Google Ads e a Concorrência

20 de junho de 2023

Você já se perguntou como o Google, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, gera receita? Uma parte significativa vem do Google Ads, e a chave para isso é a concorrência entre os anunciantes.


O Google Ads opera em um modelo de leilão, onde os anunciantes competem por palavras-chave. Quanto mais concorrência, maior o custo por clique (CPC) - e é aí que o Google lucra. E para aparecer na primeira posição, este leilão não tem fim, não sendo raro os casos onde um clique pode ultrapassar R$ 100,00.


Daí o porque ensejar a concorrência também nas palavras-chave envolvendo as marcas. Da mesma forma, quanto mais disputa, maior o CPC e maior o lucro. Mas devemos lembrar que a marca tem propriedade e cabe ao seu titular disciplinar como o uso poderá ser feito por afiliados e impedir seu uso por parte dos concorrentes. Este jamais será o objetivo do Google, já que aparecer no resultado orgânico, embora gere maior ROI, não traz qualquer retorno monetário.


Pagar para aparecer com a própria marca e deixar que terceiros usem a mesma? Esta certamente não é uma boa tática. Causa prejuízo pelo desvio do seu tráfego e aumenta o CPC atrelado as brand Keywords e quem ganha? O Google.

Apple, Instagram, TikTok… Marcas e as Gerações Z e Alpha
Por Marketing Brunner Digital 22 de julho de 2025
Uma pesquisa recente com jovens brasileiros entre 15 e 18 anos revelou as marcas mais relevantes para as novas gerações.
Produtos piratas no Brasil: foco na internet e marketplaces
Por Marketing Brunner Digital 21 de julho de 2025
Uma pesquisa recente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revelou o que muitos já sentem no dia a dia: a pirataria no Brasil é cada vez mais digital.
Sem marca registrada, sem vez nas plataformas
Por Marketing Brunner Digital 18 de julho de 2025
O comércio digital cresceu — e com ele, a fiscalização. Hoje, grande parte dos marketplaces já exige o registro da marca para autorizar ou manter um vendedor ativo.
Publicidade médica e concorrência desleal no digital: atenção redobrada!
Por Marketing Brunner Digital 7 de julho de 2025
Segundo o Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb), as infrações por publicidade médica irregular cresceram 35% no estado só no primeiro trimestre de 2024.
Vender produto inspirado demais pode custar à loja – e o canal
Por Marketing Brunner Digital 3 de julho de 2025
O Mercado Livre suspendeu anúncios de mochilas muito parecidas com as da Kipling.
Quando sua marca é usada para dar visibilidade ao seu concorrente… mas você que paga por isso.
Por Marketing Brunner Digital 2 de julho de 2025
A Justiça reconheceu mais uma vez o que enfrentamos todos os dias no digital: usar a marca de outra empresa em anúncios é concorrência desleal.
PLATAFORMAS DIGITAIS – Novas Regras
Por Marketing Brunner Digital 1 de julho de 2025
O STF finalizou no último dia 27 o julgamento que muda a forma como as plataformas digitais respondem por conteúdos publicados por usuários. Antes, elas só podiam ser responsabilizadas depois de uma ordem judicial.
Google + Conar = Publicidade mais ética?
Por Marketing Brunner Digital 30 de junho de 2025
O Google Brasil agora faz parte do Conar — um passo importante para reforçar a ética na publicidade digital.
EMBELLEZE - Concorrência desleal no Google? Não mais!
Por Marketing Brunner Digital 25 de junho de 2025
A Justiça condenou uma empresa que utilizava o nome do Instituto Embelleze em anúncios patrocinados no Google, prática que gerava desvio de tráfego qualificado e aumento de custo publicitário para o Embelleze, verdadeira detentora da marca.
GOOGLE ADS NA MIRA DA JUSTIÇA
Por Marketing Brunner Digital 18 de junho de 2025
O Google deve seguir como parte no processo que discute o uso indevido de marca por concorrentes em anúncios patrocinados, segundo decisão do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.