Caso de Sucesso Sansuy

20 de outubro de 2022

A empresa detentora da marca Vinilona, que é líder do mercado de lonas, foi vítima de concorrência desleal através do desvio de tráfego no Google e uso indevido de marca em marketplaces.


Com o uso da solução da Brunner Digital, foi possível reverter o quadro, e alcançar números extremamente satisfatórios, como os seguintes:


  • Aumento de 46% no tráfego orgânico;
  • Diminuição de 33% no investimento no tráfego pago (redução do CPC - Custo por Clique;
  • Redução do investimento em marketing digital;
  • Mais de 11 mil anúncios monitorados nos principais buscadores (Google, Bing, Yahoo);
  • 94% de sucesso na remoção dos anúncios nos principais buscadores com a marca do concorrente no título;
  • Mais de 3 mil anúncios identificados e removidos nos principais marketplaces (Americanas, Submarino, Shoptime, Carrefour, Magalu, Shopee, Mercado Livre, Amazon)


Entre denúncias e notificações extrajudiciais, foram resolvidos mais de 4.000 casos em que a marca era usada para impulsionar produtos concorrentes. Destes casos, somente um deles não foi resolvido amigavelmente e foi necessário ingressar com ação judicial.

Problema, solução e resultadoComo ocorre o desvio de tráfego na internet?

Um dos problemas encontrados pela Sansuy foi quanto ao desvio de tráfego de suas inúmeras marcas. Ao serem pesquisadas diretamente no Google, pelo menos quatro concorrentes apareciam nas primeiras posições, sendo necessário rolar a página para encontrar quem o consumidor estava de fato procurando.


Após aplicação da solução da Brunner Digital, as marcas já aparecem em primeiro lugar, de forma orgânica, sem qualquer possibilidade de desvio para seus concorrentes.


Da mesma forma, ao buscar pela marca VINILONA no Mercado Livre, o resultado trazia mais de 3 mil anúncios que faziam uso indevido dessa marca para vender coberturas de caminhão de empresas concorrentes. Assim, não eram raros os casos em que o consumidor comprava um produto diverso pensando tratar-se da marca VINILONA ou de um revendedor autorizado, o que certamente prejudica a reputação da marca original. 


Hoje, por meio da solução da Brunner Digital, aquele consumidor que busca por VINILONA dentro do Mercado Livre encontra somente os anunciantes parceiros que comercializam o produto original.


O alcance da solução da Brunner Digital foi tamanha que, atualmente, a Sansuy explora esse novo canal de venda por meio da abertura de loja oficial dentro do Mercado Livre para venda de seus produtos.

Palavra do cliente

Hamilton Eliezer, head de marketing da Sansuy, falou ao programa Report 360 da Rede Bandeirantes, sobre os resultados alcançados com a solução da Brunner Digital:


“Muitas pessoas têm falado sobre monitoramento digital, mas poucas realmente

o realizam. Aqui na Sansuy, em poucos meses de trabalho com a Brunner Digital,

conseguimos resultados surpreendentes”.

Apple, Instagram, TikTok… Marcas e as Gerações Z e Alpha
Por Marketing Brunner Digital 22 de julho de 2025
Uma pesquisa recente com jovens brasileiros entre 15 e 18 anos revelou as marcas mais relevantes para as novas gerações.
Produtos piratas no Brasil: foco na internet e marketplaces
Por Marketing Brunner Digital 21 de julho de 2025
Uma pesquisa recente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revelou o que muitos já sentem no dia a dia: a pirataria no Brasil é cada vez mais digital.
Sem marca registrada, sem vez nas plataformas
Por Marketing Brunner Digital 18 de julho de 2025
O comércio digital cresceu — e com ele, a fiscalização. Hoje, grande parte dos marketplaces já exige o registro da marca para autorizar ou manter um vendedor ativo.
Publicidade médica e concorrência desleal no digital: atenção redobrada!
Por Marketing Brunner Digital 7 de julho de 2025
Segundo o Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb), as infrações por publicidade médica irregular cresceram 35% no estado só no primeiro trimestre de 2024.
Vender produto inspirado demais pode custar à loja – e o canal
Por Marketing Brunner Digital 3 de julho de 2025
O Mercado Livre suspendeu anúncios de mochilas muito parecidas com as da Kipling.
Quando sua marca é usada para dar visibilidade ao seu concorrente… mas você que paga por isso.
Por Marketing Brunner Digital 2 de julho de 2025
A Justiça reconheceu mais uma vez o que enfrentamos todos os dias no digital: usar a marca de outra empresa em anúncios é concorrência desleal.
PLATAFORMAS DIGITAIS – Novas Regras
Por Marketing Brunner Digital 1 de julho de 2025
O STF finalizou no último dia 27 o julgamento que muda a forma como as plataformas digitais respondem por conteúdos publicados por usuários. Antes, elas só podiam ser responsabilizadas depois de uma ordem judicial.
Google + Conar = Publicidade mais ética?
Por Marketing Brunner Digital 30 de junho de 2025
O Google Brasil agora faz parte do Conar — um passo importante para reforçar a ética na publicidade digital.
EMBELLEZE - Concorrência desleal no Google? Não mais!
Por Marketing Brunner Digital 25 de junho de 2025
A Justiça condenou uma empresa que utilizava o nome do Instituto Embelleze em anúncios patrocinados no Google, prática que gerava desvio de tráfego qualificado e aumento de custo publicitário para o Embelleze, verdadeira detentora da marca.
GOOGLE ADS NA MIRA DA JUSTIÇA
Por Marketing Brunner Digital 18 de junho de 2025
O Google deve seguir como parte no processo que discute o uso indevido de marca por concorrentes em anúncios patrocinados, segundo decisão do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.