Concorrência desleal e o registro de marca

9 de agosto de 2022

Todos sabemos que o uso de marca de terceiros em ferramentas de busca na internet é considerado concorrência desleal, conforme atestado pela maioria das decisões judiciais que envolvem o tema.


Nesse tipo de processo, um ponto de grande importância é o registro da marca. Através dele, é possível comprovar sua propriedade e garantir a exclusividade do titular, assegurando o direito de zelar por sua integridade.

Decisões judiciais apontam a necessidade do registro de marca nominativa

Existem decisões judiciais que apontam a importância do registro da marca nominativa, entendendo que o registro de logotipo ou marca mista não é suficiente para coibir o uso como palavra-chave por terceiros. Isso porque esse último não engloba os elementos figurativos inseridos no registro da marca, a exemplo da decisão abaixo:


"Embora, como regra, a proteção à marca mista não dê

exclusividade ao uso do elemento nominativo, tal como ocorre com

a marca nominativa, a contratação do serviço Adwords vinculado a

essa marca (nominativa) ou ao elemento nominativo de marca

mista de outrem, pelos concorrentes, pode configurar

aproveitamento parasitário do poder atrativo da marca alheia”

(TJSP;  Apelação Cível 1048955-12.2018.8.26.0100)


Assim, para que não existam discussões em relação aos casos de uso indevido, se faz necessário o registro da marca. E nos casos onde existe apenas o registro da marca mista, o ideal é que seja feito também o registro de marca nominativa.

Usar termo parecido com o da marca concorrente pode sair caro
Por Kauane Brizola 20 de maio de 2025
A 1ª Câmara de Direito Empresarial do Tribunal de Justiça de São Paulo confirmou uma decisão importante sobre o uso indevido de marca e práticas de concorrência desleal no ambiente digital.
Anatel recorre à justiça para bloquear Amazon e Mercado Livre por venda irregular de celulares
Por Marketing Brunner Digital 16 de maio de 2025
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está adotando medidas rigorosas contra a venda de smartphones irregulares no Brasil.
Mercado Livre contrata ex-CEO da Dengo Chocolates para fortalecer marketplace no Brasil
Por Marketing Brunner Digital 15 de maio de 2025
O Mercado Livre reforça seu time executivo com a contratação de Tulio Landin, ex-CEO da Dengo Chocolates, como novo Diretor Sênior de Marketplace no Brasil. A movimentação estratégica consolida os planos da empresa para ampliar sua dominância no varejo digital brasileiro.
O nome empresarial também pode ser protegido como marca?
Por Kauane Brizola 13 de maio de 2025
No mundo dos negócios, proteger o nome da sua empresa é essencial para evitar que concorrentes se aproveitem da sua reputação e atraiam seus clientes de forma desleal.
Por que os consumidores estão trocando buscadores por marketplaces na hora de pesquisar produtos?
Por Marketing Brunner Digital 7 de maio de 2025
Nos últimos anos, os hábitos de consumo online têm passado por uma grande transformação.
Projeto de lei pode responsabilizar plataformas de e-commerce e marketplaces
Por Marketing Brunner Digital 2 de maio de 2025
Um projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados pode trazer mudanças significativas para o comércio eletrônico no Brasil.
Por que os brasileiros preferem comprar em marketplaces?
Por Marketing Brunner Digital 24 de abril de 2025
Os marketplaces dominam o comércio eletrônico no Brasil, consolidando-se como o principal canal de compras online para os consumidores.
Presença digital e proteção nacional: o registro de marca faz a diferença
Por Marketing Brunner Digital 14 de abril de 2025
Mais uma decisão importante da Justiça confirma algo que frequentemente defendemos: a importância do registro da marca para sua exclusividade em todo o território nacional, inclusive no ambiente digital.
Brunner Digital no WebSummit Rio 2025: conheça nosso guia exclusivo para o evento
Por Estéfano Almeida 26 de março de 2025
A Brunner Digital está novamente marcando presença na WebSummit Rio, um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo!
Concorrência parasitária: o que é e como proteger a sua marca
Por Marketing Brunner Digital 14 de março de 2025
A concorrência é um elemento natural e saudável no mundo dos negócios, impulsionando a inovação e a melhoria contínua.
Mais Posts