Open AI é alvo de primeira ação nos EUA

20 de julho de 2023

Já sabemos o impacto que a inteligência artificial tem na vida de todos nós e, com a chegada do ChatGPT, a revolução ficou ao alcance de nossos dedos.


Como toda máquina, o ChatGPT também está sujeito a cometer erros e fornecer informações inverídicas, ainda mais quando se trata de uma ferramenta ainda em aperfeiçoamento.


Mas e se um desses erros, ou “alucinações, como preferem chamar os desenvolvedores, ofender alguém? Quem é responsabilizado? Essa é a discussão em pauta na primeira ação judicial que a Open AI está sofrendo desde seu lançamento.


Em uma de suas “alucinações” o ChatGPT atribuiu a Mark Walters, radialista estadunidense do estado da Georgia, a autoria de crime. De acordo com o processo judicial, a ferramenta teria gerado uma resposta de mais de 30 páginas narrando o envolvimento do radialista no desvio de dinheiro de uma Fundação armamentista. Nas palavras da IA, ele teria se "apropriado indevidamente de fundos para despesas pessoais sem autorização ou reembolso, manipulado registros financeiros e extratos bancários para ocultar suas atividades e não forneceu relatórios financeiros precisos e oportunos".


Walters esclareceu que nunca esteve ligado a essa fundação e não entendeu a ligação que o ChatGPT fez dele com esse caso.


Vamos aguardar o desenrolar desse caso e aguardar sua conclusão que certamente servirá de base para decidir futuras ações que possam surgir envolvendo essa novidade tecnológica.


Fonte: Época Negócios

O barato no marketplace pode sair caro — para o consumidor e para as marcas.
Por Marketing Brunner Digital 21 de outubro de 2025
A matéria publicada pelo Portal da Indústria alerta para um problema cada vez mais comum: a venda de produtos falsificados e de origem duvidosa em marketplaces.
Produtos originais e a proteção do mercado
Por Marketing Brunner Digital 29 de setembro de 2025
Uma decisão recente determinou a reativação de conta e anúncios de uma empresa no Mercado Livre...
NEM O INPI ESCAPA!
Por Marketing Brunner Digital 22 de setembro de 2025
Se até o INPI, que é a autoridade máxima em propriedade industrial no Brasil, teve sua marca e identidade visual copiadas...
TEMU na INTA: mudança de rota ou jogo de marketing?
Por Marketing Brunner Digital 6 de agosto de 2025
A gigante do e-commerce TEMU entrou para a INTA - International Trademark Association, maior associação internacional de marcas.
Valor destaca importância do monitoramento de marca
Por Marketing Brunner Digital 31 de julho de 2025
O Valor Econômico publicou um artigo importante sobre duas práticas cada vez mais comuns (e prejudiciais) no ambiente digital: a concorrência parasitária e o brand bidding.
A veiculação de anúncios no Facebook: Um novo marco para a proteção de marcas
Por Marketing Brunner Digital 30 de julho de 2025
O uso de anúncios patrocinados no Facebook, Instagram e outras redes sociais é parte essencial das estratégias de marketing atuais.
Apple, Instagram, TikTok… Marcas e as Gerações Z e Alpha
Por Marketing Brunner Digital 22 de julho de 2025
Uma pesquisa recente com jovens brasileiros entre 15 e 18 anos revelou as marcas mais relevantes para as novas gerações.
Produtos piratas no Brasil: foco na internet e marketplaces
Por Marketing Brunner Digital 21 de julho de 2025
Uma pesquisa recente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revelou o que muitos já sentem no dia a dia: a pirataria no Brasil é cada vez mais digital.
Sem marca registrada, sem vez nas plataformas
Por Marketing Brunner Digital 18 de julho de 2025
O comércio digital cresceu — e com ele, a fiscalização. Hoje, grande parte dos marketplaces já exige o registro da marca para autorizar ou manter um vendedor ativo.
Publicidade médica e concorrência desleal no digital: atenção redobrada!
Por Marketing Brunner Digital 7 de julho de 2025
Segundo o Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb), as infrações por publicidade médica irregular cresceram 35% no estado só no primeiro trimestre de 2024.