Golpes e crimes cibernéticos mais frequentes e como se proteger

fev. 03, 2022

Saiba mais sobre os crimes cibernéticos e como proteger sua empresa de ataques e golpes, que podem atingir a clientela.

Os crimes cibernéticos estão se tornando cada vez mais comuns e frequentes. À medida que a tecnologia avança, os cibercriminosos aperfeiçoam suas técnicas e criam golpes mais astuciosos.


Sobretudo, com o aumento significativo do uso de aplicativos e de sistemas online, empresas e usuários acabam ficando vulneráveis, ainda que a criptografia e os sistemas de segurança em geral venham sendo aplicados. 


Nesse sentido, sempre vale entender o que são crimes cibernéticos e conhecer os mais comuns para buscar formas de proteção e evitar cair em golpes na internet.

O que são crimes cibernéticos?

Os chamados cibercrimes ou crimes cibernéticos são os ilícitos praticados em ambiente virtual que podem ocorrer de diversas formas, como invasões de sistemas, roubo de dados pessoais, concorrência desleal em anúncios eletrônicos, falsidade ideológica e vários outros.


Os crimes cibernéticos podem ser divididos em três categorias:


  • Cibercrimes puros: caracterizam-se quando o computador é o alvo dos infratores. Por exemplo, quando um sistema, seja pessoal ou corporativo, sofre um ataque de hackers;

 

  • Cibercrimes mistos: ocorre quando um sistema de computador é usado como meio para práticas ilegais, como se fosse uma “arma”;



  • Cibercrimes comuns: nesses casos, o computador é usado como acessório, servindo apenas para armazenar as informações ilegais ou roubadas. 

Quais os crimes cibernéticos mais frequentes?

Há uma lista considerável de cibercrimes e, infelizmente, ela se atualiza constantemente. Contudo, alguns crimes cibernéticos costumam ocorrer com maior frequência, e é para eles que você deve voltar a atenção, a fim de proteger e evitar problemas que podem trazer muita dor de cabeça. 


Veja a seguir uma lista com 5 ações ilícitas que ocorrem mais comumente no ambiente virtual:

1. Aplicativos maliciosos

São apps desenvolvidos para roubo de dados ou envios de SMS (mensagem de texto) com cobranças adicionais. Costumam aparecer como aplicativos cheios de facilidades e benefícios, mas ao serem instalados, roubam os dados do usuário.

2. Mobile malware

Os malwares são vírus bastante comuns em computadores, mas que têm sido cada vez mais frequentes em aparelhos móveis. Após se auto instalar no sistema operacional, sendo baixado através de links ou aplicativos maliciosos, sua ação ocorre por meio do roubo de dados, como senhas e informações bancárias, por exemplo.

3. Phishing

O phishing é um dos crimes cibernéticos mais frequentes e ocorre capturando os dados pessoais do usuário, que os informam voluntariamente para determinado fim, quando na verdade, eles estão sendo utilizados para fins ilícitos pelos criminosos.


A captura costuma ser feita com o envio de emails falsos, com informações sobre uma suposta entrega que precisa ser rastreada ou indicando que o usuário recebeu um prêmio e que precisa informar seus dados para resgatá-lo. 


Outros exemplos de phishing são: emails que se passam por instituições bancárias e envio de SMS solicitando atualização de conta em bancos (chamado de Smishing). É um golpe muito comum no ambiente virtual e que ainda faz muitas vítimas.

4. Spamdexing

Esta é uma prática ilegal bastante comum no universo do marketing digital e da publicidade on-line. Também conhecido como spam de SEO, o spamdexing é utilizado por hackers para manipular a classificação nos mecanismos de busca como Google, Bing e outros, fazendo com que as campanhas alcancem um lugar no topo da pesquisa. Pode ser considerado prática de concorrência desleal.

5. Brand bidding

O brand bidding configura concorrência desleal. Quando um terceiro utiliza a marca concorrente como palavra-chave para atrair a clientela.



Isso acontece nas ferramentas de busca na Internet, como Google , Yahoo e Bing e, quando o verdadeiro dono percebe que sua marca está sendo explorada por seu concorrente, vários prejuízos já foram causados.

 

Tal prática acompanha o crescimento do mercado digital. As empresas, para aumentar o engajamento com seu público alvo se aproveitam e investem nas marcas de seus concorrentes diretos de forma que, quando o consumidor procure um produto específico, tenha acesso a outro diretamente concorrente e, não raramente, com valor inferior.

 

A prática do brandbidding e seu resultado, muitas vezes contraria o próprio consumidor que, se quisesse fazer uma pesquisa de mercado ou uma busca genérica por um artigo comum, não colocaria aquela marca específica.

Como se proteger dos crimes cibernéticos?

Estar atento e evitar abrir links desconhecidos ou de promoções recebidas por email, especialmente quando o remetente não é conhecido, pode evitar que você caia em golpes e seja vítima de crimes cibernéticos.


Mesmo com vários mecanismos de defesa em uso, a atenção pode evitar muitas situações desagradáveis. No entanto, investir em um bom antivírus para o seu computador ainda é recomendável.


Do mesmo modo, as empresas devem lançar mão de recursos tecnológicos de criptografia, blockchain e também com o monitoramento de marca, fazendo uma varredura sistemática e periódica.


Sua empresa está atenta aos riscos do ambiente digital? A Brunner Digital oferece uma solução completa de monitoramento de marca, com diagnóstico de tráfego e registro de ocorrências em tempo real para proteger seu patrimônio. 

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