GOOGLE É ALVO DE AÇÃO NO CHILE

11 de março de 2024

Em um movimento audacioso que captura a atenção do setor jurídico e de marketing, a COPESA, um gigante da mídia chilena, desafiou o colosso tecnológico Google com uma ação por concorrência desleal. Este caso, que será julgado pelo Tribunal de Livre Concorrência do Chile, promete impactar como as empresas de tecnologia e mídia coexistem e competem no cenário digital.


Central à acusação da COPESA está a alegação de que o Google, ao dominar o mercado de buscas online, vem se apropriando indevidamente de conteúdo e investimentos em publicidade digital. Esta prática não só diminui a rentabilidade dos veículos de comunicação, mas também questiona a ética de práticas publicitárias online, ao concentrar receitas de anúncios nas mãos de poucos.


Importante destacar, o caso chileno ecoa desafios semelhantes enfrentados pelo Google em outras jurisdições, incluindo o Brasil, onde o mecanismo Google AdWords já foi objeto de condenação por permitir o uso de marcas de concorrentes em anúncios, proporcionando a concorrência desleal entre as empresas.


Este caso certamente deverá ser mais um rico em fonte de insights sobre a dinâmica de mercado, estratégias legais e de marketing, e as implicações para a gestão de marca e publicidade no ecossistema digital. Estamos de olho e aguardando novidades.

 

Fonte: g1

TEMU na INTA: mudança de rota ou jogo de marketing?
Por Marketing Brunner Digital 6 de agosto de 2025
A gigante do e-commerce TEMU entrou para a INTA - International Trademark Association, maior associação internacional de marcas.
Valor destaca importância do monitoramento de marca
Por Marketing Brunner Digital 31 de julho de 2025
O Valor Econômico publicou um artigo importante sobre duas práticas cada vez mais comuns (e prejudiciais) no ambiente digital: a concorrência parasitária e o brand bidding.
A veiculação de anúncios no Facebook: Um novo marco para a proteção de marcas
Por Marketing Brunner Digital 30 de julho de 2025
O uso de anúncios patrocinados no Facebook, Instagram e outras redes sociais é parte essencial das estratégias de marketing atuais.
Apple, Instagram, TikTok… Marcas e as Gerações Z e Alpha
Por Marketing Brunner Digital 22 de julho de 2025
Uma pesquisa recente com jovens brasileiros entre 15 e 18 anos revelou as marcas mais relevantes para as novas gerações.
Produtos piratas no Brasil: foco na internet e marketplaces
Por Marketing Brunner Digital 21 de julho de 2025
Uma pesquisa recente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revelou o que muitos já sentem no dia a dia: a pirataria no Brasil é cada vez mais digital.
Sem marca registrada, sem vez nas plataformas
Por Marketing Brunner Digital 18 de julho de 2025
O comércio digital cresceu — e com ele, a fiscalização. Hoje, grande parte dos marketplaces já exige o registro da marca para autorizar ou manter um vendedor ativo.
Publicidade médica e concorrência desleal no digital: atenção redobrada!
Por Marketing Brunner Digital 7 de julho de 2025
Segundo o Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb), as infrações por publicidade médica irregular cresceram 35% no estado só no primeiro trimestre de 2024.
Vender produto inspirado demais pode custar à loja – e o canal
Por Marketing Brunner Digital 3 de julho de 2025
O Mercado Livre suspendeu anúncios de mochilas muito parecidas com as da Kipling.
Quando sua marca é usada para dar visibilidade ao seu concorrente… mas você que paga por isso.
Por Marketing Brunner Digital 2 de julho de 2025
A Justiça reconheceu mais uma vez o que enfrentamos todos os dias no digital: usar a marca de outra empresa em anúncios é concorrência desleal.
PLATAFORMAS DIGITAIS – Novas Regras
Por Marketing Brunner Digital 1 de julho de 2025
O STF finalizou no último dia 27 o julgamento que muda a forma como as plataformas digitais respondem por conteúdos publicados por usuários. Antes, elas só podiam ser responsabilizadas depois de uma ordem judicial.