Como reduzir o desvio de tráfego do seu site?

9 de fevereiro de 2025

Seu site recebe mensalmente um número de visitas, que chamamos de tráfego Muitas vezes, esse tráfego de usuários pode estar sendo desviado para outros sites, quando concorrentes utilizam-se da sua marca em palavras-chave para segmentar anúncios em plataformas como o Google Ads.

O público, ao procurar sua marca no buscador do Google, acaba encontrando o anúncio do concorrente na primeira visualização, e assim, desviam-se do destino original, que seria o site da sua marca. Este tipo de ação é chamada desvio de tráfego e podem reduzir suas vendas, impactar negativamente na sua imagem na internet e gerar prejuízos a curto prazo.

Além do mais, é uma prática que resulta da concorrência desleal online e desvio de clientela, passíveis de indenização aos que a praticam e outras punições jurídicas.

Confira aqui nosso estudo exclusivo com as decisões judiciais mais relevantes sobre o tema:

É importante ter em mente como sua empresa pode se proteger do desvio de tráfego e de práticas desleais como essa. Acompanhe nosso artigo e entenda como!

Monitore as palavras-chave da sua empresa

O primeiro passo é realizar um monitoramento constante das principais palavras-chave que se relacionam com a sua empresa. Seja o nome da própria marca ou outras palavras que remetam a sua empresa, como seu slogan.

Ao monitorar as palavras-chave relacionadas à sua empresa de maneira frequente, é possível mapear concorrentes que fazem mau uso de sua marca registrada e que dessa forma estejam desviando novos usuários do seu site.

Onde realizar a varredura?

É imprescindível que não somente o Google, mas como outros mecanismos de busca sejam rastreados: Bing, Yahoo e demais buscadores móveis e regionais, dos quais empresas possam estar utilizando-se erroneamente da sua marca. Muitas vezes, golpes como esse podem estar sendo aplicados em mecanismos menos utilizados, como uma forma de esconder essa prática ilegal. Atenção!

Guarde todos os registros

A qualquer sinal de uso indevido da sua marca, é fundamental que seja reunida uma documentação, como prints e registros que comprovam o desvio de tráfego que está acontecendo. Ter esses dados é imprescindível para que você possa enfrentar juridicamente quem abusa do nome da sua marca.

Tenha a solução completa em um só lugar

A Brunner Digital realiza todo o trabalho de varredura das suas palavras-chave nos principais motores de busca, com praticidade e rapidez. Trata-se de um monitoramento 24h, que traz informações detalhadas sobre o abuso da sua marca por parte dos competidores desleais, revendedores e afiliados.

Ao contratar nosso serviço, é possível realizar a inclusão de documentação completa dos casos de uso indevido de marca, incluindo capturas de tela.

Conheça o AdsSpy - a solução mais completa para proteger a sua marca contra o desvio de tráfego online:

Logo AdsSpy
Conheça aqui o AdsSpy
Apple, Instagram, TikTok… Marcas e as Gerações Z e Alpha
Por Marketing Brunner Digital 22 de julho de 2025
Uma pesquisa recente com jovens brasileiros entre 15 e 18 anos revelou as marcas mais relevantes para as novas gerações.
Produtos piratas no Brasil: foco na internet e marketplaces
Por Marketing Brunner Digital 21 de julho de 2025
Uma pesquisa recente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revelou o que muitos já sentem no dia a dia: a pirataria no Brasil é cada vez mais digital.
Sem marca registrada, sem vez nas plataformas
Por Marketing Brunner Digital 18 de julho de 2025
O comércio digital cresceu — e com ele, a fiscalização. Hoje, grande parte dos marketplaces já exige o registro da marca para autorizar ou manter um vendedor ativo.
Publicidade médica e concorrência desleal no digital: atenção redobrada!
Por Marketing Brunner Digital 7 de julho de 2025
Segundo o Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb), as infrações por publicidade médica irregular cresceram 35% no estado só no primeiro trimestre de 2024.
Vender produto inspirado demais pode custar à loja – e o canal
Por Marketing Brunner Digital 3 de julho de 2025
O Mercado Livre suspendeu anúncios de mochilas muito parecidas com as da Kipling.
Quando sua marca é usada para dar visibilidade ao seu concorrente… mas você que paga por isso.
Por Marketing Brunner Digital 2 de julho de 2025
A Justiça reconheceu mais uma vez o que enfrentamos todos os dias no digital: usar a marca de outra empresa em anúncios é concorrência desleal.
PLATAFORMAS DIGITAIS – Novas Regras
Por Marketing Brunner Digital 1 de julho de 2025
O STF finalizou no último dia 27 o julgamento que muda a forma como as plataformas digitais respondem por conteúdos publicados por usuários. Antes, elas só podiam ser responsabilizadas depois de uma ordem judicial.
Google + Conar = Publicidade mais ética?
Por Marketing Brunner Digital 30 de junho de 2025
O Google Brasil agora faz parte do Conar — um passo importante para reforçar a ética na publicidade digital.
EMBELLEZE - Concorrência desleal no Google? Não mais!
Por Marketing Brunner Digital 25 de junho de 2025
A Justiça condenou uma empresa que utilizava o nome do Instituto Embelleze em anúncios patrocinados no Google, prática que gerava desvio de tráfego qualificado e aumento de custo publicitário para o Embelleze, verdadeira detentora da marca.
GOOGLE ADS NA MIRA DA JUSTIÇA
Por Marketing Brunner Digital 18 de junho de 2025
O Google deve seguir como parte no processo que discute o uso indevido de marca por concorrentes em anúncios patrocinados, segundo decisão do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.