B2W lança plataforma para denúncias de violação à propriedade intelectual

jun. 27, 2022

Grupo formado pelos marketplaces Americanas, Submarino e Shoptime criou um programa de Propriedade Intelectual acessível para usuários e consumidores das plataformas digitais.

Não raras são as vezes em que a palavra de ordem precisa ser praticidade. Em um universo digital cada vez mais ramificado, com mais opções para seu negócio ou seu site à cada esquina, nosso contato com a internet pode, por muitas vezes, parecer sobrecarregado - para não dizer poluído. 


Além disso, no mundo do comércio digital, cada vez mais próspero (e com um crescimento extraordinário durante a pandemia de COVID-19), tanto o consumidor quanto o vendedor precisam do maior nível de funcionalidade possível. As compras, as vendas e a proteção das marcas precisam estar tão afiadas quanto simplificadas, para que se realizem da maneira mais fluida possível.

Marketplaces apostam em soluções para proteção de marca dos anunciantes

É nessa linha que diversos marketplaces criaram, além de suas plataformas de vendas, ferramentas exclusivas para os proprietários de marca para que estes administrem, de maneira satisfatória, a atuação de suas marcas nas plataformas. 


Grandes empresas como o Mercado Livre e a Amazon já possuíam ferramentas do tipo, em que os proprietários de marca , mediante cadastro de direitos e propriedade intelectual, supervisionam todo o uso de sua marca através do site, controlando revendedores autorizados ou denunciando aqueles que não possuem autorização para tal.


A mais recente adição nesse rol de ferramentas para a manutenção das marcas no meio digital é a do grupo B2W (proprietário dos marketplaces Americanas, Submarino e Shoptime). A plataforma da B2W aposta na simplicidade, entregando uma interface clara e de baixa complexidade, pontos positivos no mundo digital.

Como funciona a ferramenta?

Depois de aprovados os direitos e vínculos na plataforma, os proprietários de marca (ou devidos procuradores) estão autorizados a iniciar a fiscalização de suas marcas nos marketplaces, realizando denúncias quando houver necessidade e otimizando a presença de suas marcas nos sites de e-commerce.

Direitos e tecnologia

A crescente preocupação com o uso da marca de terceiros na internet não se traduz somente na digitalização da proteção, mas também num sinal de que o futuro da propriedade intelectual está, sem dúvidas, na internet.


O esperado é que cada vez mais empresas, mais marketplaces e ferramentas de busca debrucem-se sobre o
direito marcário e a proteção de autorias no meio digital, de maneira que possamos ficar cada vez mais perto de um horizonte em que sua marca seja sua e somente sua, sem interferências ou desvios. 


Até lá, porém, o monitoramento e a fiscalização de marcas na internet faz-se importantíssimo, para não dizer necessário. E o surgimento de plataformas que auxiliem nessa fiscalização é uma grande vitória contra a concorrência desleal e a favor da exclusividade das marcas.

Falsificação de Marcas – de Olho no Mercado
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Uma recente operação policial em São Paulo desmantelou uma quadrilha envolvida na adulteração e revenda de lubrificantes para motocicletas, destacando um problema crucial para as empresas proprietárias de marcas: a necessidade de monitorar constantemente o mercado para proteger os consumidores e a reputação da marca.
INSTAGRAM – Plataforma é Condenada a Indenizar Perfil Acusado Injustamente
Por Estéfano Almeida 06 mai., 2024
Uma decisão judicial determinou que a Meta, empresa controladora do Instagram, deve indenizar um perfil comercial após acusá-lo injustamente de vender calçados falsificados. A plataforma havia removido o perfil de uma loja, alegando que os produtos anunciados violavam direitos de propriedade intelectual, sem fornecer a oportunidade adequada para que a loja se defendesse dessas acusações.
Lacoste e a Defesa da Marca Contra Imitações
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Web Summit Rio 2024: Um relato sobre a participação da Brunner Digital
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ADSSPY - A Importância do Monitoramento Digital na Proteção de Marcas
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A recente publicação no Conjur sobre a compra de palavras-chave relacionadas a marcas concorrentes em campanhas de Google Ads destaca um problema persistente: a concorrência desleal na era digital. Embora já esteja bem estabelecido que a utilização de marcas de terceiros para impulsionar campanhas de marketing seja uma prática de concorrência desleal, a efetiva produção de provas nesse contexto é desafiadora devido à natureza dinâmica e volátil da internet.
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Preparado para embarcar em uma jornada rumo à vanguarda da inovação tecnológica? O Web Summit Rio está logo aí e, pensando em vocês, a Brunner Digital tem o prazer de apresentar um Guia para os participantes do evento, preparado com base no que vivemos no evento em 2023.
COACH X GAP - O Monitoramento da Marca em Ação
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Google Ads – Decisão do STJ é retificada
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A recente decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), embora retificada, continua a jogar luz sobre a delicada questão da utilização de marcas de terceiros em links patrocinados, especialmente no contexto do Google Ads.
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Matéria no Migalhas destaca, mais uma vez que a prática de usar marcas registradas de concorrentes em ferramentas de busca digitais como palavras-chave para publicidade é um exemplo clássico de concorrência desleal. Tal conduta desvia a clientela e se aproveita indevidamente da reputação alheia, prejudicando não apenas os negócios afetados mas também a confiança do consumidor no ambiente digital.
MARKETPLACES – TECNOLOGIA E VIGILÂNCIA NO COMBATE À PIRATARIA
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A pirataria nos marketplaces não se limita apenas a itens de luxo, mas também atinge produtos essenciais para a saúde, como vitaminas e cosméticos, muitas vezes vendidos como originais mas que, na verdade, são falsificações prejudiciais. Enquanto as plataformas adotam tecnologias avançadas para impedir a venda desses produtos ilegais, a vigilância proativa torna-se indispensável para a eficácia dessas medidas, garantindo que os consumidores recebam produtos autênticos e protegendo a imagem das marcas.
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