Contrariando o STJ, juiz em primeira instância permite o uso de marca de terceiro no Google Ads

7 de novembro de 2022

É sempre importante mostrar os dois lados da moeda e que nem sempre a tendência de decisões anteriores é respeitada pelo Judiciário. Isto deixa evidente a importância de debates sobre o tema, trazendo, inclusive, a visão de marketing para este assunto da Propriedade Industrial para que fique claro o investimento e trabalho necessários para que uma marca chegue no campo de busca no Google.


O caso em pauta leva em consideração a marca CONSTRUCOLOR, considerando-a fraca por ter relação com os artigos que assinala (materiais para pintura), o que poderia ser considerado um diferencial para justificar esta decisão final. 


Entretanto, trechos da decisão contrariam tudo aquilo que vinha sendo aplicado em casos análogos e até a recente decisão do STJ, principalmente por considerar lícito o uso da marca de terceiros na plataforma do Google Ads, desde que a mesma não conste do texto do anúncio. Diz, ainda, que um consumidor mediano sabe diferenciar que o site do anúncio não vende os artigos relacionados à marca buscada.


Dois pontos totalmente absurdos. Primeiro porque existe parasitismo e concorrência desleal no uso da marca de terceiros. Existe a clara intenção de desvio de clientela daquele que investiu na marca a ponto de ser objeto da busca, ilícito este claramente tipificado na Lei. 


Segundo porque a vontade do consumidor não é respeitada e grande parte não entende porque surge aquele resultado em sua pesquisa. O consumidor digital, imediatista como é, procura o que quer e, para achar o que realmente busca, deve ficar rolando a página com atenção, ao invés de ter logo o acesso à marca buscada.


Esta decisão não é definitiva e a CONSTRUCOLOR já entrou com recurso para tentar revertê-la. Resta-nos acompanhar e saber qual será o desfecho deste caso.


Fonte: Migalhas 

Por que os brasileiros preferem comprar em marketplaces?
Por Marketing Brunner Digital 24 de abril de 2025
Os marketplaces dominam o comércio eletrônico no Brasil, consolidando-se como o principal canal de compras online para os consumidores.
Presença digital e proteção nacional: o registro de marca faz a diferença
Por Marketing Brunner Digital 14 de abril de 2025
Mais uma decisão importante da Justiça confirma algo que frequentemente defendemos: a importância do registro da marca para sua exclusividade em todo o território nacional, inclusive no ambiente digital.
Brunner Digital no WebSummit Rio 2025: conheça nosso guia exclusivo para o evento
Por Estéfano Almeida 26 de março de 2025
A Brunner Digital está novamente marcando presença na WebSummit Rio, um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo!
Concorrência parasitária: o que é e como proteger a sua marca
Por Marketing Brunner Digital 14 de março de 2025
A concorrência é um elemento natural e saudável no mundo dos negócios, impulsionando a inovação e a melhoria contínua.
Pirataria Digital: Um Desafio Crescente para as Marcas
Por Marketing Brunner Digital 13 de março de 2025
A pirataria não se restringe apenas ao mundo físico – o ambiente digital se tornou um dos principais campos para a falsificação de produtos e violação de marcas.
Uso indevido de marcas: quais as consequências judiciais desse crime no Brasil?
10 de março de 2025
A forte concorrência atual no mercado, marcada pelo hábito de consumo da sociedade, acaba gerando uma grande competitividade entre as empresas que ofertam seus produtos e serviços. Entretanto, em muitas ocasiões o que acontece é a concorrência desleal, que é conhecida pelo uso de meios desonestos para captar clientes de terceiros.
Como otimizar o ROI de suas marcas nos marketplaces
9 de março de 2025
Veja como otimizar o ROI de seus marketplaces, uma estratégia cada vez mais usada por marcas do varejo no marketing digital.
Como unir marketing de performance e branding para o fortalecimento da marca
8 de março de 2025
Alinhamento do marketing de performance e do branding é essencial para construir uma imagem consolidada da marca no mercado. Confira!
MARCAS x NOMES DE DOMÍNIO
Por Marketing Brunner Digital 25 de fevereiro de 2025
A Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) tem se destacado na resolução de disputas envolvendo marcas e nomes de domínio por meio de arbitragem e mediação.
Usar nome de concorrente no Google Ads pode ter consequências civis e penais
Por Marketing Brunner Digital 24 de fevereiro de 2025
Especialistas em Direito Digital explicam as irregularidades dessa prática e as sanções aplicáveis a quem utiliza o nome de concorrentes de forma indevida.
Mais Posts