Caso de Sucesso Sansuy

20 de outubro de 2022

A empresa detentora da marca Vinilona, que é líder do mercado de lonas, foi vítima de concorrência desleal através do desvio de tráfego no Google e uso indevido de marca em marketplaces.


Com o uso da solução da Brunner Digital, foi possível reverter o quadro, e alcançar números extremamente satisfatórios, como os seguintes:


  • Aumento de 46% no tráfego orgânico;
  • Diminuição de 33% no investimento no tráfego pago (redução do CPC - Custo por Clique;
  • Redução do investimento em marketing digital;
  • Mais de 11 mil anúncios monitorados nos principais buscadores (Google, Bing, Yahoo);
  • 94% de sucesso na remoção dos anúncios nos principais buscadores com a marca do concorrente no título;
  • Mais de 3 mil anúncios identificados e removidos nos principais marketplaces (Americanas, Submarino, Shoptime, Carrefour, Magalu, Shopee, Mercado Livre, Amazon)


Entre denúncias e notificações extrajudiciais, foram resolvidos mais de 4.000 casos em que a marca era usada para impulsionar produtos concorrentes. Destes casos, somente um deles não foi resolvido amigavelmente e foi necessário ingressar com ação judicial.

Problema, solução e resultadoComo ocorre o desvio de tráfego na internet?

Um dos problemas encontrados pela Sansuy foi quanto ao desvio de tráfego de suas inúmeras marcas. Ao serem pesquisadas diretamente no Google, pelo menos quatro concorrentes apareciam nas primeiras posições, sendo necessário rolar a página para encontrar quem o consumidor estava de fato procurando.


Após aplicação da solução da Brunner Digital, as marcas já aparecem em primeiro lugar, de forma orgânica, sem qualquer possibilidade de desvio para seus concorrentes.


Da mesma forma, ao buscar pela marca VINILONA no Mercado Livre, o resultado trazia mais de 3 mil anúncios que faziam uso indevido dessa marca para vender coberturas de caminhão de empresas concorrentes. Assim, não eram raros os casos em que o consumidor comprava um produto diverso pensando tratar-se da marca VINILONA ou de um revendedor autorizado, o que certamente prejudica a reputação da marca original. 


Hoje, por meio da solução da Brunner Digital, aquele consumidor que busca por VINILONA dentro do Mercado Livre encontra somente os anunciantes parceiros que comercializam o produto original.


O alcance da solução da Brunner Digital foi tamanha que, atualmente, a Sansuy explora esse novo canal de venda por meio da abertura de loja oficial dentro do Mercado Livre para venda de seus produtos.

Palavra do cliente

Hamilton Eliezer, head de marketing da Sansuy, falou ao programa Report 360 da Rede Bandeirantes, sobre os resultados alcançados com a solução da Brunner Digital:


“Muitas pessoas têm falado sobre monitoramento digital, mas poucas realmente

o realizam. Aqui na Sansuy, em poucos meses de trabalho com a Brunner Digital,

conseguimos resultados surpreendentes”.

Usar termo parecido com o da marca concorrente pode sair caro
Por Kauane Brizola 20 de maio de 2025
A 1ª Câmara de Direito Empresarial do Tribunal de Justiça de São Paulo confirmou uma decisão importante sobre o uso indevido de marca e práticas de concorrência desleal no ambiente digital.
Anatel recorre à justiça para bloquear Amazon e Mercado Livre por venda irregular de celulares
Por Marketing Brunner Digital 16 de maio de 2025
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está adotando medidas rigorosas contra a venda de smartphones irregulares no Brasil.
Mercado Livre contrata ex-CEO da Dengo Chocolates para fortalecer marketplace no Brasil
Por Marketing Brunner Digital 15 de maio de 2025
O Mercado Livre reforça seu time executivo com a contratação de Tulio Landin, ex-CEO da Dengo Chocolates, como novo Diretor Sênior de Marketplace no Brasil. A movimentação estratégica consolida os planos da empresa para ampliar sua dominância no varejo digital brasileiro.
O nome empresarial também pode ser protegido como marca?
Por Kauane Brizola 13 de maio de 2025
No mundo dos negócios, proteger o nome da sua empresa é essencial para evitar que concorrentes se aproveitem da sua reputação e atraiam seus clientes de forma desleal.
Por que os consumidores estão trocando buscadores por marketplaces na hora de pesquisar produtos?
Por Marketing Brunner Digital 7 de maio de 2025
Nos últimos anos, os hábitos de consumo online têm passado por uma grande transformação.
Projeto de lei pode responsabilizar plataformas de e-commerce e marketplaces
Por Marketing Brunner Digital 2 de maio de 2025
Um projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados pode trazer mudanças significativas para o comércio eletrônico no Brasil.
Por que os brasileiros preferem comprar em marketplaces?
Por Marketing Brunner Digital 24 de abril de 2025
Os marketplaces dominam o comércio eletrônico no Brasil, consolidando-se como o principal canal de compras online para os consumidores.
Presença digital e proteção nacional: o registro de marca faz a diferença
Por Marketing Brunner Digital 14 de abril de 2025
Mais uma decisão importante da Justiça confirma algo que frequentemente defendemos: a importância do registro da marca para sua exclusividade em todo o território nacional, inclusive no ambiente digital.
Brunner Digital no WebSummit Rio 2025: conheça nosso guia exclusivo para o evento
Por Estéfano Almeida 26 de março de 2025
A Brunner Digital está novamente marcando presença na WebSummit Rio, um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo!
Concorrência parasitária: o que é e como proteger a sua marca
Por Marketing Brunner Digital 14 de março de 2025
A concorrência é um elemento natural e saudável no mundo dos negócios, impulsionando a inovação e a melhoria contínua.
Mais Posts