QuintoAndar vs. 10ºAndar: Justiça protege marca original

23 de janeiro de 2024

No mundo digital, sabemos que a construção de uma marca demanda tempo, trabalho e é um fator de peso para o sucesso. Recentemente, o caso QuintoAndar vs. 10ºAndar nos deu uma aula valiosa sobre o tema.


A justiça determinou que a empresa 10ºAndar, ao escolher um nome que lembra o já estabelecido concorrente QuintoAndar, cruzou a linha da concorrência desleal. Não se trata de semelhança acidental, mas de uma clara e não autorizada referência à marca original.


Quando uma marca se aproxima demais de outra, ela confunde os consumidores e entra no terreno do que chamamos de "parasitismo de marca". E a utilização de termos similares é apenas uma entre as diversas práticas recorrentes no universo online.


Para os profissionais de marketing e branding, isso é um lembrete importante. A escolha do nome da sua marca não é apenas uma questão de soar bem. É sobre criar uma identidade única, respeitosa e distinta, que possa ser reconhecida como tal.


Outro exemplo pouco conhecido, mas bastante empregado por marcas irresponsáveis, é o chamado brand bidding - prática na qual uma empresa compra anúncios para serem exibidos aos visitantes que buscam por outra marca, geralmente melhor posicionada no mercado - desviando assim parte do tráfego que seria direcionado para a marca lesada.


Para proteger suas marcas nos canais digitais e garantir o retorno de seus investimentos em marketing e mídias digitais, conte com a plataforma da Brunner Digital em todos os momentos - do registro, monitoramento à proteção de sua marca online.


Fonte: Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo

O barato no marketplace pode sair caro — para o consumidor e para as marcas.
Por Marketing Brunner Digital 21 de outubro de 2025
A matéria publicada pelo Portal da Indústria alerta para um problema cada vez mais comum: a venda de produtos falsificados e de origem duvidosa em marketplaces.
Produtos originais e a proteção do mercado
Por Marketing Brunner Digital 29 de setembro de 2025
Uma decisão recente determinou a reativação de conta e anúncios de uma empresa no Mercado Livre...
NEM O INPI ESCAPA!
Por Marketing Brunner Digital 22 de setembro de 2025
Se até o INPI, que é a autoridade máxima em propriedade industrial no Brasil, teve sua marca e identidade visual copiadas...
TEMU na INTA: mudança de rota ou jogo de marketing?
Por Marketing Brunner Digital 6 de agosto de 2025
A gigante do e-commerce TEMU entrou para a INTA - International Trademark Association, maior associação internacional de marcas.
Valor destaca importância do monitoramento de marca
Por Marketing Brunner Digital 31 de julho de 2025
O Valor Econômico publicou um artigo importante sobre duas práticas cada vez mais comuns (e prejudiciais) no ambiente digital: a concorrência parasitária e o brand bidding.
A veiculação de anúncios no Facebook: Um novo marco para a proteção de marcas
Por Marketing Brunner Digital 30 de julho de 2025
O uso de anúncios patrocinados no Facebook, Instagram e outras redes sociais é parte essencial das estratégias de marketing atuais.
Apple, Instagram, TikTok… Marcas e as Gerações Z e Alpha
Por Marketing Brunner Digital 22 de julho de 2025
Uma pesquisa recente com jovens brasileiros entre 15 e 18 anos revelou as marcas mais relevantes para as novas gerações.
Produtos piratas no Brasil: foco na internet e marketplaces
Por Marketing Brunner Digital 21 de julho de 2025
Uma pesquisa recente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revelou o que muitos já sentem no dia a dia: a pirataria no Brasil é cada vez mais digital.
Sem marca registrada, sem vez nas plataformas
Por Marketing Brunner Digital 18 de julho de 2025
O comércio digital cresceu — e com ele, a fiscalização. Hoje, grande parte dos marketplaces já exige o registro da marca para autorizar ou manter um vendedor ativo.
Publicidade médica e concorrência desleal no digital: atenção redobrada!
Por Marketing Brunner Digital 7 de julho de 2025
Segundo o Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb), as infrações por publicidade médica irregular cresceram 35% no estado só no primeiro trimestre de 2024.