Hashtag também é marca?

31 de outubro de 2022

A hastag ou # por definição, é uma forma de indexação de assuntos ou discussões no meio digital, a qual, quando inserida antes da palavra, irá fazer parte de várias publicações relacionadas ao mesmo tema.


Iniciado pelo extinto Orkut em 2005, virou moda e atualmente é utilizada por várias redes, a exemplo do Twitter, LinkedIn, Instagram, Facebook, Pinterest, dentre outras.


Qualquer palavra ou frase sem espaços pode ser utilizada com hastags, que acabam por usar esta forma de indexação em suas campanhas de marketing digital, para que seus consumidores encontrem mais facilmente as publicações relacionadas à mesma.


Em praticamente todas as redes sociais é possível fazer pesquisas e, até, estar constantemente atualizado a qualquer tema relacionado à hashtags específicas.


Uma vez que exerce sua característica de tag ou no aportuguesado tagueamento de assuntos, grande parte das estratégias de marketing digital incluem marcar as publicações para fins diversos com a #marca da empresa, de forma que seu consumidor possa facilmente encontrar informações relacionadas aquele assunto tagueado.


Portanto, as hashtags exercem claramente a função de uma marca. São uma extensão de uma marca no meio digital, sendo distintivas e responsáveis pelo envolvimento do usuário com a #marca.


Daí a importância de registrar e manter sua marca protegida. Não é necessário qualquer outro registro senão aquele feito junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial - INPI para garantir a exclusividade da marca no meio digital. Mais informações podem ser encontradas no e-book neste link.

Usar termo parecido com o da marca concorrente pode sair caro
Por Kauane Brizola 20 de maio de 2025
A 1ª Câmara de Direito Empresarial do Tribunal de Justiça de São Paulo confirmou uma decisão importante sobre o uso indevido de marca e práticas de concorrência desleal no ambiente digital.
Anatel recorre à justiça para bloquear Amazon e Mercado Livre por venda irregular de celulares
Por Marketing Brunner Digital 16 de maio de 2025
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está adotando medidas rigorosas contra a venda de smartphones irregulares no Brasil.
Mercado Livre contrata ex-CEO da Dengo Chocolates para fortalecer marketplace no Brasil
Por Marketing Brunner Digital 15 de maio de 2025
O Mercado Livre reforça seu time executivo com a contratação de Tulio Landin, ex-CEO da Dengo Chocolates, como novo Diretor Sênior de Marketplace no Brasil. A movimentação estratégica consolida os planos da empresa para ampliar sua dominância no varejo digital brasileiro.
O nome empresarial também pode ser protegido como marca?
Por Kauane Brizola 13 de maio de 2025
No mundo dos negócios, proteger o nome da sua empresa é essencial para evitar que concorrentes se aproveitem da sua reputação e atraiam seus clientes de forma desleal.
Por que os consumidores estão trocando buscadores por marketplaces na hora de pesquisar produtos?
Por Marketing Brunner Digital 7 de maio de 2025
Nos últimos anos, os hábitos de consumo online têm passado por uma grande transformação.
Projeto de lei pode responsabilizar plataformas de e-commerce e marketplaces
Por Marketing Brunner Digital 2 de maio de 2025
Um projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados pode trazer mudanças significativas para o comércio eletrônico no Brasil.
Por que os brasileiros preferem comprar em marketplaces?
Por Marketing Brunner Digital 24 de abril de 2025
Os marketplaces dominam o comércio eletrônico no Brasil, consolidando-se como o principal canal de compras online para os consumidores.
Presença digital e proteção nacional: o registro de marca faz a diferença
Por Marketing Brunner Digital 14 de abril de 2025
Mais uma decisão importante da Justiça confirma algo que frequentemente defendemos: a importância do registro da marca para sua exclusividade em todo o território nacional, inclusive no ambiente digital.
Brunner Digital no WebSummit Rio 2025: conheça nosso guia exclusivo para o evento
Por Estéfano Almeida 26 de março de 2025
A Brunner Digital está novamente marcando presença na WebSummit Rio, um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo!
Concorrência parasitária: o que é e como proteger a sua marca
Por Marketing Brunner Digital 14 de março de 2025
A concorrência é um elemento natural e saudável no mundo dos negócios, impulsionando a inovação e a melhoria contínua.
Mais Posts