Campanhas de marketing digital: o que deve ser evitado?

24 de setembro de 2020

Saiba quais práticas podem promover a concorrência desleal online nas suas campanhas de marketing digital.

Cada vez mais empresas de diversos segmentos enxergam a necessidade ou quase obrigatoriedade de firmar sua presença online através do marketing digital. Mesmo em segmentos de serviços ou aqueles em que o e-commerce não seja possível, a presença é de grande importância.


Trata-se, atualmente, de uma das formas mais exploradas por aqueles que querem divulgar seus produtos e serviços, pela grande facilidade de segmentação e também baixo valor investido, se comparado às mídias tradicionais.

Não raramente, as empresas de marketing digital incluem, em seus planos de marketing, um investimento em ferramentas de busca paga, como Google, Bing e Yahoo, para que o CTR, ou seja, a taxa de cliques no anúncio aumente e, consequentemente, a empresa tenha um maior engajamento com seu público. Nesta fase, é feita uma pesquisa das palavras chave que são utilizadas pelo público que tem o interesse no seu segmento de mercado, de forma a determinar aquelas que serão utilizadas na campanha e seu valor de mercado ou CPC, ou seja, custo por clique.

O valor relacionado ao CPC funciona na forma de leilão, ou seja, quanto mais a empresa se dispuser a pagar, mais ela aparecerá em posição de destaque quando seu público pesquisar aquela palavra-chave. Com isso, quanto mais genérica for a palavra, maior o CPC. Já as palavras-chave específicas, embora tenham um menor volume de pesquisa, melhor alcançam seu consumidor e, na grande maioria das vezes, possuem um CPC mais baixo.

O que evitar?

Até aqui temos um plano de marketing, onde a concorrência ocorre apenas em razão do valor do CPC, ou seja, aquele que pagar mais por aquela palavra chave específica, terá um melhor posicionamento no resultado de pesquisa em relação aos seus concorrentes e, consequentemente, um melhor resultado e engajamento junto ao seu público.

Entretanto, não são raros os planos onde, para alcançar um melhor resultado das pesquisas, a empresa verifica quem são seus principais concorrentes dentro daquele segmento de mercado e, para atrair para si o público que é destes concorrentes, usa a marca destes como palavra chave. Com isso, quando um consumidor procura pelo seu concorrente, irá ter como destaque sua empresa, oferecendo o mesmo artigo.

Esta prática, embora corriqueira e recomendada em muitos sites de marketing digital, é considerada crime de concorrência desleal, uma vez que você está sendo destinatário de um consumidor que não era seu e não tinha como objetivo buscar sua empresa. É o que chamamos de brandbidding.

Isto traz uma série de prejuízos ao proprietário da marca, que tem o valor do CPC aumentado em razão da disputa, tem que pagar para aparecer em uma posição de destaque e, caso não pague, tem seu tráfego desviado para página de seu concorrente. É também um prejuízo ao consumidor, que acaba desviando sua atenção para artigo distinto em relação ao objeto de pesquisa.

Por isso, cuidado redobrado na escolha das palavras chave de sua pesquisa. Você poderá responder pelo uso de marcas de terceiros, bem como pelos prejuízos morais e materiais causados.

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