Pirataria em Plataformas Online

5 de agosto de 2024

Um projeto de lei foi proposto para coibir a venda de produtos falsificados em plataformas online. Este projeto visa tornar as plataformas também responsáveis pelos casos de venda de produtos falsificados e, com isso, reforçar os mecanismos de controle e garantir que produtos ilegítimos sejam rapidamente identificados e removidos, protegendo assim os consumidores e os proprietários de direitos de propriedade intelectual.


A maioria das plataformas de e-commerce já possui controles de propriedade intelectual, mas muitas vezes dependem de denúncias de usuários ou dos próprios proprietários de PI para agir. Esse projeto de lei incentiva uma atuação mais proativa das plataformas na identificação e remoção de produtos falsificados.


Por que isso importa?


1. Proteção dos Consumidores:

  •   Produtos falsificados frequentemente são de qualidade inferior e podem até ser perigosos. Uma atuação mais proativa das plataformas ajuda a garantir que os consumidores recebam produtos legítimos e seguros.


2. Proteção dos Direitos de Propriedade Intelectual:

  • Proprietários de marcas e patentes investem significativamente no desenvolvimento de seus produtos. A venda de falsificações prejudica esses investimentos e pode diluir o valor da marca.


3. Responsabilidade das Plataformas:

  • Embora as plataformas de e-commerce já tenham sistemas para lidar com a propriedade intelectual, uma abordagem mais proativa na identificação e remoção de produtos falsificados é essencial. Isso não só protege os consumidores e proprietários de PI, mas também melhora a reputação das plataformas como lugares confiáveis para fazer compras.


Com isso, espera-se um aumento da confiança do consumidor, que terá segurança para as compras online. Espera-se, ainda, uma redução das disputas legais que surgem da venda de produtos falsificados.


Com a melhoria na reputação, as plataformas que protegem ativamente os direitos de propriedade intelectual pode atrair mais vendedores legítimos e consumidores preocupados com a autenticidade dos produtos.


Aproveite para conhecer o ShopSpy, a solução que identifica e elimina qualquer ameaça a sua marca nos marketplaces!!


Fonte: Senado Federal

Usar termo parecido com o da marca concorrente pode sair caro
Por Kauane Brizola 20 de maio de 2025
A 1ª Câmara de Direito Empresarial do Tribunal de Justiça de São Paulo confirmou uma decisão importante sobre o uso indevido de marca e práticas de concorrência desleal no ambiente digital.
Anatel recorre à justiça para bloquear Amazon e Mercado Livre por venda irregular de celulares
Por Marketing Brunner Digital 16 de maio de 2025
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está adotando medidas rigorosas contra a venda de smartphones irregulares no Brasil.
Mercado Livre contrata ex-CEO da Dengo Chocolates para fortalecer marketplace no Brasil
Por Marketing Brunner Digital 15 de maio de 2025
O Mercado Livre reforça seu time executivo com a contratação de Tulio Landin, ex-CEO da Dengo Chocolates, como novo Diretor Sênior de Marketplace no Brasil. A movimentação estratégica consolida os planos da empresa para ampliar sua dominância no varejo digital brasileiro.
O nome empresarial também pode ser protegido como marca?
Por Kauane Brizola 13 de maio de 2025
No mundo dos negócios, proteger o nome da sua empresa é essencial para evitar que concorrentes se aproveitem da sua reputação e atraiam seus clientes de forma desleal.
Por que os consumidores estão trocando buscadores por marketplaces na hora de pesquisar produtos?
Por Marketing Brunner Digital 7 de maio de 2025
Nos últimos anos, os hábitos de consumo online têm passado por uma grande transformação.
Projeto de lei pode responsabilizar plataformas de e-commerce e marketplaces
Por Marketing Brunner Digital 2 de maio de 2025
Um projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados pode trazer mudanças significativas para o comércio eletrônico no Brasil.
Por que os brasileiros preferem comprar em marketplaces?
Por Marketing Brunner Digital 24 de abril de 2025
Os marketplaces dominam o comércio eletrônico no Brasil, consolidando-se como o principal canal de compras online para os consumidores.
Presença digital e proteção nacional: o registro de marca faz a diferença
Por Marketing Brunner Digital 14 de abril de 2025
Mais uma decisão importante da Justiça confirma algo que frequentemente defendemos: a importância do registro da marca para sua exclusividade em todo o território nacional, inclusive no ambiente digital.
Brunner Digital no WebSummit Rio 2025: conheça nosso guia exclusivo para o evento
Por Estéfano Almeida 26 de março de 2025
A Brunner Digital está novamente marcando presença na WebSummit Rio, um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo!
Concorrência parasitária: o que é e como proteger a sua marca
Por Marketing Brunner Digital 14 de março de 2025
A concorrência é um elemento natural e saudável no mundo dos negócios, impulsionando a inovação e a melhoria contínua.
Mais Posts