Brand Safety: tendência para proteção de marcas no ambiente digital

Estéfano Almeida • mar. 17, 2023

A grande concorrência atual no mercado, marcada pelo hábito de consumo da sociedade, gera uma competitividade enorme entre as empresas que ofertam seus produtos e serviços. À medida que os espaços online vêm ganhando maior adesão das organizações e repercussão na mídia, é preciso voltar as atenções para a proteção de marcas no ambiente digital.


Hoje, a reputação de uma marca é tão importante quanto os seus bens físicos. Prova disso é que uma das maiores preocupações da publicidade digital é apresentar a marca da melhor forma possível ao público. Mas, para isso, é preciso ter alguns cuidados.


Para evitar exposições de risco das marcas no mundo virtual, existe uma estratégia chamada brand safety, que tem se popularizado desde 2017 e tem como objetivo monitorar a possível presença da marca em anúncios em sites associados a crimes ou práticas malvistas pela sociedade.


Neste artigo, você verá o que é brand safety e qual a sua importância atual para as empresas. Confira!

O que é brand safety e por que é uma tendência?

Também conhecido como segurança de marca, o brand safety nasceu da preocupação constante das organizações com os espaços digitais em que suas campanhas aparecem.

Afinal, muito além do que a marca tem a dizer, também é fundamental saber onde ela anuncia. Em alguns casos, por exemplo, é comum que as organizações recebam críticas e cobranças do público para tirar suas publicidades do ar por causa do tipo de conteúdo que acabam associadas.


Um caso bem conhecido é que, em 2019, o próprio YouTube reembolsou anunciantes como McDonald’s e Nestlé por veicular anúncios das marcas junto a conteúdos criminosos.


Resumindo, brand safety é um conjunto de boas práticas que procuram garantir que campanhas digitais de mídia sejam veiculadas somente em ambientes ou sites seguros e com bom contexto para as marcas.

Como funciona o brand safety?

Basicamente, o brand safety acontece com a seleção de meios seguros e corretos e parcerias para veiculação de anúncios. Então, a empresa precisa escolher uma boa plataforma de mídia programática para deixar a marca de fora dos perigos escondidos no ambiente virtual com conteúdos indesejados. Para isso, é necessário acompanhar de perto como e onde os anúncios rodam.


Com as metodologias acima, é possível garantir que a mídia seja veiculada em ambiente 100% seguros e que não tenham materiais ligados a crimes ou qualquer outro aspecto que comprometa a imagem da marca.


Abaixo, veja algumas estratégias para garantir a proteção de marcas no ambiente digital:

Filtrando palavras-chave e idade

Essa é uma funcionalidade mais simples e mais barata do que IA: o filtro de palavra-chave e idade. Funciona como um bloqueio de determinadas expressões ligadas a algo prejudicial para a imagem da empresa, além de ajudar a impedir que anúncios sejam veiculados em sites adultos.

Listas

Aqui, a estratégia é simples e bem utilizada pelas empresas: trata-se de dividir opções em listas de bons sites e sites ruins. Nas boas alternativas, incluir os domínios que são visitados pelo público-alvo da marca e que não apresentam nenhum dano à imagem da companhia. Na lista de ruins, os domínios estão associados a atividades criminosas ou de má reputação.

Sensitive classifiers

Essa aplicação também classifica os sites pela sensibilidade do conteúdo abordado, mas, nesse caso, tem a ver com análise de idade. O gestor pode selecionar quais são as categorias que devem ser consideradas sensíveis e, automaticamente, o sistema obedece a essas predefinições.

Qual a importância da proteção de marcas no ambiente digital?

Como você já viu acima, a proteção de marcas no ambiente digital tem ganhado cada vez mais importância entre as empresas, principalmente no cenário em que a sociedade se encontra muito bem conectada no mundo virtual.


Para deixar ainda mais claro a importância dessa proteção, veja algumas das vantagens que a segurança de marca oferece:



  • segurança da reputação da empresa;
  • maior competitividade no mercado;
  • aquisição de novos clientes com mais facilidade;
  • prevenção de gastos com possíveis problemas jurídicos ou de reputação.

Orientação jurídica e tecnologia: aliados na proteção de marcas

Você já acompanhou anteriormente que a tecnologia já é usada como uma grande aliada na proteção de marcas no ambiente digital, com ferramentas associadas ou não à inteligência artificial (AI) que permitem o monitoramento ativo e a busca por alvos que ofereçam conteúdos ilegais na rede.

Além disso, muitas vezes a proteção também exige orientação jurídica, com processos que podem ser burocráticos e exigem bastante atenção e cuidado, com toda a documentação necessária para possíveis processos.

 

E a sua empresa, já usa o brand safety como estratégia de proteção?

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