HOPE – CONCORRENTE PODE USAR EM LINK PATROCINADO?

17 de agosto de 2023

O Superior Tribunal de Justiça confirmou, mais uma vez, que o uso da marca de concorrente para se promover na internet é concorrência desleal, parasitária e causa confusão no mercado. Esta decisão envolveu as empresas Hope, Loungerie e Google e analisou vários pontos, antes controversos, que era utilizados para tentar justificar esta prática.


A principal novidade foi a responsabilização do Google, como provedor da publicidade online. Não só foi considerado responsável junto com a Loungerie, como suas alegações de que o link patrocinado é como uma propaganda comparativa foi totalmente negada, já que usar a marca de terceiros em Ads gera (I) confusão entre os consumidores, (II) concorrência desleal e (III) proveito injustificado do prestígio da empresa concorrente, o que deve sempre ser combatido.


A decisão confirmou, ainda, que ao usar a marca do concorrente nas ferramentas de busca o consumidor também é prejudicado, pois busca uma marca específica, recebe resultado diverso, com grande possibilidade de clicar no primeiro destaque por acreditar que este está relacionado a marca buscada.


Por fim, ficou claro que, embora a legislação atual não regule especificamente o mercado de links patrocinados, a utilização de marca como palavra-chave para direcionar o consumidor do produto ou serviço para o link de seu concorrente configura-se como fraude para desvio de clientela, gerando concorrência parasitária e a confusão do consumidor.

TEMU na INTA: mudança de rota ou jogo de marketing?
Por Marketing Brunner Digital 6 de agosto de 2025
A gigante do e-commerce TEMU entrou para a INTA - International Trademark Association, maior associação internacional de marcas.
Valor destaca importância do monitoramento de marca
Por Marketing Brunner Digital 31 de julho de 2025
O Valor Econômico publicou um artigo importante sobre duas práticas cada vez mais comuns (e prejudiciais) no ambiente digital: a concorrência parasitária e o brand bidding.
A veiculação de anúncios no Facebook: Um novo marco para a proteção de marcas
Por Marketing Brunner Digital 30 de julho de 2025
O uso de anúncios patrocinados no Facebook, Instagram e outras redes sociais é parte essencial das estratégias de marketing atuais.
Apple, Instagram, TikTok… Marcas e as Gerações Z e Alpha
Por Marketing Brunner Digital 22 de julho de 2025
Uma pesquisa recente com jovens brasileiros entre 15 e 18 anos revelou as marcas mais relevantes para as novas gerações.
Produtos piratas no Brasil: foco na internet e marketplaces
Por Marketing Brunner Digital 21 de julho de 2025
Uma pesquisa recente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revelou o que muitos já sentem no dia a dia: a pirataria no Brasil é cada vez mais digital.
Sem marca registrada, sem vez nas plataformas
Por Marketing Brunner Digital 18 de julho de 2025
O comércio digital cresceu — e com ele, a fiscalização. Hoje, grande parte dos marketplaces já exige o registro da marca para autorizar ou manter um vendedor ativo.
Publicidade médica e concorrência desleal no digital: atenção redobrada!
Por Marketing Brunner Digital 7 de julho de 2025
Segundo o Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb), as infrações por publicidade médica irregular cresceram 35% no estado só no primeiro trimestre de 2024.
Vender produto inspirado demais pode custar à loja – e o canal
Por Marketing Brunner Digital 3 de julho de 2025
O Mercado Livre suspendeu anúncios de mochilas muito parecidas com as da Kipling.
Quando sua marca é usada para dar visibilidade ao seu concorrente… mas você que paga por isso.
Por Marketing Brunner Digital 2 de julho de 2025
A Justiça reconheceu mais uma vez o que enfrentamos todos os dias no digital: usar a marca de outra empresa em anúncios é concorrência desleal.
PLATAFORMAS DIGITAIS – Novas Regras
Por Marketing Brunner Digital 1 de julho de 2025
O STF finalizou no último dia 27 o julgamento que muda a forma como as plataformas digitais respondem por conteúdos publicados por usuários. Antes, elas só podiam ser responsabilizadas depois de uma ordem judicial.