MARKETING IN 2024

15 de maio de 2023

Em algo semelhante a uma roda de conversa, gigantes da indústria como Neil Patel (NP Digital), Gail Heimann (Weber Shandwick), François-Xavier Pierrel (JCDecaux) e Guilherme Ravache (Valor Econômico) discutiram as tendências do universo do marketing para 2024.


Como não é de se surpreender, a pauta principal da conversa foi sobre o uso de inteligência artificial.


Foi destacado que as pessoas querem ver conteúdos humanizados e autênticos e, por isso, a IA está buscando justamente uma essência humana para entregar o que estão buscando.


Foi feito um paralelo com o Wally, personagem de livros infanto-juvenis em que são expostas imagens com diversas figuras e o grande desafio é encontrar o pequeno rapaz de camiseta e touca listradas, calça azul e óculos. Afirmaram que, hoje em dia, todos se parecem com o Wally: escondidos, sem destaque em um universo cheio de outras informações.


Se destaca aqueles que de fato criam conteúdo, não importando em qual formato. Ou seja, aqueles que estão sempre em busca de EEAT: Experiência, Expertise, Autoridade e Confiança (trust, em inglês). Algo que não pode ser feito com o uso de IA.


Encerraram a discussão com a recomendação de um livro: Black Swan. Escrito por Nassim Nicholas Taleb, discorre acerca do impacto de eventos que consideramos ter uma baixa probabilidade de acontecerem, de fato acontecer. Como foi o caso da IA que, apesar de já estar presente em nossas vidas há um bom tempo, não era de se esperar que fosse ter esse boom tão cedo.

Usar termo parecido com o da marca concorrente pode sair caro
Por Kauane Brizola 20 de maio de 2025
A 1ª Câmara de Direito Empresarial do Tribunal de Justiça de São Paulo confirmou uma decisão importante sobre o uso indevido de marca e práticas de concorrência desleal no ambiente digital.
Anatel recorre à justiça para bloquear Amazon e Mercado Livre por venda irregular de celulares
Por Marketing Brunner Digital 16 de maio de 2025
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está adotando medidas rigorosas contra a venda de smartphones irregulares no Brasil.
Mercado Livre contrata ex-CEO da Dengo Chocolates para fortalecer marketplace no Brasil
Por Marketing Brunner Digital 15 de maio de 2025
O Mercado Livre reforça seu time executivo com a contratação de Tulio Landin, ex-CEO da Dengo Chocolates, como novo Diretor Sênior de Marketplace no Brasil. A movimentação estratégica consolida os planos da empresa para ampliar sua dominância no varejo digital brasileiro.
O nome empresarial também pode ser protegido como marca?
Por Kauane Brizola 13 de maio de 2025
No mundo dos negócios, proteger o nome da sua empresa é essencial para evitar que concorrentes se aproveitem da sua reputação e atraiam seus clientes de forma desleal.
Por que os consumidores estão trocando buscadores por marketplaces na hora de pesquisar produtos?
Por Marketing Brunner Digital 7 de maio de 2025
Nos últimos anos, os hábitos de consumo online têm passado por uma grande transformação.
Projeto de lei pode responsabilizar plataformas de e-commerce e marketplaces
Por Marketing Brunner Digital 2 de maio de 2025
Um projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados pode trazer mudanças significativas para o comércio eletrônico no Brasil.
Por que os brasileiros preferem comprar em marketplaces?
Por Marketing Brunner Digital 24 de abril de 2025
Os marketplaces dominam o comércio eletrônico no Brasil, consolidando-se como o principal canal de compras online para os consumidores.
Presença digital e proteção nacional: o registro de marca faz a diferença
Por Marketing Brunner Digital 14 de abril de 2025
Mais uma decisão importante da Justiça confirma algo que frequentemente defendemos: a importância do registro da marca para sua exclusividade em todo o território nacional, inclusive no ambiente digital.
Brunner Digital no WebSummit Rio 2025: conheça nosso guia exclusivo para o evento
Por Estéfano Almeida 26 de março de 2025
A Brunner Digital está novamente marcando presença na WebSummit Rio, um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo!
Concorrência parasitária: o que é e como proteger a sua marca
Por Marketing Brunner Digital 14 de março de 2025
A concorrência é um elemento natural e saudável no mundo dos negócios, impulsionando a inovação e a melhoria contínua.
Mais Posts