Meu concorrente usa minha marca como palavras-chave em Ads: como proceder?

ago. 25, 2021

Uma prática ilegal, mas comum, a apropriação de palavras-chave em Ads tem solução.

Além de ilegal, utilizar as palavras-chave com marcas de seus concorrentes em anúncios é algo extremamente desonesto. Não existe indício mais óbvio de que o consumidor estava determinado a consumir algo daquela marca específica e por isso assim pesquisou.

Apesar de ser uma infração que consta na legislação brasileira, segundo a Lei de Propriedade Industrial, centenas de empresas tornaram isso algo cotidiano, normalizando a concorrência desleal. Existem muitos casos que, inclusive, confirmam esta prática por grandes corporações, algo vexaminoso.

Como verificar se minha marca está sendo usada em palavras-chave em ads?

Se você quer verificar se concorrentes ou afiliados estão realmente utilizando o nome da sua marca como palavras-chave em Ads, basta fazer uma busca um pouco mais específica no site de sua preferência. Vale dizer que muitos investem em buscadores secundários como Yahoo, Safari, Ask e Baidu como forma de ludibriar a fiscalização.

Sem mais delongas, confira o passo a passo:


  • No buscador, insira o nome da sua empresa entre colchetes, conforme o exemplo: [Brunner Digital]
  • Se nos resultados aparecerem anúncios do seu concorrente, este será um forte indício de concorrência desleal e desvio de tráfego.

A busca precisa ser feita deste modo pois a inteligência do Google tem a capacidade de ler cada termo separadamente. Portanto, se o nome da sua empresa for composta por mais de uma palavra ou o termo for relativamente comum, pode ocorrer uma interpretação incorreta dos resultados e você correrá o risco de ser acusado de calúnia ou difamação.

Existem outros meios para confirmar que a sua empresa está sofrendo concorrência desleal na internet. Especialistas hoje contam com uma inteligência avançada  capaz de varrer a internet e encontrar provas concretas de que concorrentes usam suas palavras-chave em campanha, além de reunir provas para que você tome as devidas providências.

Lembre-se de que o desvio de tráfego prejudica seriamente o faturamento e a imagem da sua empresa, ao associar a sua marca a outra marca com intenções totalmente diferentes. Além disso, você pagará muito mais caro para alcançar a sua audiência, já que mais de uma empresa está pagando ao Google para exibir resultados utilizando os mesmos termos.

Não deixe que pessoas mal intencionadas prejudiquem todo o trabalho construído ao longo de anos. Tome providências hoje mesmo e zele pela reputação da sua marca. 



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