Ataques a grandes marketplaces reforçam importância da segurança de dados

24 de fevereiro de 2022

Com a invasão de hackers a alguns marketplaces pertencentes ao grupo B2W, deixando gigantes como Americanas, Submarino e Shoptime fora do ar, a discussão sobre proteção dos nossos dados vem à tona. 


Não é novidade que, buscando atingir o maior número de consumidores possíveis, os anunciantes, sejam eles pequenas ou grandes empresas, recorrem aos #marketplaces como canal de vendas de seus produtos. Contam com a confiabilidade que essas grandes marcas trazem para alavancar suas vendas e pegar um atalho para conquistar a confiança do consumidor. Afinal, na B2W, já são quase 50 milhões de clientes acumulados só no último ano.


Todavia, quando a segurança dessas plataformas é colocada em cheque, esta ainda é uma boa estratégia? Afinal, a confiança dos consumidores reside na grande marca e não no anunciante que está por trás do produto.



Assim, como esses gigantes do varejo podem proceder para garantir que, tanto os anunciantes, que dependem da confiabilidade que a marca traz, como consumidores, sintam segurança em utilizar seus serviços?


Não tratar ataques cibernéticos ou falhas como uma possibilidade, mas sim uma realidade é o primeiro passo. Com isso, quando a falha acontece, a empresa já está preparada para lidar com esta situação por todos os ângulos.


Destacamos aqui a importância, portanto, de estar em conformidade com a LGPD e com todos os documentos exigidos atualizados. Assim, além de mostrar ao consumidor que fez o que podia para evitar que aquilo ocorresse, a empresa comprova à ANPD que fez sua parte.

Estudo Exclusivo Brunner Digital - Guia comparativo entre os principais Marketplaces brasileiros

E-Book Marketplaces
Usar termo parecido com o da marca concorrente pode sair caro
Por Kauane Brizola 20 de maio de 2025
A 1ª Câmara de Direito Empresarial do Tribunal de Justiça de São Paulo confirmou uma decisão importante sobre o uso indevido de marca e práticas de concorrência desleal no ambiente digital.
Anatel recorre à justiça para bloquear Amazon e Mercado Livre por venda irregular de celulares
Por Marketing Brunner Digital 16 de maio de 2025
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está adotando medidas rigorosas contra a venda de smartphones irregulares no Brasil.
Mercado Livre contrata ex-CEO da Dengo Chocolates para fortalecer marketplace no Brasil
Por Marketing Brunner Digital 15 de maio de 2025
O Mercado Livre reforça seu time executivo com a contratação de Tulio Landin, ex-CEO da Dengo Chocolates, como novo Diretor Sênior de Marketplace no Brasil. A movimentação estratégica consolida os planos da empresa para ampliar sua dominância no varejo digital brasileiro.
O nome empresarial também pode ser protegido como marca?
Por Kauane Brizola 13 de maio de 2025
No mundo dos negócios, proteger o nome da sua empresa é essencial para evitar que concorrentes se aproveitem da sua reputação e atraiam seus clientes de forma desleal.
Por que os consumidores estão trocando buscadores por marketplaces na hora de pesquisar produtos?
Por Marketing Brunner Digital 7 de maio de 2025
Nos últimos anos, os hábitos de consumo online têm passado por uma grande transformação.
Projeto de lei pode responsabilizar plataformas de e-commerce e marketplaces
Por Marketing Brunner Digital 2 de maio de 2025
Um projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados pode trazer mudanças significativas para o comércio eletrônico no Brasil.
Por que os brasileiros preferem comprar em marketplaces?
Por Marketing Brunner Digital 24 de abril de 2025
Os marketplaces dominam o comércio eletrônico no Brasil, consolidando-se como o principal canal de compras online para os consumidores.
Presença digital e proteção nacional: o registro de marca faz a diferença
Por Marketing Brunner Digital 14 de abril de 2025
Mais uma decisão importante da Justiça confirma algo que frequentemente defendemos: a importância do registro da marca para sua exclusividade em todo o território nacional, inclusive no ambiente digital.
Brunner Digital no WebSummit Rio 2025: conheça nosso guia exclusivo para o evento
Por Estéfano Almeida 26 de março de 2025
A Brunner Digital está novamente marcando presença na WebSummit Rio, um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo!
Concorrência parasitária: o que é e como proteger a sua marca
Por Marketing Brunner Digital 14 de março de 2025
A concorrência é um elemento natural e saudável no mundo dos negócios, impulsionando a inovação e a melhoria contínua.
Mais Posts