Tudo que seu e-commerce precisa saber sobre concorrência desleal na internet

7 de outubro de 2020

Atualmente, iniciar um projeto de e-commerce tem custo muito baixo. Comparado aos anos anteriores, em que a sua popularização e ferramentas eram bem menores, hoje essa ferramenta atrai milhares de empreendedores todos os meses, o que é muito positivo em termos econômicos, mas que pode gerar uma maior concorrência e muito mais agressiva no mercado, especialmente o digital.

Com o advento dos Marketplaces, o custo de entrada ficou quase zero. Essa facilidade também proporciona a entrada de lojistas muitas vezes sem sequer ter contratado uma plataforma de e-commerce ou se preocupado com o SEO e seus anúncios, tornando o cenário ainda mais propício para práticas ilegais de concorrência no ambiente web.

A seguir, apresentamos alguns pontos de atenção sobre o assunto!

Buy Box

Buy box, buybox, seller box ou caixa de compra é o espaço de maior destaque dentro do anúncio de um produto nos marketplaces. Para um e-commerce, atualmente, é indispensável o foco nesta caixa. Ele gera mais conversões e privilegia com maior visibilidade os lojistas que se destacam perante os concorrentes em aspectos como: reputação, prazo de entrega, preço e estoque.

Entretanto, o Buy Box pode privilegiar a compra desonesta de produtos, considerando-se que nessa perspectiva, a utilização de domínios semelhantes ao seu e-commerce, para se beneficiar da sua posição e marca do seu e-commerce pode configurar concorrência desleal e desvio de tráfego.

SEO

Na realização do SEO do site, também, podem existir concorrentes que desviam a clientela pela adoção dos nomes de concorrentes nos próprios códigos internos do seu site, realizando cópias do seu produto para a utilização em anúncios e captação de leads. Essa prática pode desviar um número muito alto de possíveis compradores no seu e-comerce.

Google Ads

A escolha de compra de palavras-chaves no Google ADWORDS, pode ser considerado concorrência desleal, caso utilize sua marca ou produtos.

Uma varredura 24h por dia, nesse sentido, é indispensável para a saúde do seu ecommerce. A Brunner Digital pode ser a sua aliada neste momento.

Conheça a Brunner Digital

Nosso objetivo é oferecer o que há de melhor para soluções de problemas relacionados ao mundo digital. A Brunner Digital atua de forma a identificar, registrar e adotar todas as medidas necessárias para impedir a prática de concorrência desleal e desvios que podem causar prejuízos à sua empresa.

Realizamos a vigilância 24 horas por dia para manter sua identidade na internet, de forma que sua empresa aproveite o máximo dos resultados do investimento em marketing digital e seus clientes possam te encontrar, sem qualquer desvio e utilização indevida de sua marca.

Usar termo parecido com o da marca concorrente pode sair caro
Por Kauane Brizola 20 de maio de 2025
A 1ª Câmara de Direito Empresarial do Tribunal de Justiça de São Paulo confirmou uma decisão importante sobre o uso indevido de marca e práticas de concorrência desleal no ambiente digital.
Anatel recorre à justiça para bloquear Amazon e Mercado Livre por venda irregular de celulares
Por Marketing Brunner Digital 16 de maio de 2025
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está adotando medidas rigorosas contra a venda de smartphones irregulares no Brasil.
Mercado Livre contrata ex-CEO da Dengo Chocolates para fortalecer marketplace no Brasil
Por Marketing Brunner Digital 15 de maio de 2025
O Mercado Livre reforça seu time executivo com a contratação de Tulio Landin, ex-CEO da Dengo Chocolates, como novo Diretor Sênior de Marketplace no Brasil. A movimentação estratégica consolida os planos da empresa para ampliar sua dominância no varejo digital brasileiro.
O nome empresarial também pode ser protegido como marca?
Por Kauane Brizola 13 de maio de 2025
No mundo dos negócios, proteger o nome da sua empresa é essencial para evitar que concorrentes se aproveitem da sua reputação e atraiam seus clientes de forma desleal.
Por que os consumidores estão trocando buscadores por marketplaces na hora de pesquisar produtos?
Por Marketing Brunner Digital 7 de maio de 2025
Nos últimos anos, os hábitos de consumo online têm passado por uma grande transformação.
Projeto de lei pode responsabilizar plataformas de e-commerce e marketplaces
Por Marketing Brunner Digital 2 de maio de 2025
Um projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados pode trazer mudanças significativas para o comércio eletrônico no Brasil.
Por que os brasileiros preferem comprar em marketplaces?
Por Marketing Brunner Digital 24 de abril de 2025
Os marketplaces dominam o comércio eletrônico no Brasil, consolidando-se como o principal canal de compras online para os consumidores.
Presença digital e proteção nacional: o registro de marca faz a diferença
Por Marketing Brunner Digital 14 de abril de 2025
Mais uma decisão importante da Justiça confirma algo que frequentemente defendemos: a importância do registro da marca para sua exclusividade em todo o território nacional, inclusive no ambiente digital.
Brunner Digital no WebSummit Rio 2025: conheça nosso guia exclusivo para o evento
Por Estéfano Almeida 26 de março de 2025
A Brunner Digital está novamente marcando presença na WebSummit Rio, um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo!
Concorrência parasitária: o que é e como proteger a sua marca
Por Marketing Brunner Digital 14 de março de 2025
A concorrência é um elemento natural e saudável no mundo dos negócios, impulsionando a inovação e a melhoria contínua.
Mais Posts