Black Hat no marketing de performance: o que não pode ser feito e como se resguardar?

27 de abril de 2022

Black Hat SEO é uma estratégia que burla as regras dos algoritmos do Google para conseguir melhores opções. Veja como evitá-la!


O marketing digital de performance se mostra cada vez mais essencial para quem deseja obter ou acompanhar resultados de desempenho na internet. A estratégia permite uma análise completa dos resultados obtidos para que as tomadas de decisões sejam mais certeiras e também gera dados importantes para a construção de novas estratégias de comunicação.

 

Entretanto, para aproveitar o que há de melhor no marketing digital, é preciso ter alguns cuidados para utilizá-lo corretamente: o Black Hat SEO, por exemplo, deve ser evitado, já que ele é usado para enganar os algoritmos.


Black Hat, apesar de ainda ser utilizado em muitos casos, é conhecido como uma forma extremamente duvidosa de conseguir melhores posições nos resultados de busca do Google, já que são usadas técnicas que burlam as regras dos algoritmos. Essas técnicas desrespeitam o que o buscador indica em suas diretrizes de boas práticas. Ao identificar o problema, os algoritmos punem severamente os sites que adotam essa prática, podendo até excluí-los da busca orgânica.


Neste artigo, veja os motivos para a estratégia ser evitada e quais são as punições aplicadas pelo Google!

Por que o Black Hat deve ser evitado?

Em primeiro lugar, vale destacar que com o Black Hat você não está pensando no usuário, ou seja, não está produzindo conteúdos relevantes para a sua persona. Consequentemente, você se torna injusto com o seu próprio possível futuro consumidor.


Além disso, há também a deslealdade com os concorrentes. Apesar de todos estarem disputando a atenção dos usuários, é preciso utilizar estratégias honestas para se destacar, oferecendo um serviço ou produto superior para o cliente.


>>> Saiba mais sobre concorrência desleal aqui.


Abaixo, veja alguns motivos simples e importantes para evitar a prática:

Usabilidade do site é afetada

Por fazer uso de artifícios visando confundir o algoritmo e os próprios usuários, o Black Hat induz todos ao erro. Consequentemente, a usabilidade e a reputação do site acabam sendo extremamente prejudicadas, o que faz com que o infrator traga mais malefícios do que benefícios ao se valer dessa prática. 

Resultados a longo prazo praticamente não existem

Utilizar o Black Hat pode até funcionar por um curto período, mas o principal problema é que os resultados gerados não se sustentam no longo prazo. Se você deseja gerar resultados rápidos sem infringir as regras, é muito mais prático investir em outras estratégias como campanhas de Google Ads.

Deslealdade com a concorrência

Dependendo da prática de Black Hat utilizada, como o uso de palavras-chave com marcas de concorrentes, por exemplo, pode ser até considerado crime, já que desrespeita a Lei de Propriedade Intelectual.


Com isso, aquele que opta por esta estratégia, além de ser mal visto por deixar a ética concorrencial de lado, também se coloca em uma posição de vulnerabilidade tendo em vista a posição majoritária do Judiciário de reprimir os que fazem uso deste artifício, podendo inclusive condená-los ao pagamento de indenização a título de danos morais e materiais.

Quais as punições aplicadas pelo Google para quem pratica o Black Hat

Dificilmente quem utiliza as práticas de Black Hat passa ileso. Além de conseguir identificar a maior parte das malícias usadas para manipular os resultados de busca, o Google também possui um endereço eletrônico para que webmasters (profissionais capacitados para gerenciar a criação e o desenvolvimento de sites completos) possam denunciar quem está praticando spam ou subindo posições de maneira artificial.


Então, ao identificar o uso da Black Hat, os buscadores podem tomar as seguintes medidas:


  • queda de 30 a 950 posições no ranking de busca;
  • banimento do site no Google;
  • redução de PageRank (medição de autoridade da página);
  • redução do tráfego de busca orgânica;
  • restrição no posicionamento de novos conteúdos e publicações.


Ou seja, caso não siga as diretrizes impostas pelo Google, o site receberá punições que variam de acordo com a gravidade de infrações, que serão determinadas pelo volume de irregularidades e pela influência sobre o desempenho do site. Portanto, o SEO estará completamente comprometido. 

Quais as formas de se resguardar do Black Hat SEO e melhorar o ranking de performance?

Como você viu acima, as técnicas de Black Hat sempre devem ser evitadas. O melhor caminho é estar atento e usar estratégias de marketing digital assertivas que realmente vão contribuir para o sucesso da sua marca. 


As boas práticas de SEO utilizadas para melhorar o posicionamento de um site são chamadas de White Hat SEO, com estratégias que seguem as diretrizes do Google e colocam o usuário em boas colocações.


Veja alguns exemplos de boas estratégias:


  • crie conteúdos inteligentes, diferentes e de qualidade aos usuários;
  • esteja sempre ativo nas redes sociais;
  • faça postagens frequentes em blogs conforme o segmento da marca;
  • tenha um site amigável e responsivo.


E na sua empresa? Você está usando o marketing digital de maneira correta? 

Para saber como proteger sua marca, acesse nosso site e entre em contato!

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