POR QUE PROTEGER MINHA MARCA ONLINE?

2 de outubro de 2023

Quando um consumidor digita sua marca em uma barra de pesquisa, ele já tem uma intenção clara. Nesse momento crucial, garantir que ele não seja desviado por labirintos digitais é essencial para assegurar sua conversão e evitar que outros players se beneficiem indevidamente.


A recente reportagem destaca a necessidade vital de proteger marcas no ambiente online. Ela ressalta a relevância de um monitoramento contínuo e de uma postura proativa, garantindo que sua marca seja usada de maneira adequada por parceiros, evitando seu uso por concorrentes.


Uma tática sorrateira e prejudicial frequentemente empregada, é o uso de sua marca como palavra-chave em ferramentas de pesquisa, como o Google Ads. Imagine: um concorrente utiliza sua marca em sua campanha digital e, quando um cliente em potencial pesquisa por ela, depara-se com este concorrente ofertando produtos similares. Sua marca não está ali no resultado da pesquisa, mas foi usada no motor de busca para alavancar a aparição alheia.


No jargão jurídico, essa manobra é considerada como concorrência desleal ou parasitismo. É comparável ao comportamento de um parasita, que, sem esforço próprio, se beneficia do seu sucesso e dedicação para atrair seus clientes.


Deseja proteger e monitorar sua marca no mundo digital?


Baixe agora o eBook! - O guia definitivo para blindar sua marca no mundo digital


Fonte: LexLatin

Usar termo parecido com o da marca concorrente pode sair caro
Por Kauane Brizola 20 de maio de 2025
A 1ª Câmara de Direito Empresarial do Tribunal de Justiça de São Paulo confirmou uma decisão importante sobre o uso indevido de marca e práticas de concorrência desleal no ambiente digital.
Anatel recorre à justiça para bloquear Amazon e Mercado Livre por venda irregular de celulares
Por Marketing Brunner Digital 16 de maio de 2025
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está adotando medidas rigorosas contra a venda de smartphones irregulares no Brasil.
Mercado Livre contrata ex-CEO da Dengo Chocolates para fortalecer marketplace no Brasil
Por Marketing Brunner Digital 15 de maio de 2025
O Mercado Livre reforça seu time executivo com a contratação de Tulio Landin, ex-CEO da Dengo Chocolates, como novo Diretor Sênior de Marketplace no Brasil. A movimentação estratégica consolida os planos da empresa para ampliar sua dominância no varejo digital brasileiro.
O nome empresarial também pode ser protegido como marca?
Por Kauane Brizola 13 de maio de 2025
No mundo dos negócios, proteger o nome da sua empresa é essencial para evitar que concorrentes se aproveitem da sua reputação e atraiam seus clientes de forma desleal.
Por que os consumidores estão trocando buscadores por marketplaces na hora de pesquisar produtos?
Por Marketing Brunner Digital 7 de maio de 2025
Nos últimos anos, os hábitos de consumo online têm passado por uma grande transformação.
Projeto de lei pode responsabilizar plataformas de e-commerce e marketplaces
Por Marketing Brunner Digital 2 de maio de 2025
Um projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados pode trazer mudanças significativas para o comércio eletrônico no Brasil.
Por que os brasileiros preferem comprar em marketplaces?
Por Marketing Brunner Digital 24 de abril de 2025
Os marketplaces dominam o comércio eletrônico no Brasil, consolidando-se como o principal canal de compras online para os consumidores.
Presença digital e proteção nacional: o registro de marca faz a diferença
Por Marketing Brunner Digital 14 de abril de 2025
Mais uma decisão importante da Justiça confirma algo que frequentemente defendemos: a importância do registro da marca para sua exclusividade em todo o território nacional, inclusive no ambiente digital.
Brunner Digital no WebSummit Rio 2025: conheça nosso guia exclusivo para o evento
Por Estéfano Almeida 26 de março de 2025
A Brunner Digital está novamente marcando presença na WebSummit Rio, um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo!
Concorrência parasitária: o que é e como proteger a sua marca
Por Marketing Brunner Digital 14 de março de 2025
A concorrência é um elemento natural e saudável no mundo dos negócios, impulsionando a inovação e a melhoria contínua.
Mais Posts