Brunner Digital ajuda a Sansuy a recuperar exclusividade da marca Vinilona e reduzir CPC

fev. 08, 2022

Fundada em 1966 por imigrantes japoneses dedicados à agricultura, a Sansuy é uma empresa brasileira que começou seus negócios desenvolvendo mangueiras de alta pressão para a pulverização agrícola. Ao longo do tempo, com o aumento dos seus investimentos em tecnologia e estrutura, passou a atender vários setores da indústria, na fabricação de laminados de PVCel flexível (Policloreto de Vinila). 


Atualmente, conta com capacidade produtiva de 38.000 toneladas/ano, sendo as principais unidades industriais em São Paulo e na Bahia, que fornecem produtos para os segmentos como automotivo, transporte e logística, calçados, mineração, lazer, construção e arquitetura, agronegócios, armazenagem, papelaria, sinalização e comunicação visual, entre outros, tanto para o mercado nacional como o internacional.


Uma das marcas da empresa é a Vinilona, cujo produto é uma cobertura para caminhão confeccionada em laminado de PVC reforçado com tecido de poliéster de alta tenacidade, impermeável e com grande durabilidade, voltado aos segmentos de cargas rodoviárias, transportes marítimos e ferroviários. 

Marca forte: mais suscetível a fraudes no comércio digital

O mercado digital ganhou proporções gigantescas. E com elas, infelizmente, as fraudes cresceram na mesma velocidade. Uma marca consolidada e forte como a Vinilona também sofre com isso.


Para atuar contra as fraudes e potencializar a projeção da marca no universo digital, com dados gerados pela ferramenta AdPolice - líder mundial em controle de fraudes de tráfego digital -, a Brunner Digital viabilizou um projeto 100% personalizado para a Sansuy.

 

Com solução que alia o marketing digital e a propriedade intelectual, a Brunner Digital traçou estratégia personalizada que já reduziu os custos por clique (CPC) em 20% e deixou de perder cerca de 30% de seus clientes em potencial.


"Muitos clientes deixaram de nos contatar por conta de concorrência desleal. Em um semestre, calculamos que cerca de 150 leads foram desviados do nosso site para outros sites indevidos", afirma Hamilton Eliezer, responsável pela área digital da Sansuy. “Em relação ao CPC, tivemos uma redução de 20% nos custos, considerando o universo das palavras-chave mais utilizadas para nossa estratégia, incluindo alguns nomes das nossas marcas", completa.


Ele destaca que a partir da solução da Brunner Digital, houve também um aumento expressivo da busca orgânica - sem patrocínio - por seus produtos. "O uso da ferramenta da AdPolice, em conjunto com a inteligência da Brunner Digital, impelindo a concorrência digital que estava patrocinando ilegalmente nossa marca, foi sem dúvida fator crucial".

Novo posicionamento e resgate da exclusividade da marca

Do ano passado para cá a empresa tem trabalhado em uma mudança na sua cultura. O foco é complementar uma realidade B2B com um mercado B2C, usando soluções digitais como forma de exposição de marca e relacionamento.


Assim, os serviços da Brunner Digital - empresa de vigilância digital, que trouxe mais de 30 anos de experiência em Propriedade Industrial, Marketing e Tecnologia para o mundo virtual - e o uso de inovação se mostraram um importante aliado. 


"Essa busca por concorrência desleal da nossa marca era feita internamente e de forma esporádica, sem a consistência e as métricas necessárias. Desde outubro do ano passado, quando passamos a utilizar os serviços da Brunner Digital e a ferramenta da AdPolice, esse processo foi automatizado e alinhado em seus aspectos jurídicos, fechando todas as brechas à entrada de terceiros que queiram se aproveitar da reputação e credibilidade das nossas marcas".



“No caso da Sansuy os insumos gerados no acompanhamento de suas marcas no digital foi de suma importância. Foi possível, por exemplo, reaver a exclusividade da marca Vinilona, que estava sendo usada por terceiros para impulsionar a venda de produtos concorrentes. Nos marketplaces, o sucesso da vigilância digital foi tamanho que abriu novas portas para comercialização de seus produtos”, explica Marcelo Brunner, da Brunner Digital.

Fraude digital: como sua marca pode ser atingida e como se proteger

A concorrência desleal migrou do campo físico e invadiu o universo digital: as fraudes hoje estão presentes fortemente em ferramentas de busca como Google, Ask, Yahoo e Bing.

"Concorrentes desleais se aproveitam do investimento das empresas em anúncios online, valendo-se de diferentes tipos de violações de marca e competição desonesta para atrair clientes para seus próprios negócios", afirma Daniel Filla, diretor da AdPolice Brasil.


Parte das fraudes funcionam assim: empresas concorrentes usam palavras-chave de uma marca para seus próprios objetivos de visibilidade em mecanismos de busca. Caso algum Brand Bidder (pessoa que se utiliza de formas ilícitas de roubo de tráfego) use a palavra-chave de uma marca específica em um anúncio, interessados naquela marca podem ser direcionados à página de um terceiro, resultando em perda de tráfego e, por consequência, vendas. 


Para não serem descobertos, esses fraudadores usam a segmentação geográfica, criando anúncios com especificação geográfica que exclui o local de trabalho dos agentes da marca. Outra jogada é veicular os anúncios em horários não convencionais, quando os proprietários das marcas não estão ativos.

Vigilância digital: tecnologia no combate à concorrência desleal

Quando uma empresa ou marca é vítima de fraudes, o primeiro impacto é financeiro, já que as visitas podem não ser convertidas em vendas pela ação dos brand-bidders. Então, um dos ganhos reconhecidos pelos clientes com um serviço de vigilância digital realizado em parceria entre a Brunner Digital e AdPolice é o impacto positivo no faturamento.



A relação é a seguinte: quanto mais uma palavra-chave é usada na hora de fazer anúncios nos mecanismos de busca, o custo por clique (CPC) aumenta. Isso faz com que a detentora da marca precise fazer mais investimentos para usar a própria palavra-chave de sua marca.


Da mesma forma, a vigilância deve ser estendida aos marketplaces, onde a marca também é utilizada para impulsionar anúncios e vender produtos concorrentes e piratas.


Com um monitoramento desses dados e de quais concorrentes fazem isso por meio de um serviço de vigilância digital, o CPC é reduzido significativamente, tornando possível destinar investimentos a outras estratégias de negócio. 

Como resolver?

Entre as estratégias traçadas, notificam-se os fraudadores, de modo que os anúncios são imediatamente retirados e os interessados na marca voltam a ser direcionados rapidamente à oferta original. Assim, diminuem-se os riscos de prejuízo financeiro e até mesmo de reputação da marca, aumentando a possibilidade de vendas no site.

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