que temos percebido é que todos os aspectos relacionados ao tema devem ser analisados. Não basta só ter uma marca registrada e um print de uma busca no Google ou outro buscador mostrando o concorrente em destaque. Devem ser analisados todos os aspectos de marketing e Propriedade Industrial envolvidos, dentre os quais: os aspectos da marca, a forma de seu registro e se não pode ser considerada fraca ou descritiva das atividades que assinala; como ocorre este desvio; se os produtos em questão são concorrentes; se é possível estimar o tráfego desviado, de forma a quantificar um prejuízo material, dentre outros detalhes que certamente variam de caso à caso.


Por sorte, mais de 95% dos casos são resolvidos de forma amigável, sem a necessidade de qualquer demanda judicial. Mas não interessa aonde tenhamos que chegar, estamos preparados para devolver aquilo que é seu: SUA IDENTIDADE NO DIGITAL.

Usar termo parecido com o da marca concorrente pode sair caro
Por Kauane Brizola 20 de maio de 2025
A 1ª Câmara de Direito Empresarial do Tribunal de Justiça de São Paulo confirmou uma decisão importante sobre o uso indevido de marca e práticas de concorrência desleal no ambiente digital.
Anatel recorre à justiça para bloquear Amazon e Mercado Livre por venda irregular de celulares
Por Marketing Brunner Digital 16 de maio de 2025
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está adotando medidas rigorosas contra a venda de smartphones irregulares no Brasil.
Mercado Livre contrata ex-CEO da Dengo Chocolates para fortalecer marketplace no Brasil
Por Marketing Brunner Digital 15 de maio de 2025
O Mercado Livre reforça seu time executivo com a contratação de Tulio Landin, ex-CEO da Dengo Chocolates, como novo Diretor Sênior de Marketplace no Brasil. A movimentação estratégica consolida os planos da empresa para ampliar sua dominância no varejo digital brasileiro.
O nome empresarial também pode ser protegido como marca?
Por Kauane Brizola 13 de maio de 2025
No mundo dos negócios, proteger o nome da sua empresa é essencial para evitar que concorrentes se aproveitem da sua reputação e atraiam seus clientes de forma desleal.
Por que os consumidores estão trocando buscadores por marketplaces na hora de pesquisar produtos?
Por Marketing Brunner Digital 7 de maio de 2025
Nos últimos anos, os hábitos de consumo online têm passado por uma grande transformação.
Projeto de lei pode responsabilizar plataformas de e-commerce e marketplaces
Por Marketing Brunner Digital 2 de maio de 2025
Um projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados pode trazer mudanças significativas para o comércio eletrônico no Brasil.
Por que os brasileiros preferem comprar em marketplaces?
Por Marketing Brunner Digital 24 de abril de 2025
Os marketplaces dominam o comércio eletrônico no Brasil, consolidando-se como o principal canal de compras online para os consumidores.
Presença digital e proteção nacional: o registro de marca faz a diferença
Por Marketing Brunner Digital 14 de abril de 2025
Mais uma decisão importante da Justiça confirma algo que frequentemente defendemos: a importância do registro da marca para sua exclusividade em todo o território nacional, inclusive no ambiente digital.
Brunner Digital no WebSummit Rio 2025: conheça nosso guia exclusivo para o evento
Por Estéfano Almeida 26 de março de 2025
A Brunner Digital está novamente marcando presença na WebSummit Rio, um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo!
Concorrência parasitária: o que é e como proteger a sua marca
Por Marketing Brunner Digital 14 de março de 2025
A concorrência é um elemento natural e saudável no mundo dos negócios, impulsionando a inovação e a melhoria contínua.
Mais Posts