Como unir marketing de performance e branding para o fortalecimento da marca

8 de março de 2025

Inserir a sua marca da empresa na vida e na rotina das pessoas é ao mesmo tempo um desafio e uma das principais receitas para o sucesso de um negócio. Para isso, é necessário construir uma imagem consolidada e manter uma comunicação alinhada e com boa presença. Neste sentido, o fortalecimento por meio da junção entre marketing de performance e branding é um excelente caminho.


Uma receita de sucesso para o fortalecimento e construção de uma marca conta com a união entre algumas estratégias: mídia com foco em vendas, marketing de conteúdo e inbound marketing. Juntas, essas estratégias resultam em potencialização de performance e geram maiores chances de obter o que prevê o planejamento estratégico da companhia.


Neste artigo, você vai conhecer um pouco mais sobre o marketing de performance, branding e a importância de proteger a sua marca na internet. Confira!

O que é marketing de performance?

Aqui, estamos falando de uma estratégia de mídia com foco total em vendas. É com esse método que as empresas conseguem aperfeiçoar a precisão das informações e da mensuração dos resultados de suas campanhas. Hoje, com a crescente relevância do ambiente digital, a forma de apresentar uma empresa ou oferecer um produto mudou completamente, assim como o processo de compra do consumidor. Resumindo, a lógica foi invertida: não é mais a marca que aborda o cliente – é ele que busca soluções nos diversos canais online em que se mantém conectado diariamente.


No marketing de performance, as campanhas costumam ser mais objetivas, com foco em conversão e abordagem direta das características do produto e preço, o que permite que a mensuração seja precisa do ponto de vista da conversão do cliente e dos resultados obtidos.


Obviamente, as métricas também variam de acordo com o negócio da empresa. De forma geral, elas monitoram alguns KPIs importantes, como receita, ROI, taxa de conversão, ticket médio etc.

O que é branding?

Também conhecido como gestão de marca, o branding consiste no conjunto de ações voltadas para a construção da leitura, interpretação e percepção de marca. Ou seja, trata-se de uma abordagem que reúne todas as técnicas necessárias para transmitir uma mensagem desejada sobre o empreendimento para o público.


Se você deseja atingir o público jovem, por exemplo, deve adotar uma gestão que aproxime a marca desse mercado. Com ações engessadas e muito formais, é provável que os resultados predefinidos não sejam atingidos. Já com um posicionamento mais descolado e moderno, as chances de melhores resultados aumentam.


Quando o branding é bem feito, ele é capaz de despertar sensações e criar laços sinceros com o público. É uma das maneiras de aproximar o relacionamento com o cliente e expandir as chances de conquistar vendas. Portanto, em campanhas de branding nós falamos mais sobre a história da marca e seu propósito, sem entrar em detalhes ou mencionar valores, condições de compra ou promoções.

Como marketing de performance e branding atuam juntos no fortalecimento da marca?

Segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), cerca de 150 mil lojas começaram a fazer vendas online em 2020, o que evidencia como a concorrência no mercado está crescendo cada vez mais no mundo virtual.


Além disso, uma matéria publicada no portal Terra mostra que já em 2021, 97% dos negócios brasileiros tinham presença online e o investimento da publicidade digital por parte das empresas só cresceu desde então.


Sabe o que esses dados significam? Que já existe uma preocupação com a junção do marketing de performance e branding no mercado. Afinal, branding e performance não devem caminhar em direções opostas. Uma boa estratégia deve trabalhar dados, tecnologia e criatividade com foco na geração de boas experiências aos consumidores.

Proteja sua marca e seu investimento em marketing de performance e branding

Você sabia que a sua marca pode estar sendo usada indevidamente neste exato momento na internet? E o pior: isso pode fazer com que alguns dos seus principais clientes sejam desviados para a concorrência. Ou seja, é melhor proteger o seu negócio!


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