POR QUE PROTEGER MINHA MARCA ONLINE?

2 de outubro de 2023

Quando um consumidor digita sua marca em uma barra de pesquisa, ele já tem uma intenção clara. Nesse momento crucial, garantir que ele não seja desviado por labirintos digitais é essencial para assegurar sua conversão e evitar que outros players se beneficiem indevidamente.


A recente reportagem destaca a necessidade vital de proteger marcas no ambiente online. Ela ressalta a relevância de um monitoramento contínuo e de uma postura proativa, garantindo que sua marca seja usada de maneira adequada por parceiros, evitando seu uso por concorrentes.


Uma tática sorrateira e prejudicial frequentemente empregada, é o uso de sua marca como palavra-chave em ferramentas de pesquisa, como o Google Ads. Imagine: um concorrente utiliza sua marca em sua campanha digital e, quando um cliente em potencial pesquisa por ela, depara-se com este concorrente ofertando produtos similares. Sua marca não está ali no resultado da pesquisa, mas foi usada no motor de busca para alavancar a aparição alheia.


No jargão jurídico, essa manobra é considerada como concorrência desleal ou parasitismo. É comparável ao comportamento de um parasita, que, sem esforço próprio, se beneficia do seu sucesso e dedicação para atrair seus clientes.


Deseja proteger e monitorar sua marca no mundo digital?


Baixe agora o eBook! - O guia definitivo para blindar sua marca no mundo digital


Fonte: LexLatin

TEMU na INTA: mudança de rota ou jogo de marketing?
Por Marketing Brunner Digital 6 de agosto de 2025
A gigante do e-commerce TEMU entrou para a INTA - International Trademark Association, maior associação internacional de marcas.
Valor destaca importância do monitoramento de marca
Por Marketing Brunner Digital 31 de julho de 2025
O Valor Econômico publicou um artigo importante sobre duas práticas cada vez mais comuns (e prejudiciais) no ambiente digital: a concorrência parasitária e o brand bidding.
A veiculação de anúncios no Facebook: Um novo marco para a proteção de marcas
Por Marketing Brunner Digital 30 de julho de 2025
O uso de anúncios patrocinados no Facebook, Instagram e outras redes sociais é parte essencial das estratégias de marketing atuais.
Apple, Instagram, TikTok… Marcas e as Gerações Z e Alpha
Por Marketing Brunner Digital 22 de julho de 2025
Uma pesquisa recente com jovens brasileiros entre 15 e 18 anos revelou as marcas mais relevantes para as novas gerações.
Produtos piratas no Brasil: foco na internet e marketplaces
Por Marketing Brunner Digital 21 de julho de 2025
Uma pesquisa recente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revelou o que muitos já sentem no dia a dia: a pirataria no Brasil é cada vez mais digital.
Sem marca registrada, sem vez nas plataformas
Por Marketing Brunner Digital 18 de julho de 2025
O comércio digital cresceu — e com ele, a fiscalização. Hoje, grande parte dos marketplaces já exige o registro da marca para autorizar ou manter um vendedor ativo.
Publicidade médica e concorrência desleal no digital: atenção redobrada!
Por Marketing Brunner Digital 7 de julho de 2025
Segundo o Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb), as infrações por publicidade médica irregular cresceram 35% no estado só no primeiro trimestre de 2024.
Vender produto inspirado demais pode custar à loja – e o canal
Por Marketing Brunner Digital 3 de julho de 2025
O Mercado Livre suspendeu anúncios de mochilas muito parecidas com as da Kipling.
Quando sua marca é usada para dar visibilidade ao seu concorrente… mas você que paga por isso.
Por Marketing Brunner Digital 2 de julho de 2025
A Justiça reconheceu mais uma vez o que enfrentamos todos os dias no digital: usar a marca de outra empresa em anúncios é concorrência desleal.
PLATAFORMAS DIGITAIS – Novas Regras
Por Marketing Brunner Digital 1 de julho de 2025
O STF finalizou no último dia 27 o julgamento que muda a forma como as plataformas digitais respondem por conteúdos publicados por usuários. Antes, elas só podiam ser responsabilizadas depois de uma ordem judicial.