Dicas para valorizar sua marca nos canais digitais

2 de setembro de 2022

Hoje, tudo gira em torno do digital. E o caminho para projetar sua marca nos canais digitais passa, invariavelmente, por ter um olhar estratégico para esse universo. Afinal, tudo o que as empresas mais querem é ser lembradas, queridas e mais desejadas do que seus concorrentes. 


Para isso, é preciso diferenciar sua marca nos canais digitais por meio de uma estratégia bem trabalhada. 


Veja neste artigo alguns caminhos para valorizar sua marca no mundo digital.

Imagem é tudo! Foco na identidade visual.

Nesse sentido, algumas ações são primordiais para projetar sua marca nos canais digitais e fazer com que ela chegue à mente e aos corações dos seus potenciais clientes. 


A primeira delas passa pelo desenvolvimento de uma boa e eficiente identidade visual, que represente fielmente os valores e atributos dos seus produtos e serviços e que transmita conceitos fortes. 


Esse é um ponto muito relevante para destacar sua marca nos canais digitais, uma vez que a importância dos conceitos visuais é um diferencial fundamental para o fortalecimento de marca.

Marketing de conteúdo

Atrelado à identidade visual, outro foco que deve estar na mente de quem quer visibilidade à sua marca é trabalhar diferentes estratégias de conteúdo, de acordo com os canais em que serão publicados. 


O Marketing de Conteúdo consiste na criação, veiculação e geração de conteúdos personalizados - textos, vídeos, posts - para seus potenciais clientes de modo a atrair e fidelizar esse público. 


Nesse sentido, aplicar as técnicas de SEO - Search Engine Optimization - para aumentar a visibilidade nos resultados do Google é fundamental para que sua marca seja mais facilmente vista em plataformas como Google Analytics, Google Search Console, Asana, Hotjar, dentre outras. 


No discurso empregado para potencializar sua marca nos canais digitais, um dos principais elementos é a identidade. Por isso, é fundamental trabalhar uma estratégia que destaque sua marca em relação à concorrência e que a valorize e fortaleça nesse mercado.

Presença e constância são fundamentais

Estar presente fortemente e com relevância  nas redes sociais é outro caminho que faz toda diferença para fortalecer sua marca no digital. Isso porque a maioria dos internautas têm o hábito de acompanhar sua marca nas redes pela importância daquilo que é postado. 


Então, é necessário sair do lugar comum e trabalhar - além de anúncios - conteúdos que atraiam e sejam úteis a seus potenciais clientes, funcionando como verdadeiras iscas e, consequentemente, gerar tráfego orgânico às suas redes.

Estratégias de mídia e performance

Com o dinamismo e a competitividade do universo digital, um recurso muito importante para destacar sua marca nos canais digitais é o uso de estratégias de mídia e performance. 


Alguns exemplos de estratégias a serem exploradas são:



  • o Remarketing, que faz com que seus anúncios do Google Ads apareçam mais de uma vez para quem demonstrou interesse; 
  • a Mídia Programática, estratégia que trabalha para contextualizar seu conteúdo de modo a interagir com temas de interesse de potenciais clientes.


A utilização dessas estratégias, com o suporte de uma empresa especializada, faz toda a diferença para resultados efetivos e estruturados para valorizar sua marca nos canais digitais.

Registro da marca

A forte concorrência atual, marcada pelo hábito de consumo da sociedade, acaba gerando uma grande competitividade entre as empresas que ofertam seus produtos e serviços. Portanto, registrar a marca é uma das únicas formas de protegê-la legalmente contra possíveis plagiadores, além de se consolidar no mercado com mais facilidade. 


Vale lembrar que o registro deve ser realizado junto aos órgãos competentes no Brasil: Instituto Nacional de Propriedade Industrial, para marcas e patentes, e Biblioteca Nacional, para direitos autorais. Para proteger a sua marca, o ideal é que todos os procedimentos de regulamentação sejam feitos por especialistas na atividade.


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Monitoramento da marca nos canais digitais

Agora, todo esse esforço requer um acompanhamento real time. Por isso, um cuidado que não deve ser deixado de lado em momento algum é o monitoramento da sua marca nos canais digitais para evitar a concorrência desleal, muito comum nesse universo. 


Um dos casos mais comuns está ligado ao Google Adwords, quando palavras-chave contendo sua marca são usadas por concorrentes para se promover. Nesses casos, quando seu público busca por sua marca, ele encontra seu concorrente em destaque.


Outro caso de concorrência desleal está relacionado ao uso de marcas alheias para vender produtos em marketplaces. Situação na qual, quando é pesquisada sua marca, diversos artigos concorrentes disputam espaço com seus produtos originais


Enfim, existem inúmeras situações e possibilidades de concorrência desleal que podem afetar sua marca nos canais digitais. 


Para evitar danos desse tipo, o caminho é contar com um suporte de monitoramento constante, conduzido por uma empresa especializada como a Brunner Digital, que conta com
recursos e tecnologias avançadas, além de profissionais experientes na investigação para evitar qualquer prejuízo à sua marca nos canais digitais.


O sucesso de sua marca nos canais digitais passa, portanto, por muita estratégia, ações eficazes e bem projetadas, e um acompanhamento constante de resultados e de concorrência. 


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