Brand-bidding é considerada prática de concorrência desleal

set. 21, 2020

Brand-bidding é comprovadamente uma prática de concorrência desleal. Ocorre quando um terceiro se ampara na sua marca para atrair para ele uma clientela que era sua. Isso acontece nas ferramentas de busca na Internet, como Google , Yahoo e Bing e, quando o verdadeiro dono percebe que sua marca está sendo explorada por seu concorrente, vários prejuízos já foram causados.

Tal prática acompanha o crescimento do mercado digital. As empresas, para aumentar o engajamento com seu público alvo se aproveitam e investem nas marcas de seus concorrentes diretos de forma que, quando o consumidor procure um produto específico, tenha acesso a outro diretamente concorrente e, não raramente, com valor inferior.

A prática do Brand-bidding e seu resultado, muitas vezes contraria o próprio consumidor que, se quisesse fazer uma pesquisa de mercado ou uma busca genérica por um artigo comum, não colocaria aquela marca específica.

Principais prejuízos trazidos pelo Brand-bidding

Principais prejuízos trazidos pelo Brand-bidding

Além do consumidor, temos vários prejuízos diretos ao proprietário da marca. Os principais são financeiros, nâo só em razão do desvio daquele seu cliente, que muitas vezes é atraído por aquela oferta desleal, como em razão do valor do CPC ou custo por clique relacionado a sua marca que, em razão da disputa pela posição de destaque nos resultados da ferramenta de busca, sobe à valores absurdos, fazendo com que o dono da marca tenha que pagar para aparecer para um consumidor que procura seu produto ou serviço.


A estes prejuízos, podem ser somados danos à imagem da marca, que perde sua posição de destaque em razão da frequente comparação å outras que se aproveitam da sua fama.

Estudo Exclusivo Brunner Digital analisa as principais decisões judiciais sobre o tema em 2021 no TJ-SP


Levantamentos comprovam que, não raramente, com o Brand-bidding o desvio de tráfego atrelado às principais palavras chave utilizadas pelas empresas e contendo suas marcas, chegam a mais de 50% em razão do emprego das mesmas por concorrentes, ou seja, mais da metade do investimento em marketing digital é desperdiçado.

Por conta deste cenário, a Brunner Digital chega ao mercado com uma solução inédita, capaz de capturar e registrar estes desvios quase que imediatamente, fazendo com que as empresas, de uma forma proativa e antes que sejam causados maiores prejuízos, adote as medidas para sanar este problema.

Tudo isto de uma maneira simples, utilizando uma plataforma ágil e amigável, criando estratégias rápidas para que você tenha o melhor de sua vivência digital.


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