Brand-bidding é considerada prática de concorrência desleal

15 de janeiro de 2025

Brand-bidding é comprovadamente uma prática de concorrência desleal que tem se sofisticado à medida que o marketing digital evolui.


Trata-se de quando um terceiro utiliza a marca de outra empresa em ferramentas de busca, como Google, Bing ou Yahoo, para atrair para si consumidores que buscavam produtos ou serviços daquela marca específica.


Para aumentar o engajamento com seu público alvo, as empresas fraudulentas se aproveitam e investem nas marcas de seus concorrentes diretos de forma que, quando o consumidor procura um produto específico, tenha acesso a outro diretamente concorrente e, não raramente, com valor inferior.


Essa prática interfere diretamente na experiência do consumidor e no desempenho das empresas no ambiente digital, gerando impactos financeiros, estratégicos e de reputação.


A prática do Brand-bidding e seu resultado, muitas vezes contraria o próprio consumidor que, se quisesse fazer uma pesquisa de mercado ou uma busca genérica por um artigo comum, não colocaria aquela marca específica.

A evolução do Brand-Bidding e seus impactos

Com o crescimento do marketing de performance e a popularização de ferramentas como Google Ads, o brand-bidding tornou-se uma estratégia amplamente usada por concorrentes diretos e até revendedores não autorizados. Essa prática vai além de desviar consumidores: ela inflaciona os custos de campanhas legítimas das marcas prejudicadas.



Além disso, com a integração de inteligência artificial nas ferramentas de busca e no comportamento preditivo dos consumidores, a competição por palavras-chave específicas tornou-se ainda mais acirrada. Agora, os algoritmos otimizam anúncios para aparecerem nos momentos mais estratégicos, tornando o brand-bidding ainda mais prejudicial.

Impacto Financeiro Direto

O custo por clique (CPC) das campanhas sobe de maneira exorbitante quando concorrentes utilizam sua marca em anúncios. Isso força a empresa a gastar mais para garantir sua visibilidade para consumidores que já estavam interessados nela.

Perda de Tráfego Qualificado

Pesquisas apontam que até um terço de todas as buscas são afetadas pelo brand-bidding. Esse desvio afeta diretamente as vendas e os resultados de campanhas digitais.

Danos à Imagem e Reputação

Quando o consumidor é redirecionado para um concorrente, pode associar a experiência negativa à marca original. Isso é especialmente grave quando o produto ou serviço oferecido pelo concorrente não atende às expectativas do consumidor.

Desvantagem Competitiva

Além dos prejuízos diretos, o brand-bidding coloca as marcas em desvantagem ao nivelar ofertas desiguais, como produtos de qualidade inferior ou estratégias de preços insustentáveis.

Monitoramento Constante

Ferramentas especializadas em monitorar palavras-chave, bem como ferramentas nativas das plataformas de anúncios, ajudam a identificar campanhas de terceiros que utilizam sua marca. O AdsSpy protege e monitora sua marca no ambiente digital, elimina a concorrência desleal e amplia a presença da sua empresa no ambiente digital.

Denúncia e Retaliação Jurídica

Embora o Google Ads não impeça concorrentes de comprar palavras-chave de marca para exibição em destaque nos resultados de busca, suas políticas proíbem o uso sem autorização de marcas registradas nos textos dos anúncios. Além disso, em casos de reincidência, recorrer à Justiça pode ser uma alternativa eficaz para coibir essa prática.

Estratégias de Defesa Digital

Investir em campanhas que priorizem o uso inteligente de palavras-chave long tail e fortalecer a presença orgânica da marca são maneiras eficazes de reduzir os impactos do brand-bidding.

Educação do Consumidor

Esclarecer aos consumidores sobre como identificar anúncios legítimos e reforçar a autoridade da marca por meio de conteúdo de qualidade são estratégias que criam um vínculo de confiança.

Por conta deste cenário, a Brunner Digital chega ao mercado com uma solução inédita, capaz de capturar e registrar estes desvios quase que imediatamente, fazendo com que as empresas, de uma forma proativa e antes que sejam causados maiores prejuízos, adote as medidas para sanar este problema.

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