Google Ads e Concorrência Desleal: Proteja Sua Marca!

3 de junho de 2024

No competitivo mundo digital, o uso inadequado de palavras-chave no Google Ads pode configurar um crime de concorrência desleal. Veja como isso acontece e como você pode proteger sua marca:


Quando Existe Crime no Uso do Google Ads:

  • As palavras-chave usadas incluem ou incorporam marca registrada ou nome empresarial de um concorrente.
  • Os segmentos de mercado são idênticos ou facilmente confundíveis.


Consequências para o Anunciante:

  • Risco de ações judiciais para remoção dos anúncios;
  • Indenização por danos materiais e morais.


Prejuízos ao Proprietário da Marca: perda de Público: Consumidores engajados com sua marca podem ser desviados para a concorrência.


Aumento do CPC: o custo por clique (CPC) aumenta, forçando você a pagar mais para manter sua posição nos leilões de palavras-chave.


Diluição do Valor da Marca: a diminuição do poder de venda e a banalização por terceiros reduzem o valor da sua marca.


Deslealdade Comprovada: decisões judiciais, inclusive do Supremo Tribunal Federal, já a consideraram como parasitismo e concorrência desleal. Imagine isso como um desvio de estrada, onde alguém altera as placas de direção para desviar o consumidor que já sabe o que procura para um produto concorrente.


Seja Proativo: como titular da marca, você deve ser proativo na proteção da sua presença digital. Monitoramento constante em todo o território nacional é crucial para identificar e combater práticas que prejudiquem sua marca.


Conheça o AdsSpy: contate-nos e descubra como o AdsSpy é a melhor solução do mercado para proteger sua marca. Um verdadeiro espião 24/7 que garante que você esteja sempre um passo à frente, prevenindo perdas e fortalecendo sua posição no mercado.


Fonte: Consultor Jurídico

Por que os brasileiros preferem comprar em marketplaces?
Por Marketing Brunner Digital 24 de abril de 2025
Os marketplaces dominam o comércio eletrônico no Brasil, consolidando-se como o principal canal de compras online para os consumidores.
Presença digital e proteção nacional: o registro de marca faz a diferença
Por Marketing Brunner Digital 14 de abril de 2025
Mais uma decisão importante da Justiça confirma algo que frequentemente defendemos: a importância do registro da marca para sua exclusividade em todo o território nacional, inclusive no ambiente digital.
Brunner Digital no WebSummit Rio 2025: conheça nosso guia exclusivo para o evento
Por Estéfano Almeida 26 de março de 2025
A Brunner Digital está novamente marcando presença na WebSummit Rio, um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo!
Concorrência parasitária: o que é e como proteger a sua marca
Por Marketing Brunner Digital 14 de março de 2025
A concorrência é um elemento natural e saudável no mundo dos negócios, impulsionando a inovação e a melhoria contínua.
Pirataria Digital: Um Desafio Crescente para as Marcas
Por Marketing Brunner Digital 13 de março de 2025
A pirataria não se restringe apenas ao mundo físico – o ambiente digital se tornou um dos principais campos para a falsificação de produtos e violação de marcas.
Uso indevido de marcas: quais as consequências judiciais desse crime no Brasil?
10 de março de 2025
A forte concorrência atual no mercado, marcada pelo hábito de consumo da sociedade, acaba gerando uma grande competitividade entre as empresas que ofertam seus produtos e serviços. Entretanto, em muitas ocasiões o que acontece é a concorrência desleal, que é conhecida pelo uso de meios desonestos para captar clientes de terceiros.
Como otimizar o ROI de suas marcas nos marketplaces
9 de março de 2025
Veja como otimizar o ROI de seus marketplaces, uma estratégia cada vez mais usada por marcas do varejo no marketing digital.
Como unir marketing de performance e branding para o fortalecimento da marca
8 de março de 2025
Alinhamento do marketing de performance e do branding é essencial para construir uma imagem consolidada da marca no mercado. Confira!
MARCAS x NOMES DE DOMÍNIO
Por Marketing Brunner Digital 25 de fevereiro de 2025
A Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) tem se destacado na resolução de disputas envolvendo marcas e nomes de domínio por meio de arbitragem e mediação.
Usar nome de concorrente no Google Ads pode ter consequências civis e penais
Por Marketing Brunner Digital 24 de fevereiro de 2025
Especialistas em Direito Digital explicam as irregularidades dessa prática e as sanções aplicáveis a quem utiliza o nome de concorrentes de forma indevida.
Mais Posts