VIA x MAGALU e os Adwords – sai a primeira decisão envolvendo estes grandes marketplaces.

17 de novembro de 2022

Como sabem, existem duas ações discutindo o mesmo assunto, ou seja, o uso das marcas nas campanhas de marketing digital da concorrente em ferramentas de busca. Uma proposta pela MAGALU e outra pela VIA (CASAS BAHIA e PONTO FRIO), já que a pratica era adotada por ambas.


O primeiro processo a ser julgado foi da VIA contra MAGALU e nos surpreendeu pelo desfecho. Isso por conta da conclusão, que considerou não existir violação de marca, nem tão pouco a prática de concorrência desleal no uso de marcas de terceiros para alavancar publicidade digital, revertendo tudo aquilo que já vinha sendo aplicado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo e até pela recente decisão do Superior Tribunal de Justiça.


Para justificar sua tese, a decisão cita um caso do Tribunal de Justiça da União Europeia de 2011, que entendeu que esta prática seria permitida. Não menciona qualquer outro documento ou jurisprudência nacional.


No nosso entender, não seria necessário viajar pra tão longe para ver que, em nossas terras, este assunto está por demais pacificado e, embora cada processo tenha sua particularidade, o cerne que é o uso da marca de terceiros como palavras-chave em ferramentas de busca deveria, no nosso entender, seguir sendo um ato claro e evidente de concorrência desleal com objetivo de desvio de clientela.


Agora, permaneceremos acompanhando para aguardar qual será o desfecho na ação que o MAGALU move contra a VIA, bem como se haverá recurso do presente processo.

Usar termo parecido com o da marca concorrente pode sair caro
Por Kauane Brizola 20 de maio de 2025
A 1ª Câmara de Direito Empresarial do Tribunal de Justiça de São Paulo confirmou uma decisão importante sobre o uso indevido de marca e práticas de concorrência desleal no ambiente digital.
Anatel recorre à justiça para bloquear Amazon e Mercado Livre por venda irregular de celulares
Por Marketing Brunner Digital 16 de maio de 2025
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está adotando medidas rigorosas contra a venda de smartphones irregulares no Brasil.
Mercado Livre contrata ex-CEO da Dengo Chocolates para fortalecer marketplace no Brasil
Por Marketing Brunner Digital 15 de maio de 2025
O Mercado Livre reforça seu time executivo com a contratação de Tulio Landin, ex-CEO da Dengo Chocolates, como novo Diretor Sênior de Marketplace no Brasil. A movimentação estratégica consolida os planos da empresa para ampliar sua dominância no varejo digital brasileiro.
O nome empresarial também pode ser protegido como marca?
Por Kauane Brizola 13 de maio de 2025
No mundo dos negócios, proteger o nome da sua empresa é essencial para evitar que concorrentes se aproveitem da sua reputação e atraiam seus clientes de forma desleal.
Por que os consumidores estão trocando buscadores por marketplaces na hora de pesquisar produtos?
Por Marketing Brunner Digital 7 de maio de 2025
Nos últimos anos, os hábitos de consumo online têm passado por uma grande transformação.
Projeto de lei pode responsabilizar plataformas de e-commerce e marketplaces
Por Marketing Brunner Digital 2 de maio de 2025
Um projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados pode trazer mudanças significativas para o comércio eletrônico no Brasil.
Por que os brasileiros preferem comprar em marketplaces?
Por Marketing Brunner Digital 24 de abril de 2025
Os marketplaces dominam o comércio eletrônico no Brasil, consolidando-se como o principal canal de compras online para os consumidores.
Presença digital e proteção nacional: o registro de marca faz a diferença
Por Marketing Brunner Digital 14 de abril de 2025
Mais uma decisão importante da Justiça confirma algo que frequentemente defendemos: a importância do registro da marca para sua exclusividade em todo o território nacional, inclusive no ambiente digital.
Brunner Digital no WebSummit Rio 2025: conheça nosso guia exclusivo para o evento
Por Estéfano Almeida 26 de março de 2025
A Brunner Digital está novamente marcando presença na WebSummit Rio, um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo!
Concorrência parasitária: o que é e como proteger a sua marca
Por Marketing Brunner Digital 14 de março de 2025
A concorrência é um elemento natural e saudável no mundo dos negócios, impulsionando a inovação e a melhoria contínua.
Mais Posts