Como proteger minha marca no Google?

13 de junho de 2022

A proteção de marca na internet é um cuidado fundamental para o negócio. O marketing digital cresce exponencialmente e, com ele, a concorrência desleal. Veja os cuidados que você deve ter. 


Proteção de marca no Google Adwords é um instrumento fundamental para evitar a concorrência desleal que assola o universo digital. Quando você possui um registro de marca no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), não quer dizer que essa marca está automaticamente protegida também em plataformas online como o Google. 


Se você se pergunta “como proteger minha marca no Google?”, saiba que é preciso monitorar sua marca e, ao identificar problemas, denunciar à equipe da própria plataforma.

Proteção à propriedade intelectual

Os casos de dano à propriedade intelectual no Google Adwords estão relacionados aos artigos que se assemelham às características da marca que é registrada, copiando o produto por completo, como por exemplo: filmes, livros, imagens entre outros.


O Google também não permite anúncios que afetem os direitos de propriedade intelectual de marcas, direitos autorais e outros direitos, assim como proíbe que se estimule a violação desses direitos. 


Clique aqui e entenda as diferenças entre Propriedade Intelectual e Propriedade Industrial.

Marcas e patentes

Você já pensou se a proteção da sua marca no Google estiver comprometida? Você digita sua marca e simplesmente é direcionado a outra empresa, outros produtos e, pior, concorrentes seus. Isso é muito mais comum do que você imagina. 


Sua marca é um importante bem que você possui, construída com muitas estratégias e esforço. Ela tem um valor econômico importante. E com o alto volume de negócios que circulam no ambiente digital, na mesma proporção acontece a concorrência desleal, por conta da grande exposição que o ambiente digital gera. Sobretudo depois que a pandemia trouxe um enorme volume de empresas para os diversos canais digitais, investindo em sites, plataformas de e-commerce, redes sociais e
 marketplaces.

O Google é um grande compilador de dados online, acessado por bilhões de pessoas diariamente. Portanto, a vigilância da marca no Google é um zelo que ajuda a evitar danos e aumenta o ROI de seu marketing de performance. 


O Google tem um direcionamento com a proteção da sua marca. Na própria plataforma há orientações e cuidados para evitar cair em roubadas: 


“O Google reconhece a importância das marcas registradas. Os Termos e Condições do Google Ads proíbem a violação de propriedade intelectual. Os anunciantes são os únicos responsáveis pelas palavras-chave e pelo conteúdo do anúncio que utilizam.



Nós levamos muito a sério as alegações de violação de marcas registradas e, como cortesia, investigamos as reclamações válidas enviadas por proprietários de marcas registradas ou seus agentes autorizados. No entanto, o Google não pode mediar disputas de terceiros. Sugerimos que os proprietários de marcas registradas resolvam suas disputas diretamente com os anunciantes.”

Brand-bidding

Você já ouviu falar deste termo? Brand-bidding é o mesmo que concorrência desleal e funciona assim: com o objetivo de roubar potenciais clientes de outras empresas ou até mesmo desviar o foco, empresas desleais relacionam nomes de marcas, produtos e serviços de outras empresas como suas palavras-chaves. 


Ou seja, quando o potencial cliente digita no Google é direcionado equivocadamente a outra marca, já que o primeiro resultado que aparece é o da empresa desleal. Esse jogo pode funcionar bem no Brasil, já que grande parte das pessoas permanecem apenas nos primeiros resultados e não têm o hábito de buscar outras alternativas.

Proteger sua marca no Google requer suporte profissional

Proteger sua marca na internet é um processo que exige conhecimento específico, até porque está sujeito a procedimentos específicos. Quando você faz uma solicitação de registro não quer dizer que ele será acatado. 


Os técnicos do INPI precisam verificar se não existem outras empresas com a mesma marca, o que pode fazer com que sua solicitação não seja aceita.


Agora, além de proteger sua marca, você precisa de um acompanhamento sistemático para verificar se ninguém está usando deslealmente. Tudo isso para evitar que terceiros se utilizem de tudo aquilo que você investiu. 


Esse tipo de cuidado com a proteção da marca no Google é realizado por empresas especializadas como a Brunner Digital, que conta com profissionais experientes em investigação e tecnologias avançadas para verificar qualquer dano à sua marca.

Veja aqui nosso estudo sobre decisões judiciais relacionadas ao tema:

E-Books

Não deixe o que você tem de mais precioso em risco e cuide da proteção da sua marca no Google. Você só tem a ganhar!


Está interessado em proteger sua marca no Google? 
Faça um teste grátis aqui.

Confira o estudo completo da Brunner Digital. Baixe o ebook!

Quer conferir o levantamento completo com diversos outros casos sobre o uso indevido de marcas e as suas condenações judiciais no Brasil? Clique aqui e faça o download do nosso ebook gratuitamente!

TEMU na INTA: mudança de rota ou jogo de marketing?
Por Marketing Brunner Digital 6 de agosto de 2025
A gigante do e-commerce TEMU entrou para a INTA - International Trademark Association, maior associação internacional de marcas.
Valor destaca importância do monitoramento de marca
Por Marketing Brunner Digital 31 de julho de 2025
O Valor Econômico publicou um artigo importante sobre duas práticas cada vez mais comuns (e prejudiciais) no ambiente digital: a concorrência parasitária e o brand bidding.
A veiculação de anúncios no Facebook: Um novo marco para a proteção de marcas
Por Marketing Brunner Digital 30 de julho de 2025
O uso de anúncios patrocinados no Facebook, Instagram e outras redes sociais é parte essencial das estratégias de marketing atuais.
Apple, Instagram, TikTok… Marcas e as Gerações Z e Alpha
Por Marketing Brunner Digital 22 de julho de 2025
Uma pesquisa recente com jovens brasileiros entre 15 e 18 anos revelou as marcas mais relevantes para as novas gerações.
Produtos piratas no Brasil: foco na internet e marketplaces
Por Marketing Brunner Digital 21 de julho de 2025
Uma pesquisa recente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revelou o que muitos já sentem no dia a dia: a pirataria no Brasil é cada vez mais digital.
Sem marca registrada, sem vez nas plataformas
Por Marketing Brunner Digital 18 de julho de 2025
O comércio digital cresceu — e com ele, a fiscalização. Hoje, grande parte dos marketplaces já exige o registro da marca para autorizar ou manter um vendedor ativo.
Publicidade médica e concorrência desleal no digital: atenção redobrada!
Por Marketing Brunner Digital 7 de julho de 2025
Segundo o Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb), as infrações por publicidade médica irregular cresceram 35% no estado só no primeiro trimestre de 2024.
Vender produto inspirado demais pode custar à loja – e o canal
Por Marketing Brunner Digital 3 de julho de 2025
O Mercado Livre suspendeu anúncios de mochilas muito parecidas com as da Kipling.
Quando sua marca é usada para dar visibilidade ao seu concorrente… mas você que paga por isso.
Por Marketing Brunner Digital 2 de julho de 2025
A Justiça reconheceu mais uma vez o que enfrentamos todos os dias no digital: usar a marca de outra empresa em anúncios é concorrência desleal.
PLATAFORMAS DIGITAIS – Novas Regras
Por Marketing Brunner Digital 1 de julho de 2025
O STF finalizou no último dia 27 o julgamento que muda a forma como as plataformas digitais respondem por conteúdos publicados por usuários. Antes, elas só podiam ser responsabilizadas depois de uma ordem judicial.