B2W lança plataforma para denúncias de violação à propriedade intelectual

27 de junho de 2022

Grupo formado pelos marketplaces Americanas, Submarino e Shoptime criou um programa de Propriedade Intelectual acessível para usuários e consumidores das plataformas digitais.

Não raras são as vezes em que a palavra de ordem precisa ser praticidade. Em um universo digital cada vez mais ramificado, com mais opções para seu negócio ou seu site à cada esquina, nosso contato com a internet pode, por muitas vezes, parecer sobrecarregado - para não dizer poluído. 


Além disso, no mundo do comércio digital, cada vez mais próspero (e com um crescimento extraordinário durante a pandemia de COVID-19), tanto o consumidor quanto o vendedor precisam do maior nível de funcionalidade possível. As compras, as vendas e a proteção das marcas precisam estar tão afiadas quanto simplificadas, para que se realizem da maneira mais fluida possível.

Marketplaces apostam em soluções para proteção de marca dos anunciantes

É nessa linha que diversos marketplaces criaram, além de suas plataformas de vendas, ferramentas exclusivas para os proprietários de marca para que estes administrem, de maneira satisfatória, a atuação de suas marcas nas plataformas. 


Grandes empresas como o Mercado Livre e a Amazon já possuíam ferramentas do tipo, em que os proprietários de marca , mediante cadastro de direitos e propriedade intelectual, supervisionam todo o uso de sua marca através do site, controlando revendedores autorizados ou denunciando aqueles que não possuem autorização para tal.


A mais recente adição nesse rol de ferramentas para a manutenção das marcas no meio digital é a do grupo B2W (proprietário dos marketplaces Americanas, Submarino e Shoptime). A plataforma da B2W aposta na simplicidade, entregando uma interface clara e de baixa complexidade, pontos positivos no mundo digital.

Como funciona a ferramenta?

Depois de aprovados os direitos e vínculos na plataforma, os proprietários de marca (ou devidos procuradores) estão autorizados a iniciar a fiscalização de suas marcas nos marketplaces, realizando denúncias quando houver necessidade e otimizando a presença de suas marcas nos sites de e-commerce.

Direitos e tecnologia

A crescente preocupação com o uso da marca de terceiros na internet não se traduz somente na digitalização da proteção, mas também num sinal de que o futuro da propriedade intelectual está, sem dúvidas, na internet.


O esperado é que cada vez mais empresas, mais marketplaces e ferramentas de busca debrucem-se sobre o
direito marcário e a proteção de autorias no meio digital, de maneira que possamos ficar cada vez mais perto de um horizonte em que sua marca seja sua e somente sua, sem interferências ou desvios. 


Até lá, porém, o monitoramento e a fiscalização de marcas na internet faz-se importantíssimo, para não dizer necessário. E o surgimento de plataformas que auxiliem nessa fiscalização é uma grande vitória contra a concorrência desleal e a favor da exclusividade das marcas.

Valor destaca importância do monitoramento de marca
Por Marketing Brunner Digital 31 de julho de 2025
O Valor Econômico publicou um artigo importante sobre duas práticas cada vez mais comuns (e prejudiciais) no ambiente digital: a concorrência parasitária e o brand bidding.
A veiculação de anúncios no Facebook: Um novo marco para a proteção de marcas
Por Marketing Brunner Digital 30 de julho de 2025
O uso de anúncios patrocinados no Facebook, Instagram e outras redes sociais é parte essencial das estratégias de marketing atuais.
Apple, Instagram, TikTok… Marcas e as Gerações Z e Alpha
Por Marketing Brunner Digital 22 de julho de 2025
Uma pesquisa recente com jovens brasileiros entre 15 e 18 anos revelou as marcas mais relevantes para as novas gerações.
Produtos piratas no Brasil: foco na internet e marketplaces
Por Marketing Brunner Digital 21 de julho de 2025
Uma pesquisa recente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revelou o que muitos já sentem no dia a dia: a pirataria no Brasil é cada vez mais digital.
Sem marca registrada, sem vez nas plataformas
Por Marketing Brunner Digital 18 de julho de 2025
O comércio digital cresceu — e com ele, a fiscalização. Hoje, grande parte dos marketplaces já exige o registro da marca para autorizar ou manter um vendedor ativo.
Publicidade médica e concorrência desleal no digital: atenção redobrada!
Por Marketing Brunner Digital 7 de julho de 2025
Segundo o Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb), as infrações por publicidade médica irregular cresceram 35% no estado só no primeiro trimestre de 2024.
Vender produto inspirado demais pode custar à loja – e o canal
Por Marketing Brunner Digital 3 de julho de 2025
O Mercado Livre suspendeu anúncios de mochilas muito parecidas com as da Kipling.
Quando sua marca é usada para dar visibilidade ao seu concorrente… mas você que paga por isso.
Por Marketing Brunner Digital 2 de julho de 2025
A Justiça reconheceu mais uma vez o que enfrentamos todos os dias no digital: usar a marca de outra empresa em anúncios é concorrência desleal.
PLATAFORMAS DIGITAIS – Novas Regras
Por Marketing Brunner Digital 1 de julho de 2025
O STF finalizou no último dia 27 o julgamento que muda a forma como as plataformas digitais respondem por conteúdos publicados por usuários. Antes, elas só podiam ser responsabilizadas depois de uma ordem judicial.
Google + Conar = Publicidade mais ética?
Por Marketing Brunner Digital 30 de junho de 2025
O Google Brasil agora faz parte do Conar — um passo importante para reforçar a ética na publicidade digital.