Nova Era na Publicidade Médica: Oportunidades e Desafios Éticos

12 de março de 2024

As novas regras de publicidade médica já estão em vigor, trazendo consigo uma liberdade inédita para médicos e clínicas na divulgação de seus serviços. Esta mudança abre um vasto campo de possibilidades para o marketing na saúde, permitindo a promoção de equipamentos, a utilização de imagens de pacientes (com a devida autorização), e a divulgação de preços e promoções. Mais do que nunca, é possível mostrar o valor e a qualidade dos serviços médicos de forma direta e inovadora.


No entanto, este novo horizonte requer uma navegação cuidadosa. A ética profissional e as regras concorrenciais estabelecem limites claros para evitar práticas desleais, como a concorrência parasitária. Um exemplo já observado que é totalmente punível é o uso do nome de médicos conhecidos para promoção própria, de forma que, quando este profissional é pesquisado, médicos ou clínica atuante na mesma especialidade é mostrada no resultado de pesquisa,


Para profissionais do marketing e do direito, surge o desafio de explorar estas novas possibilidades com responsabilidade, garantindo que a publicidade médica não só atenda às necessidades do mercado, mas também respeite os direitos dos pacientes e a integridade profissional.


As novas regras acompanham o dinamismo da era digital e das mídias sociais em uma área que, até então, era engessada por normas que impediam toda a forma de divulgação dos trabalhos. Geram maiores possibilidades aos médicos e clinicas e aos profissionais de marketing, que possuem um novo nicho a ser explorado.


Fonte: BN Saúde

Usar termo parecido com o da marca concorrente pode sair caro
Por Kauane Brizola 20 de maio de 2025
A 1ª Câmara de Direito Empresarial do Tribunal de Justiça de São Paulo confirmou uma decisão importante sobre o uso indevido de marca e práticas de concorrência desleal no ambiente digital.
Anatel recorre à justiça para bloquear Amazon e Mercado Livre por venda irregular de celulares
Por Marketing Brunner Digital 16 de maio de 2025
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está adotando medidas rigorosas contra a venda de smartphones irregulares no Brasil.
Mercado Livre contrata ex-CEO da Dengo Chocolates para fortalecer marketplace no Brasil
Por Marketing Brunner Digital 15 de maio de 2025
O Mercado Livre reforça seu time executivo com a contratação de Tulio Landin, ex-CEO da Dengo Chocolates, como novo Diretor Sênior de Marketplace no Brasil. A movimentação estratégica consolida os planos da empresa para ampliar sua dominância no varejo digital brasileiro.
O nome empresarial também pode ser protegido como marca?
Por Kauane Brizola 13 de maio de 2025
No mundo dos negócios, proteger o nome da sua empresa é essencial para evitar que concorrentes se aproveitem da sua reputação e atraiam seus clientes de forma desleal.
Por que os consumidores estão trocando buscadores por marketplaces na hora de pesquisar produtos?
Por Marketing Brunner Digital 7 de maio de 2025
Nos últimos anos, os hábitos de consumo online têm passado por uma grande transformação.
Projeto de lei pode responsabilizar plataformas de e-commerce e marketplaces
Por Marketing Brunner Digital 2 de maio de 2025
Um projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados pode trazer mudanças significativas para o comércio eletrônico no Brasil.
Por que os brasileiros preferem comprar em marketplaces?
Por Marketing Brunner Digital 24 de abril de 2025
Os marketplaces dominam o comércio eletrônico no Brasil, consolidando-se como o principal canal de compras online para os consumidores.
Presença digital e proteção nacional: o registro de marca faz a diferença
Por Marketing Brunner Digital 14 de abril de 2025
Mais uma decisão importante da Justiça confirma algo que frequentemente defendemos: a importância do registro da marca para sua exclusividade em todo o território nacional, inclusive no ambiente digital.
Brunner Digital no WebSummit Rio 2025: conheça nosso guia exclusivo para o evento
Por Estéfano Almeida 26 de março de 2025
A Brunner Digital está novamente marcando presença na WebSummit Rio, um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo!
Concorrência parasitária: o que é e como proteger a sua marca
Por Marketing Brunner Digital 14 de março de 2025
A concorrência é um elemento natural e saudável no mundo dos negócios, impulsionando a inovação e a melhoria contínua.
Mais Posts