Magalu, Casas Bahia e Ponto Frio – Concorrência Desleal de Gigantes

25 de junho de 2024

Recentemente, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) proibiu o Magazine Luiza (Magalu) de usar as marcas Casas Bahia e Ponto Frio em suas campanhas de Google Ads. Este caso destaca uma prática comum entre gigantes do e-commerce, mas que, apesar de frequente, é desleal e precisa ser combatida.


O que está acontecendo?


Magalu, uma das maiores plataformas de comércio eletrônico do Brasil, estava utilizando as marcas de seus concorrentes, Casas Bahia e Ponto Frio, para direcionar tráfego para seu próprio site através de anúncios no Google. O interessante, neste caso, é que a Casas Bahia e Ponto Frio tambem foram acusados pelo Magalu da mesma prática nas campanhas de Ads e, em ambos, a concorrência desleal foi caracterizada, resultando na proibição do uso dessas marcas.


Por que isso importa?


1 - Impacto na Competição Justa: Utilizar marcas de concorrentes para atrair clientes pode parecer uma estratégia inteligente, mas é desleal. Isso tira proveito do reconhecimento e da reputação construídos pelos concorrentes, prejudicando a competição justa no mercado.

2 - Desvio de Tráfego e Perdas: Quando uma empresa utiliza a marca de outra para direcionar tráfego para seu próprio site, ela não só confunde os consumidores, mas também desvia potenciais vendas. Isso pode resultar em perdas significativas para a empresa cuja marca está sendo utilizada indevidamente.

3 - Precedente Legal: A decisão do TJ-SP confirma um posicionamento importante de nosso judiciário, reforçando a necessidade de práticas comerciais justas e ressalta que a utilização de marcas de terceiros em campanhas publicitárias sem autorização é ilegal.


O que você pode fazer:


  • Monitoramento de Marcas: Invista em ferramentas que monitorem o uso da sua marca online. Isso permite identificar e agir rapidamente contra qualquer uso indevido e tomar as medidas necessárias.
  • Educação Interna: Certifique-se de que sua equipe de marketing está ciente das práticas de concorrência leal e das implicações legais de utilizar marcas de terceiros sem autorização.


Para saber mais sobre monitoramento de marcas e como esta prática pode aumentar sua conversão sem a necessidade de demandas judiciais ou novos investimentos em sua campanha, fale conosco.


Fonte: Migalhas

A veiculação de anúncios no Facebook: Um novo marco para a proteção de marcas
Por Marketing Brunner Digital 30 de julho de 2025
O uso de anúncios patrocinados no Facebook, Instagram e outras redes sociais é parte essencial das estratégias de marketing atuais.
Apple, Instagram, TikTok… Marcas e as Gerações Z e Alpha
Por Marketing Brunner Digital 22 de julho de 2025
Uma pesquisa recente com jovens brasileiros entre 15 e 18 anos revelou as marcas mais relevantes para as novas gerações.
Produtos piratas no Brasil: foco na internet e marketplaces
Por Marketing Brunner Digital 21 de julho de 2025
Uma pesquisa recente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revelou o que muitos já sentem no dia a dia: a pirataria no Brasil é cada vez mais digital.
Sem marca registrada, sem vez nas plataformas
Por Marketing Brunner Digital 18 de julho de 2025
O comércio digital cresceu — e com ele, a fiscalização. Hoje, grande parte dos marketplaces já exige o registro da marca para autorizar ou manter um vendedor ativo.
Publicidade médica e concorrência desleal no digital: atenção redobrada!
Por Marketing Brunner Digital 7 de julho de 2025
Segundo o Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb), as infrações por publicidade médica irregular cresceram 35% no estado só no primeiro trimestre de 2024.
Vender produto inspirado demais pode custar à loja – e o canal
Por Marketing Brunner Digital 3 de julho de 2025
O Mercado Livre suspendeu anúncios de mochilas muito parecidas com as da Kipling.
Quando sua marca é usada para dar visibilidade ao seu concorrente… mas você que paga por isso.
Por Marketing Brunner Digital 2 de julho de 2025
A Justiça reconheceu mais uma vez o que enfrentamos todos os dias no digital: usar a marca de outra empresa em anúncios é concorrência desleal.
PLATAFORMAS DIGITAIS – Novas Regras
Por Marketing Brunner Digital 1 de julho de 2025
O STF finalizou no último dia 27 o julgamento que muda a forma como as plataformas digitais respondem por conteúdos publicados por usuários. Antes, elas só podiam ser responsabilizadas depois de uma ordem judicial.
Google + Conar = Publicidade mais ética?
Por Marketing Brunner Digital 30 de junho de 2025
O Google Brasil agora faz parte do Conar — um passo importante para reforçar a ética na publicidade digital.
EMBELLEZE - Concorrência desleal no Google? Não mais!
Por Marketing Brunner Digital 25 de junho de 2025
A Justiça condenou uma empresa que utilizava o nome do Instituto Embelleze em anúncios patrocinados no Google, prática que gerava desvio de tráfego qualificado e aumento de custo publicitário para o Embelleze, verdadeira detentora da marca.