Como a LGPD impacta as ações de marketing digital?

mar. 25, 2022

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) está em vigor desde setembro de 2020. No Marketing Digital os impactos são diretos em processo e estratégias. Se você ainda não investiu na adequação às exigências da LGPD fique atento a essas orientações e não perca tempo.




A Lei Geral de Proteção de Dados está na pauta do meio corporativo. Não é para menos, a LGPD, sancionada em 14 de agosto de 2018, entrou em vigor em setembro de 2020.  O artigo 1º da Lei define os princípios básicos que a regem: “dispõe sobre o tratamento de dados pessoais, inclusive nos meios digitais, por pessoa natural ou por pessoa jurídica de direito público ou privado, com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural”.


A LGPD foi criada para  regulamentar a utilização dos dados de pessoas físicas, de modo a garantir os direitos de liberdade e privacidade. Na prática, é uma norma que cria critérios para o uso, armazenamento e divulgação de todo e qualquer tipo de  dados de pessoas usuárias por empresas, sejam elas públicas ou privadas.


Com a LGPD as empresas devem dar mais transparência à autorização do uso de dados de pessoas usuárias, caso contrário podem estar sujeitas a multas e punições. Ou seja, o cliente precisa ser informado claramente como seus dados serão usados. 


Para o cliente, o maior ganho está na segurança jurídica quanto à utilização de seus dados. Antes da regulamentação da lei, não havia um controle efetivo quanto ao uso, captura e divulgação desses dados, o que poderia trazer sérios problemas aos clientes.

Impacto da LGPD no Marketing Digital 

Com a lei, as empresas estão precisando realizar mudanças importantes em seus processos internos, o que exige um novo olhar para a cultura, investimentos em TI e em segurança. 


No Marketing Digital essas mudanças são positivas, já que os dados dos clientes acabam adquirindo um caráter econômico. E como esses dados são fundamentais para o Marketing Digital,  naturalmente existe um olhar mais atento ao cliente. Afinal, seguir à risca a LGPD é oferecer ao cliente um serviço seguro e de qualidade, item que faz toda a diferença na opção de escolha. 


Para que as empresas de Marketing Digital obedeçam às regras da LGPD é fundamental estar atento aos seguintes pontos:


  • Em primeiro lugar, é imprescindível solicitar a autorização do cliente para ter acesso e usar seus dados;
  • Reavaliar as estratégias de marketing e adaptá-las com as exigências da Lei;
  • Checar se os fornecedores de soluções seguem as diretrizes da Lei;
  • Oferecer ao cliente poder para que controle e decida como os dados dele serão utilizados. 

Conclusão - É preciso atualizar a cultura da proteção dos dados

O que se fazia antes, hoje já não é mais possível. Por exemplo, comprar lista de contatos e informações de clientes - prática já vista anteriormente como incorreta - agora passa a ser abominável, inaceitável e ilegal!


O caminho agora passa, invariavelmente, por um novo olhar para as relações com os clientes e para as estratégias utilizadas até então. A LGPD já está em vigor há um ano e meio e se você ainda não deu a devida atenção a esse tema nas suas estratégias de marketing digital, já passou da hora de priorizar esse tema. 



Buscar orientação e apoio jurídico para que você consiga se adequar às exigências da lei é fundamental para evitar problemas futuros que podem, inclusive, comprometer o seu negócio.

A LGPD foi criada para ser cumprida. E à risca. Não brinque com isso. 

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