Contrariando o STJ, juiz em primeira instância permite o uso de marca de terceiro no Google Ads

7 de novembro de 2022

É sempre importante mostrar os dois lados da moeda e que nem sempre a tendência de decisões anteriores é respeitada pelo Judiciário. Isto deixa evidente a importância de debates sobre o tema, trazendo, inclusive, a visão de marketing para este assunto da Propriedade Industrial para que fique claro o investimento e trabalho necessários para que uma marca chegue no campo de busca no Google.


O caso em pauta leva em consideração a marca CONSTRUCOLOR, considerando-a fraca por ter relação com os artigos que assinala (materiais para pintura), o que poderia ser considerado um diferencial para justificar esta decisão final. 


Entretanto, trechos da decisão contrariam tudo aquilo que vinha sendo aplicado em casos análogos e até a recente decisão do STJ, principalmente por considerar lícito o uso da marca de terceiros na plataforma do Google Ads, desde que a mesma não conste do texto do anúncio. Diz, ainda, que um consumidor mediano sabe diferenciar que o site do anúncio não vende os artigos relacionados à marca buscada.


Dois pontos totalmente absurdos. Primeiro porque existe parasitismo e concorrência desleal no uso da marca de terceiros. Existe a clara intenção de desvio de clientela daquele que investiu na marca a ponto de ser objeto da busca, ilícito este claramente tipificado na Lei. 


Segundo porque a vontade do consumidor não é respeitada e grande parte não entende porque surge aquele resultado em sua pesquisa. O consumidor digital, imediatista como é, procura o que quer e, para achar o que realmente busca, deve ficar rolando a página com atenção, ao invés de ter logo o acesso à marca buscada.


Esta decisão não é definitiva e a CONSTRUCOLOR já entrou com recurso para tentar revertê-la. Resta-nos acompanhar e saber qual será o desfecho deste caso.


Fonte: Migalhas 

Apple, Instagram, TikTok… Marcas e as Gerações Z e Alpha
Por Marketing Brunner Digital 22 de julho de 2025
Uma pesquisa recente com jovens brasileiros entre 15 e 18 anos revelou as marcas mais relevantes para as novas gerações.
Produtos piratas no Brasil: foco na internet e marketplaces
Por Marketing Brunner Digital 21 de julho de 2025
Uma pesquisa recente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revelou o que muitos já sentem no dia a dia: a pirataria no Brasil é cada vez mais digital.
Sem marca registrada, sem vez nas plataformas
Por Marketing Brunner Digital 18 de julho de 2025
O comércio digital cresceu — e com ele, a fiscalização. Hoje, grande parte dos marketplaces já exige o registro da marca para autorizar ou manter um vendedor ativo.
Publicidade médica e concorrência desleal no digital: atenção redobrada!
Por Marketing Brunner Digital 7 de julho de 2025
Segundo o Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb), as infrações por publicidade médica irregular cresceram 35% no estado só no primeiro trimestre de 2024.
Vender produto inspirado demais pode custar à loja – e o canal
Por Marketing Brunner Digital 3 de julho de 2025
O Mercado Livre suspendeu anúncios de mochilas muito parecidas com as da Kipling.
Quando sua marca é usada para dar visibilidade ao seu concorrente… mas você que paga por isso.
Por Marketing Brunner Digital 2 de julho de 2025
A Justiça reconheceu mais uma vez o que enfrentamos todos os dias no digital: usar a marca de outra empresa em anúncios é concorrência desleal.
PLATAFORMAS DIGITAIS – Novas Regras
Por Marketing Brunner Digital 1 de julho de 2025
O STF finalizou no último dia 27 o julgamento que muda a forma como as plataformas digitais respondem por conteúdos publicados por usuários. Antes, elas só podiam ser responsabilizadas depois de uma ordem judicial.
Google + Conar = Publicidade mais ética?
Por Marketing Brunner Digital 30 de junho de 2025
O Google Brasil agora faz parte do Conar — um passo importante para reforçar a ética na publicidade digital.
EMBELLEZE - Concorrência desleal no Google? Não mais!
Por Marketing Brunner Digital 25 de junho de 2025
A Justiça condenou uma empresa que utilizava o nome do Instituto Embelleze em anúncios patrocinados no Google, prática que gerava desvio de tráfego qualificado e aumento de custo publicitário para o Embelleze, verdadeira detentora da marca.
GOOGLE ADS NA MIRA DA JUSTIÇA
Por Marketing Brunner Digital 18 de junho de 2025
O Google deve seguir como parte no processo que discute o uso indevido de marca por concorrentes em anúncios patrocinados, segundo decisão do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.