VERISURE x MERCADOLIVRE – um aprendizado para o e-commerce.

24 de fevereiro de 2025

A recente decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo trouxe um importante precedente sobre concorrência desleal no meio digital, envolvendo a Verisure Brasil e a plataforma Mercado Livre. A condenação reforça dois aspectos fundamentais que frequentemente passam despercebidos:


  1. Uso Indevido de Marca em Anúncios Patrocinados (Google Ads) - O Mercado Livre foi condenado por utilizar a marca "Verisure" como palavra-chave em campanhas no Google Ads, promovendo produtos que não pertenciam à marca. Essa prática, conhecida como aproveitamento parasitário, configura concorrência desleal, pois induz o consumidor ao erro, desviando tráfego para produtos de terceiros.
  2. Indexação de Marca para Redirecionamento de Tráfego - Além dos anúncios patrocinados, a decisão destacou que o link da página do Mercado Livre indexava outros produtos além dos da marca Verisure, atraindo consumidores para produtos concorrentes. Esse tipo de conduta compromete a livre concorrência, ao utilizar indevidamente a reputação de uma marca consolidada para aumentar o tráfego da plataforma.


Neste caso, além de condenar o Mercado Livre a cessar o uso indevido da marca diretamente nos anúncios, a sentença também determinou a negativação da palavra-chave "Verisure". Tal fato, embora raramente levado em consideração em sentenças deste tipo, impede que o anunciante impulsione o termo “alarme” isoladamente e ganhe tráfego para aquele que busca por “alarme Verisure”, representando um avanço importante na proteção da propriedade industrial no meio digital.


A decisão evidencia a necessidade de monitoramento constante da marca no meio digital, especialmente no ambiente de anúncios patrocinados e marketplaces. Empresas que investem no fortalecimento de suas marcas devem estar atentas ao uso indevido por terceiros, adotando medidas preventivas e, quando necessário, acionando a Justiça para garantir seus direitos.


O que acha dessa decisão? Será que outras plataformas de e-commerce deveriam adotar mecanismos mais rígidos para evitar práticas de concorrência desleal?

Por que os brasileiros preferem comprar em marketplaces?
Por Marketing Brunner Digital 24 de abril de 2025
Os marketplaces dominam o comércio eletrônico no Brasil, consolidando-se como o principal canal de compras online para os consumidores.
Presença digital e proteção nacional: o registro de marca faz a diferença
Por Marketing Brunner Digital 14 de abril de 2025
Mais uma decisão importante da Justiça confirma algo que frequentemente defendemos: a importância do registro da marca para sua exclusividade em todo o território nacional, inclusive no ambiente digital.
Brunner Digital no WebSummit Rio 2025: conheça nosso guia exclusivo para o evento
Por Estéfano Almeida 26 de março de 2025
A Brunner Digital está novamente marcando presença na WebSummit Rio, um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo!
Concorrência parasitária: o que é e como proteger a sua marca
Por Marketing Brunner Digital 14 de março de 2025
A concorrência é um elemento natural e saudável no mundo dos negócios, impulsionando a inovação e a melhoria contínua.
Pirataria Digital: Um Desafio Crescente para as Marcas
Por Marketing Brunner Digital 13 de março de 2025
A pirataria não se restringe apenas ao mundo físico – o ambiente digital se tornou um dos principais campos para a falsificação de produtos e violação de marcas.
Uso indevido de marcas: quais as consequências judiciais desse crime no Brasil?
10 de março de 2025
A forte concorrência atual no mercado, marcada pelo hábito de consumo da sociedade, acaba gerando uma grande competitividade entre as empresas que ofertam seus produtos e serviços. Entretanto, em muitas ocasiões o que acontece é a concorrência desleal, que é conhecida pelo uso de meios desonestos para captar clientes de terceiros.
Como otimizar o ROI de suas marcas nos marketplaces
9 de março de 2025
Veja como otimizar o ROI de seus marketplaces, uma estratégia cada vez mais usada por marcas do varejo no marketing digital.
Como unir marketing de performance e branding para o fortalecimento da marca
8 de março de 2025
Alinhamento do marketing de performance e do branding é essencial para construir uma imagem consolidada da marca no mercado. Confira!
MARCAS x NOMES DE DOMÍNIO
Por Marketing Brunner Digital 25 de fevereiro de 2025
A Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) tem se destacado na resolução de disputas envolvendo marcas e nomes de domínio por meio de arbitragem e mediação.
Usar nome de concorrente no Google Ads pode ter consequências civis e penais
Por Marketing Brunner Digital 24 de fevereiro de 2025
Especialistas em Direito Digital explicam as irregularidades dessa prática e as sanções aplicáveis a quem utiliza o nome de concorrentes de forma indevida.
Mais Posts