AMAZON EU X LOUBOUTIN

4 de janeiro de 2023

A Amazon Europeia pode ser considerada responsável pela venda de produtos em seu marketplace.


No caso, a denúncia foi feita por parte da Louboutin, famosa por seus sapatos de salto alto com a sola vermelha, já que a Amazon vendia em seu marketplace produtos com idêntica característica, sem identificar se o mesmo era um produto próprio ou de terceiros.


Como a Louboutin possui marca registrada para as solas vermelhas de seus calçados, a divulgação e venda dos artigos no site foi considerada crime, devendo o marketplace ser responsabilizado.


No Brasil, embora grande parte dos marketplaces tenham canais de denúncia de produtos que sejam infração de Propriedade Intelectual, os mesmos não são responsáveis pela venda destes artigos. Se fossem, certamente criaria uma maior responsabilidade na seleção e venda dos produtos de terceiros comercializados em qualquer plataforma.


Fonte: BBC

O barato no marketplace pode sair caro — para o consumidor e para as marcas.
Por Marketing Brunner Digital 21 de outubro de 2025
A matéria publicada pelo Portal da Indústria alerta para um problema cada vez mais comum: a venda de produtos falsificados e de origem duvidosa em marketplaces.
Produtos originais e a proteção do mercado
Por Marketing Brunner Digital 29 de setembro de 2025
Uma decisão recente determinou a reativação de conta e anúncios de uma empresa no Mercado Livre...
NEM O INPI ESCAPA!
Por Marketing Brunner Digital 22 de setembro de 2025
Se até o INPI, que é a autoridade máxima em propriedade industrial no Brasil, teve sua marca e identidade visual copiadas...
TEMU na INTA: mudança de rota ou jogo de marketing?
Por Marketing Brunner Digital 6 de agosto de 2025
A gigante do e-commerce TEMU entrou para a INTA - International Trademark Association, maior associação internacional de marcas.
Valor destaca importância do monitoramento de marca
Por Marketing Brunner Digital 31 de julho de 2025
O Valor Econômico publicou um artigo importante sobre duas práticas cada vez mais comuns (e prejudiciais) no ambiente digital: a concorrência parasitária e o brand bidding.
A veiculação de anúncios no Facebook: Um novo marco para a proteção de marcas
Por Marketing Brunner Digital 30 de julho de 2025
O uso de anúncios patrocinados no Facebook, Instagram e outras redes sociais é parte essencial das estratégias de marketing atuais.
Apple, Instagram, TikTok… Marcas e as Gerações Z e Alpha
Por Marketing Brunner Digital 22 de julho de 2025
Uma pesquisa recente com jovens brasileiros entre 15 e 18 anos revelou as marcas mais relevantes para as novas gerações.
Produtos piratas no Brasil: foco na internet e marketplaces
Por Marketing Brunner Digital 21 de julho de 2025
Uma pesquisa recente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revelou o que muitos já sentem no dia a dia: a pirataria no Brasil é cada vez mais digital.
Sem marca registrada, sem vez nas plataformas
Por Marketing Brunner Digital 18 de julho de 2025
O comércio digital cresceu — e com ele, a fiscalização. Hoje, grande parte dos marketplaces já exige o registro da marca para autorizar ou manter um vendedor ativo.
Publicidade médica e concorrência desleal no digital: atenção redobrada!
Por Marketing Brunner Digital 7 de julho de 2025
Segundo o Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb), as infrações por publicidade médica irregular cresceram 35% no estado só no primeiro trimestre de 2024.