Meu concorrente usa minha marca como palavras-chave em Ads: como proceder?

15 de janeiro de 2025

Uma prática ilegal, mas comum no Brasil, a apropriação de palavras-chave em Ads tem solução.

Além de ilegal, utilizar as palavras-chave com marcas de seus concorrentes em anúncios é algo extremamente desonesto. Não existe indício mais óbvio de que o consumidor estava determinado a consumir algo daquela marca específica e por isso assim pesquisou.

Exemplo de desvio de tráfego no Google Ads

Apesar de ser uma infração que consta na legislação brasileira, segundo a Lei de Propriedade Industrial, centenas de empresas tornaram isso algo cotidiano, normalizando a concorrência desleal e o brand-bidding. Existem muitos casos que, inclusive, confirmam esta prática por grandes corporações, algo vexaminoso.

Como verificar se minha marca está sendo usada em palavras-chave em ads?

Se você quer verificar se concorrentes ou afiliados estão realmente utilizando o nome da sua marca como palavras-chave em Ads, basta fazer uma busca um pouco mais específica no site de sua preferência. Vale dizer que muitos investem em buscadores secundários como Yahoo, Safari, Ask e Baidu como forma de ludibriar a fiscalização.

Sem mais delongas, confira o passo a passo:

  • No buscador, insira o nome da sua empresa entre colchetes, conforme o exemplo: [Brunner Digital]
  • Se nos resultados aparecerem anúncios do seu concorrente, este será um forte indício de concorrência desleal e desvio de tráfego.

A busca precisa ser feita deste modo pois a inteligência do Google tem a capacidade de ler cada termo separadamente. Portanto, se o nome da sua empresa for composta por mais de uma palavra ou o termo for relativamente comum, pode ocorrer uma interpretação incorreta dos resultados e você correrá o risco de ser acusado de calúnia ou difamação.

Como proteger a sua marca:


Existem outros meios para confirmar que a sua empresa está sofrendo concorrência desleal na internet. Especialistas hoje contam com uma
inteligência avançada  capaz de varrer a internet e encontrar provas concretas de que concorrentes usam suas palavras-chave em campanha, além de reunir provas para que você tome as devidas providências.


Conheça a solução que monitora e protege a sua marca:

Lembre-se de que o desvio de tráfego prejudica seriamente o faturamento e a imagem da sua empresa, ao associar a sua marca a outra marca com intenções totalmente diferentes. Além disso, você pagará muito mais caro para alcançar a sua audiência, já que mais de uma empresa está pagando ao Google para exibir resultados utilizando os mesmos termos.

Não deixe que pessoas mal intencionadas prejudiquem todo o trabalho construído ao longo de anos. Tome providências hoje mesmo e zele pela reputação da sua marca. 



>>> Leia mais: Saiba tudo sobre Concorrência Desleal no universo digital

Apple, Instagram, TikTok… Marcas e as Gerações Z e Alpha
Por Marketing Brunner Digital 22 de julho de 2025
Uma pesquisa recente com jovens brasileiros entre 15 e 18 anos revelou as marcas mais relevantes para as novas gerações.
Produtos piratas no Brasil: foco na internet e marketplaces
Por Marketing Brunner Digital 21 de julho de 2025
Uma pesquisa recente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revelou o que muitos já sentem no dia a dia: a pirataria no Brasil é cada vez mais digital.
Sem marca registrada, sem vez nas plataformas
Por Marketing Brunner Digital 18 de julho de 2025
O comércio digital cresceu — e com ele, a fiscalização. Hoje, grande parte dos marketplaces já exige o registro da marca para autorizar ou manter um vendedor ativo.
Publicidade médica e concorrência desleal no digital: atenção redobrada!
Por Marketing Brunner Digital 7 de julho de 2025
Segundo o Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb), as infrações por publicidade médica irregular cresceram 35% no estado só no primeiro trimestre de 2024.
Vender produto inspirado demais pode custar à loja – e o canal
Por Marketing Brunner Digital 3 de julho de 2025
O Mercado Livre suspendeu anúncios de mochilas muito parecidas com as da Kipling.
Quando sua marca é usada para dar visibilidade ao seu concorrente… mas você que paga por isso.
Por Marketing Brunner Digital 2 de julho de 2025
A Justiça reconheceu mais uma vez o que enfrentamos todos os dias no digital: usar a marca de outra empresa em anúncios é concorrência desleal.
PLATAFORMAS DIGITAIS – Novas Regras
Por Marketing Brunner Digital 1 de julho de 2025
O STF finalizou no último dia 27 o julgamento que muda a forma como as plataformas digitais respondem por conteúdos publicados por usuários. Antes, elas só podiam ser responsabilizadas depois de uma ordem judicial.
Google + Conar = Publicidade mais ética?
Por Marketing Brunner Digital 30 de junho de 2025
O Google Brasil agora faz parte do Conar — um passo importante para reforçar a ética na publicidade digital.
EMBELLEZE - Concorrência desleal no Google? Não mais!
Por Marketing Brunner Digital 25 de junho de 2025
A Justiça condenou uma empresa que utilizava o nome do Instituto Embelleze em anúncios patrocinados no Google, prática que gerava desvio de tráfego qualificado e aumento de custo publicitário para o Embelleze, verdadeira detentora da marca.
GOOGLE ADS NA MIRA DA JUSTIÇA
Por Marketing Brunner Digital 18 de junho de 2025
O Google deve seguir como parte no processo que discute o uso indevido de marca por concorrentes em anúncios patrocinados, segundo decisão do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.