CONFIRMADO – GOOGLE CONDENADO POR LINKS PATROCINADOS

10 de julho de 2024

Em decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de ontem, 09.07.2024, foi mantida a condenação do Google por concorrência desleal pelo de marcas de terceiros em links patrocinados. Este julgamento destaca um problema frequente no ambiente digital, onde as empresas utilizam marcas de concorrentes para desviar tráfego e aumentar sua visibilidade. 


O que aconteceu?


O STJ confirmou a condenação do Google por permitir que anunciantes utilizassem marcas de concorrentes como palavras-chave em suas campanhas de links patrocinados. Esta prática foi considerada concorrência desleal, pois tira proveito da reputação e do reconhecimento de outras marcas para atrair consumidores.


Assim, se antes apenas o anunciante era responsabilizado em processos que envolviam o uso de marcas de terceiros no meio digital, agora o Google, como provedor de serviços, tambem é responsável, principalmente por ser o principal beneficiário pelo aumento nas disputas pelas palavras-chave envolvendo a marca, o que, certamente, aumenta do valor do CPC.


Mas e porque isso ainda acontece?


Primeiramente temos que considerar ser um crime de difícil constatação. No ambiente dinâmico da Internet, constituir prova de que sua marca está sendo usada por terceiros passa a ser um desafio.


Outro ponto a ser considerado é o valor da condenação. Em média, o valor do dano moral é de aproximadamente R$ 30.000,00, o que, para empresas como o Google e para os anunciantes, passa a ser um risco que compensa, se comparado com a lucratividade que os resultados apresentam.


Por esta razão, o monitoramento contínuo é crucial, pois acompanha sua marca 24/7 e constitui prova daquilo que é considerado suspeito, constituindo documentação tão robusta que faz com que, em mais de 95% dos casos, exista uma resolução rápida e sem a necessidade de demandas judiciais. Quer conhecer o AdsSpy??


Fonte: STJ

Usar termo parecido com o da marca concorrente pode sair caro
Por Kauane Brizola 20 de maio de 2025
A 1ª Câmara de Direito Empresarial do Tribunal de Justiça de São Paulo confirmou uma decisão importante sobre o uso indevido de marca e práticas de concorrência desleal no ambiente digital.
Anatel recorre à justiça para bloquear Amazon e Mercado Livre por venda irregular de celulares
Por Marketing Brunner Digital 16 de maio de 2025
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está adotando medidas rigorosas contra a venda de smartphones irregulares no Brasil.
Mercado Livre contrata ex-CEO da Dengo Chocolates para fortalecer marketplace no Brasil
Por Marketing Brunner Digital 15 de maio de 2025
O Mercado Livre reforça seu time executivo com a contratação de Tulio Landin, ex-CEO da Dengo Chocolates, como novo Diretor Sênior de Marketplace no Brasil. A movimentação estratégica consolida os planos da empresa para ampliar sua dominância no varejo digital brasileiro.
O nome empresarial também pode ser protegido como marca?
Por Kauane Brizola 13 de maio de 2025
No mundo dos negócios, proteger o nome da sua empresa é essencial para evitar que concorrentes se aproveitem da sua reputação e atraiam seus clientes de forma desleal.
Por que os consumidores estão trocando buscadores por marketplaces na hora de pesquisar produtos?
Por Marketing Brunner Digital 7 de maio de 2025
Nos últimos anos, os hábitos de consumo online têm passado por uma grande transformação.
Projeto de lei pode responsabilizar plataformas de e-commerce e marketplaces
Por Marketing Brunner Digital 2 de maio de 2025
Um projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados pode trazer mudanças significativas para o comércio eletrônico no Brasil.
Por que os brasileiros preferem comprar em marketplaces?
Por Marketing Brunner Digital 24 de abril de 2025
Os marketplaces dominam o comércio eletrônico no Brasil, consolidando-se como o principal canal de compras online para os consumidores.
Presença digital e proteção nacional: o registro de marca faz a diferença
Por Marketing Brunner Digital 14 de abril de 2025
Mais uma decisão importante da Justiça confirma algo que frequentemente defendemos: a importância do registro da marca para sua exclusividade em todo o território nacional, inclusive no ambiente digital.
Brunner Digital no WebSummit Rio 2025: conheça nosso guia exclusivo para o evento
Por Estéfano Almeida 26 de março de 2025
A Brunner Digital está novamente marcando presença na WebSummit Rio, um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo!
Concorrência parasitária: o que é e como proteger a sua marca
Por Marketing Brunner Digital 14 de março de 2025
A concorrência é um elemento natural e saudável no mundo dos negócios, impulsionando a inovação e a melhoria contínua.
Mais Posts